Untitled-1

Saiba quem pode votar e quais os cargos em disputa nas Eleições 2022

Data da Publicação:

15/03/2022

Belo Horizonte, MG – Nas Eleições Gerais de 2022, importantes cargos estarão em disputa. Quando forem às urnas no dia 2 de outubro (primeiro turno), eleitoras e eleitores votarão para presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. O segundo turno acontece dia 30 de outubro apenas para os cargos de presidente e governador, se for necessário. A votação será realizada em todas as cidades do país, e as brasileiras e os brasileiros que vivem no exterior também têm obrigação de votar, mas, neste caso, só para presidente.
Falando em deveres, de acordo com a Constituição Federal, o voto no país é obrigatório para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. Por outro lado, o voto é facultativo para os jovens com 16 e 17 anos, para as pessoas com mais de 70 anos e para os analfabetos.
Mais do que votar para eleger candidatas e candidatos, cada eleição é uma oportunidade única de exercer a cidadania e de ajudar a fortalecer a democracia brasileira, afinal, é por meio dela que o poder do povo se manifesta. “A democracia efetiva é o que possibilita uma sociedade aberta, plural, sem dominação nem opressão”, defende o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin.

Quem pode votar?
As eleitoras e os eleitores que estiverem com a situação regular na Justiça Eleitoral poderão votar em outubro. Quem não tirar o título de eleitor ou não regularizar a condição até 4 de maio, véspera do fechamento do cadastro eleitoral, não poderá participar das eleições deste ano. Mas atenção: quem ainda não fez o cadastramento biométrico, mas está com o título eleitoral regular, poderá votar normalmente nas Eleições 2022. É que a coleta da biometria está suspensa em todo o Brasil desde março de 2020, em virtude da pandemia de covid-19.
Os jovens que completarem 16 anos até a data da eleição (2 de outubro) também poderão votar. Para isso, basta se alistar pelo sistema Título Net, também até 4 de maio. As Eleições de 2018 contaram com um total de 1.400.617 jovens eleitores (de 16 e 17 anos), que vêm aprendendo, desde cedo, o valor da democracia. Confira o passo a passo para solicitar a emissão do título de forma online.
Por não estarem com os direitos políticos suspensos, de acordo com o inciso III do artigo 15 da Constituição Federal, também podem votar os presos provisórios e os jovens que cumprem medidas socioeducativas. Os presos provisórios são aqueles que estão sob a custódia da Justiça, mas ainda não tiveram condenação definitiva.
Para o cientista político e analista de Enfrentamento à Desinformação do TSE Diogo Cruvinel, os jovens constituem importante parcela da sociedade e têm reivindicações políticas sobre temas bastante específicos, tais como os relativos à educação e ao mercado de trabalho.
“Uma das principais maneiras de os jovens influenciarem na elaboração e na implementação de políticas públicas relacionadas às suas demandas imediatas é elegendo representantes de partidos políticos que defendam essas pautas no Legislativo e Executivo, e a única forma de fazer isso é por meio do voto”, afirma.
O cientista político reforça que, por isso, é importante que o jovem tire o título de eleitor, pesquise a atuação dos partidos políticos – e não apenas dos candidatos – em relação aos temas de seu interesse e vote com consciência no dia da eleição. “Quanto mais os jovens se engajarem e se interessarem por política, melhores serão os resultados para toda a sociedade”, ressalta.

Leia Também

foto-pocos-de-caldas-conquista-premio-estadual-com-projeto-pioneiro-de-concessao-turistica-06-05-25

Poços de Caldas conquista prêmio estadual com projeto pioneiro de concessão turística

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas foi consagrada como campeã na categoria Turismo do 13º Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal, durante o 40º Congresso Mineiro dos Municípios, realizado em Belo Horizonte nesta terça-feira (6). O…
foto-parlamento-jovem-06-05-27

Equipe da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento participa do Parlamento Jovem

Poços de Caldas, MG- Nesta segunda-feira (5), a equipe da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento (DPCT) da Secretaria Municipal de Planejamento participou da Oficina do Parlamento Jovem 2025, realizado no Plenário da Câmara Municipal, através da Escola do Legislativo.…
foto-cpi-reuniao-06-05-25

CPI dos Serviços Funerários tem segunda reunião com Requerimentos ao Poder Executivo

Poços de Caldas, MG - Na tarde da última segunda-feira, 05, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura possíveis irregularidades nos serviços funerários de Poços de Caldas realizou uma reunião ordinária na sede da Câmara Municipal. Durante o encontro,…
Foto: Divulgação

Gestores de Poços visitam Joinville para conhecer experiências de destaque na administração pública

Poços de Caldas, MG - Representantes da Prefeitura de Poços de Caldas estiveram em Joinville (SC), uma das cidades que mais têm se destacado no Brasil pelos avanços na administração pública nos últimos anos. Estiveram na visita o prefeito Paulo…
Foto: Divulgação

Vereador Álvaro Cagnani cobra revitalização da Trincheira Tancredo Neves e recebe respostas

Poços de Caldas, MG – O vereador Álvaro Cagnani recebeu as respostas do Executivo Municipal sobre uma série de questionamentos relacionados à situação da Trincheira Tancredo de Almeida Neves, localizada na Rua Corrêa Neto, entre as ruas Prefeito Chagas e…
Foto: Divulgação

Vereador Paulista propõe exposição para homenagear líderes comunitários

Poços de Caldas, MG - Em reconhecimento ao trabalho voluntário e à importância dos líderes comunitários e presidentes de bairro na representação das demandas da população, o vereador Wellington Alber Guimarães (Paulista) propôs a realização de uma exposição fotográfica na…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!