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Vereador Paulista faz pedido de informações sobre agressões na porta de escolas

Data da Publicação:

16/03/2022

Poços de Caldas, MG – O vereador Wellington Guimarães, o Paulista, teve aprovado na sessão de ontem um pedido de informações sobre brigas e agressões na porta das escolas do município. O parlamentar conta que está preocupado com a situação, já que vem recebendo muitas reclamações. “É uma situação que infelizmente nos preocupa muito, já que envolve crianças, jovens e isso causa muito medo nas famílias. A preocupação é enorme e muitas vezes acham que os filhos estão nas escolas, mas acabam sabendo que os mesmos se envolveram em brigas. Precisamos conter este tipo de ocorrência”, disse Paulista, que destaca que a preocupação é solicitar à administração pública sobre de que forma esta situação é conduzida e se existe algum amparo ou parceria com a Polícia Militar para resolver o problema. “As famílias precisam ter mais tranquilidade e evitar que os jovens se envolvam com brigas e confusões”, acrescentou Paulista.

O documento
No documento de informações, o vereador diz que o problema da insegurança da sociedade não é somente com relação às drogas, assaltos, depredações, sequestros, estupros, incêndios provocados, atropelamentos entre outros. A violência entrou nas escolas. Boa parte dos alunos e professores se sente insegura, sofre ameaças, agressões e, em alguns casos, chega a faltar aulas por medo. Esse é o diagnóstico feito por uma pesquisa conduzida pela Unesco no Brasil sobre a ·falta de segurança no ambiente escolar. A pesquisa da Unesco ouviu 30 mil jovens e 2,5 mil professores de escolas públicas e particulares, em 14 Estados, e é um painel amplo sobre como a violência é “sentida” nas instituições de ensino. Pouco mais de 60% dos estudantes entrevistados disseram considerar o ambiente escolar inseguro e quase um terço deles afirmaram que foram vítimas ou conhecem alguém que sofreu alguma ameaça dentro da escola.
Paulista lembra também que a Patrulha Escolar foi criada e tem por finalidade estabelecer orientações e determinações visando padronizar procedimentos atinentes ao patrulhamento escolar. A principal função é a prevenção, ficando em segundo plano a repressão a crimes e atos infracionais. A Patrulha Escolar tem o dever de atender as solicitações dos diretores de entidades de ensino, exercendo o patrulhamento no âmbito das respectivas escolas, encetando as diligências necessárias no sentido de coibir a prática de atos ilícitos.
O fato de que o desenvolvimento da Patrulha Escolar é uma grande contribuição para o principal objetivo da Polícia Militar, qual seja, a redução da criminalidade. De forma específica e com militares treinados, o objetivo é combater furtos, roubos, agressões, venda de entorpecentes ou qualquer outro tipo de ameaça ou crime ao redor das unidades escolares. A ideia é focar na prevenção da violência para garantir a segurança e a tranquilidade na comunidade escolar.
Patrulha Escolar é a designação para uma dupla de policiais militares utilizando uma viatura policial. As Patrulhas Escolares têm por missão atender às demandas geradas especificamente nas escolas e/ou nos respectivos perímetros escolares. Estas patrulhas prestam atendimentos emergenciais nas situações em que são acionadas pelos diretores e coordenadores das escolas para intervir em ocorrências envolvendo alunos – normalmente adolescentes – professores e outros integrantes da comunidade escolar: servidores, pais ou responsáveis por alunos, além de pessoas estranhas que adentram ao interior ou permanecem com comportamentos suspeitos nos arredores dos muros das escolas.
O alvo principal do policiamento é a comunidade escolar, a qual compreende o conjunto das pessoas envolvidas diretamente com o meio escolar. Essa comunidade é constituída pelos diretores, coordenadores, professores, demais funcionários das escolas, pais, alunos e também aqueles prestadores de serviço de transporte escolar que cotidianamente estabelecem comunicações e relações com a escola.
Em suma, além de fazer a ronda, os policiais militares são especialmente capacitados para que conheçam a realidade da comunidade escolar e busquem medidas que minimizem a ação de criminosos nas escolas e proximidades.
Diante do exposto, é possível questionar: é do conhecimento da Secretaria as ocorrências de brigas e agressões na porta das escolas? Existe algum estudo ou mapeamento de quais as escolas têm mais acontecido esse tipo de ocorrência de brigas e agressões? Com base na pergunta anterior, existe algum plano de ação a ser realizado para inibir essas brigas e agressões na porta das escolas? Existe alguma parceria entre a polícia militar com a guarda municipal no patrulhamento escolar do município?”

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