editorial_27_04_22

Pressão

Data da Publicação:

27/04/2022

Não são muitos, hoje em dia, que já viveram uma pressão inflacionária. Quem tem experiências de inflação descontrolada lembra bem como é difícil tomar decisões numa época de mudanças de preços, que já chegou a ser de horas em mercados. 

Qual a melhor atitude a ser tomada pelo consumidor para evitar uma perda tão grande no orçamento? Na verdade, não existem regras para isso e enfrentar aumentos de preços vai exigir atitudes mais individuais de consumo. Ou seja, comprar aquelas mercadorias em promoção ou evitar adquirir produtos que estão em alta no mercado. Se isso for seguido por vários consumidores, como já está acontecendo com alguns produtos, os estoques vão crescendo e os preços certamente terão queda. Nenhuma empresa vai deixar o produto estragar ou vencer no depósito. Mas, como não existe uma coordenação coletiva para este problema a coisa fica no âmbito individual e cada bolso deve se virar para chegar ao final do mês. 

O que as pessoas precisam entender é que o mercado não é filantrópico, o lucro é perseguido e, como diz um velho ditado mineiro, é do couro que saem as correias. 

Leia Também

foto-editorial-jovens-trabalho-29-04-2025

Jovem no trabalho

Os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apontam uma transformação significativa no cenário do desemprego juvenil no Brasil. Nos últimos três meses de 2024, a taxa de desocupação entre jovens de 14 a 24 anos caiu para…
foto-violencia-escolas-editorial-28-04-25

Violência nas escolas

Os dados são alarmantes e exigem atenção imediata: a violência no ambiente escolar no Brasil mais do que triplicou em apenas uma década. De acordo com levantamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), os…
foto-educacao-26-04-25

Desigualdade no aprendizado

A análise do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) revela de forma contundente a profunda desigualdade educacional existente no Brasil. De acordo com o levantamento, realizado pela primeira vez no país em 2021 e divulgado em 2023, os estudantes…
foto-acelerado-editorial-24-04-2025

Ritmo acelerado

O primeiro trimestre de 2025 trouxe um sinal claro da vitalidade econômica e do espírito empreendedor em Minas Gerais: foram abertas 32.041 novas empresas, o equivalente a 356 por dia. O dado, divulgado pela Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg),…
foto-editorial-geracao-24-04-2025

Geração Z

A Geração Z, muitas vezes retratada por estereótipos ligados ao imediatismo e à hiperconexão, dá sinais claros de que merece ser compreendida por outros ângulos — especialmente quando o assunto é responsabilidade financeira e profissional. É o que aponta uma…
foto-Ilustração-editorial

Redescobrindo o Brasil

O turismo doméstico segue em expansão e, ao que tudo indica, 2025 será mais um ano marcado pela valorização das experiências nacionais. De acordo com levantamento global da Booking.com, 58% dos viajantes brasileiros afirmam preferir viajar dentro do próprio país…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!