elei_2

Candidatos

Data da Publicação:

01/06/2022

A quantidade de candidatos a deputado sempre leva a debates acalorados. E o motivo é simples, muito candidato para pouco voto e a consequência é a dificuldade de eleger alguém do nosso interesse.
Não vale aqui discutir sobre a importância de um nome representando a cidade e região no Parlamento. Nos dias atuais a defesa de projetos que entram em pauta no Congresso é fundamental.
Mas por que já tivemos representantes na Câmara e atualmente não temos mais nomes locais? A resposta é simples, houve um aumento de partidos políticos e recursos públicos para as campanhas.
Quando o candidato começava antes a campanha eleitoral sem um tostão no bolso e saía à cata de recurso no mercado a situação era bem diferente. Iniciar uma campanha sempre foi muito complicado quando os recursos apareciam só depois da largada. Isso quando apareciam. Hoje os partidos têm condições de dar o pontapé inicial graças ao recurso destinado às campanhas. Pode não ser suficiente, mas é um começo muito melhor. Recursos de campanha nunca foram suficientes, sempre ficava um resto a pagar que geralmente o eleito dava um “jeito” de quitar a dívida. Do lado dos perdedores a coisa era mais difícil e era comum o calote.
Estamos às vésperas de uma nova eleição e os problemas continuam os mesmos. E não vemos solução para este impasse, pois se houver um recurso, mesmo que pequeno, haverá sempre alguém disposto a gastá-lo.

Leia Também

foto-editorial-jovens-trabalho-29-04-2025

Jovem no trabalho

Os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apontam uma transformação significativa no cenário do desemprego juvenil no Brasil. Nos últimos três meses de 2024, a taxa de desocupação entre jovens de 14 a 24 anos caiu para…
foto-violencia-escolas-editorial-28-04-25

Violência nas escolas

Os dados são alarmantes e exigem atenção imediata: a violência no ambiente escolar no Brasil mais do que triplicou em apenas uma década. De acordo com levantamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), os…
foto-educacao-26-04-25

Desigualdade no aprendizado

A análise do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) revela de forma contundente a profunda desigualdade educacional existente no Brasil. De acordo com o levantamento, realizado pela primeira vez no país em 2021 e divulgado em 2023, os estudantes…
foto-acelerado-editorial-24-04-2025

Ritmo acelerado

O primeiro trimestre de 2025 trouxe um sinal claro da vitalidade econômica e do espírito empreendedor em Minas Gerais: foram abertas 32.041 novas empresas, o equivalente a 356 por dia. O dado, divulgado pela Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg),…
foto-editorial-geracao-24-04-2025

Geração Z

A Geração Z, muitas vezes retratada por estereótipos ligados ao imediatismo e à hiperconexão, dá sinais claros de que merece ser compreendida por outros ângulos — especialmente quando o assunto é responsabilidade financeira e profissional. É o que aponta uma…
foto-Ilustração-editorial

Redescobrindo o Brasil

O turismo doméstico segue em expansão e, ao que tudo indica, 2025 será mais um ano marcado pela valorização das experiências nacionais. De acordo com levantamento global da Booking.com, 58% dos viajantes brasileiros afirmam preferir viajar dentro do próprio país…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!