Educação, ICMS e perdas

Data da Publicação:

13/07/2022

Não é fácil para um leigo no assunto escrever sobre o tema colocado acima. Mas vamos dar nossa opinião. A redução do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços para combustíveis, energia e telecomunicações, pelo cálculo dos economistas, vai retirar até 750 milhões do Fundeb – Fundo para o Desenvolvimento da Educação Básica – dos municípios de Minas Gerais.
Em nosso Estado, 20% do que é arrecadado com o ICMS é repassado para o Fundeb. Com a redução do imposto de 31% para 18% no decreto assinado pelo governador, seguindo determinação do governo federal, os municípios terão seus investimentos em educação inviabilizados. E o impacto disso refletirá, principalmente, nas cidades de menor porte cuja arrecadação é bem menor em relação às cidades de médio e grande portes.
As consequências vão trazer um grande problema para a qualidade da educação nas escolas num momento em que mais precisamos de revigorar a atenção aos professores e alunos por tudo o que a pandemia trouxe de ruim para a sociedade em geral. Aos professores por causa da defasagem em seus vencimentos, aos alunos pelo não cumprimento dos ciclos normais de alfabetização e aprendizagem que – ora – estão defasados e sem muita chance de recuperação.
Haverá um grande prejuízo, também, nas cidades de maior população, pois há perdas provocadas pela redução na receita estimada.
Sem dúvida, caberia ao governo federal, depois dessa tomada de atitude, suprir os cofres dos Estados e municípios pelas grandes perdas na arrecadação que, por certo, trarão prejuízo para o atendimento à educação, saúde e demais serviços prestados pelos Estados e Municípios.
Ações imediatistas atropelam o presente e inviabilizam o futuro.

 

Hugo Pontes
professor, poeta e jornalista

 

Leia Também

MEMÓRIA – A seleção de 1958 em Poços de Caldas

Hugo PONTES Pesquisa e texto           Esse texto é uma homenagem a todos aqueles que participaram  da grandiosa primeira Copa do Mundo conquistada pelo Brasil, e a consequente revelação de jogadores que ainda hoje estão na…

O preço da conformidade e as lições de Procusto

Gustavo Roberto Januario Procurador Federal 1. Considerações acerca da conformidade Conformidade é um termo que se refere ao ato de ajustar comportamentos, crenças e atitudes para corresponder às normas e expectativas de um grupo social ou da própria sociedade. Em…

Golpe do Amor

Veruska Matavelli Prata Maziero Psicóloga- CRP 04/79749 Instagram: @psiveruskamaziero   O “golpe do amor”, também conhecido como estelionato sentimental, é um esquema no qual golpistas manipulam emocionalmente suas vítimas para obter vantagens financeiras ou outros benefícios. Mulheres que caem nesse…

Santos Dumont em Poços de Caldas

Do livro “Visitantes Ilustres – Poços de Caldas 1886-1986”, de Hugo Pontes*, publicado em 2018   Tudo o que se escrever sobre Alberto Santos Dumont será pouco pelo muito com que ele contribuiu para a humanidade. Dumont nasceu a 30…
foto-veruska-07-04-25

Burnout: quando o corpo pede socorro

Burnout não é apenas cansaço. É um esgotamento profundo que se constrói ao longo do tempo e precisa ser levado a sério. O cansaço extremo tem uma história, e ignorar seus sinais pode ter consequências graves para a saúde mental…

Minas Gerais e sua riqueza mineiral

Hugo PONTES* Minas Gerais compreende as terras, no Brasil, onde – apesar de toda a exploração e buracos já feitos – a riqueza mineral é abundante pois temos aqui todo tipo de minério do ouro ao ferro passando pelas águas…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!