biblio_7

Biblioteca realiza exposição de livros para celebrar o bicentenário da Independência

Data da Publicação:

06/09/2022

Poços de Caldas, MG – Nesta quarta-feira, 7 de setembro, o Brasil celebra o bicentenário da Independência. A partir da iniciativa “200 anos, 200 livros”, do jornal Folha de S.Paulo, do Projeto República (núcleo de pesquisa, documentação e memória da Universidade Federal de Minas Gerais), e da Associação Portugal Brasil 200 Anos, a Biblioteca Centenário, no Espaço Cultural da Urca, organizou uma exposição com a mesma temática, apresentando ao público os títulos que integram a lista de 200 livros para entender o país, disponíveis no acervo. 

Em andamento desde 2019, a iniciativa foi pensada pelo diretor da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira e fundador da Associação Portugal Brasil 200 anos, o português José Manuel Diogo. Os 200 livros foram escolhidos por um grupo de 169 intelectuais, formado por renomados escritores, historiadores, sociólogos, antropólogos, juristas e professores que fizeram as indicações das obras. Segundo o autor da ideia, o projeto é “um retrato em lombadas, que explica um Brasil diverso, global, moderno, que tem uma consciência exata do seu passado, do lugar que hoje tem no mundo, dos seus desafios futuros e dos caminhos para os trilhar”. 

A bibliotecária Magaly Franco destaca que, a partir da iniciativa, foram selecionadas as obras constantes na lista de 200 livros, já disponíveis no acervo da Biblioteca Centenário, que, agora, fazem parte da exposição. A mostra fica em cartaz por um mês e, na sequência, todos os livros estarão disponíveis para empréstimo.

 

Obras

As obras vão desde romances como “Esaú e Jacó”, de Machado de Assis, ambientado entre o fim do Império e o início da República, que conta a história da constante disputa entre os gêmeos Pedro, monarquista, e Paulo, republicano, até livros de não-ficção, como “A elite do atraso”, do sociólogo Jessé Souza, que coloca a escravidão no centro da análise que faz sobre as engrenagens do poder e a elite financeira do país. 

“Quarto de despejo” (1960), de Carolina Maria de Jesus, é a obra que recebeu mais indicações na lista, seguida por “Grande Sertão: Veredas (1956)”, de Guimarães Rosa, e “A queda do céu” (2015), de Davi Kopenawa e Bruce Albert, ambos em 2º lugar. Na 4a colocação está “Raízes do Brasil” (1936), de Sérgio Buarque de Holanda, e em 5º “Casa Grande & Senzala” (1933), de Gilberto Freyre, e “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (1881), de Machado de Assis. 

“Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga, publicado em 1792, é o livro mais antigo constante da listagem, feita a partir do número de indicações do grupo selecionado e convidado a participar da iniciativa. O objetivo é mostrar a diversidade e a força literária brasileira. 

As 10 obras mais indicadas

1 – Quarto de Despejo – Carolina Maria de Jesus
2 – Grande Sertão: Veredas – Guimarães Rosa
3 – A Queda do Céu – Davi Kopenawa, Bruce Albert
4 – Raízes do Brasil – Sérgio Buarque de Hollanda
5 – Casa-Grande & Senzala – Gilberto Freyre
5- Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis
7- Um Defeito de Cor – Ana Maria Gonçálves
7 – Macunaíma – Mario de Andrade
7 – Vidas Secas – Graciliano Ramos
10 – Brasil: Uma Biografia – Lilia Schwarcz, Heloísa Starling.

Leia Também

Foto: Flipocos/Divulgação

Valter Hugo Mãe em Poços de Caldas: “Aproximação do livro é empoderamento”

Poços de Caldas, MG - Um dos maiores nomes da literatura portuguesa da atualidade, o escritor nascido Valter Hugo Lemos em Angola e criado em Portugal, adotou o sobrenome Mãe por um motivo especial: essa é a figura com maior…
Foto: Flipoços/Divulgação

Eduardo Bueno, o Peninha, participa do Flipoços 2025 com irreverência e paixão pela história

Poços de Caldas, MG - O escritor, jornalista, editor e tradutor Eduardo Bueno — conhecido do grande público como Peninha — foi uma das atrações mais esperadas da programação do Flipoços 2025, em Poços de Caldas (MG). Antes de sua…
Foto: Flipoços/Divulgação

2ª Sessão – Mesa Literatura e Poesia – “Mapa da Poesia – Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Aconteceu nesta quarta-feira, dia 30, a 2ª Sessão – Mesa Literatura e Poesia – “Mapa da Poesia – Poços de Caldas” – Trata-se de uma coleção de livros para crianças e jovens, criada pelo escritor…
Foto: Divulgação

Primeira edição do Samba de São Jorge é sucesso no Cascatinha

Poços de Caldas, MG - No último domingo (27), a arena do Ginásio Moleque César, no Cascatinha, foi palco da 1ª edição do Samba de São Jorge, uma realização do Grupo Afoxé Herança Africana, que contou com o apoio da…
Foto: Divulgação

Dia de Santa Cruz abre a programação cultural da Festa de São Benedito

Poços de Caldas, MG - Primeira grande manifestação da programação cultural da Festa de São Benedito, o Dia de Santa Cruz é celebrado a 3 de maio. A cerimônia de abertura da Capela de Santa Cruz, nas imediações do Complexo…
Foto: Divulgação

Exposição “Percepção além do olhar” no Museu abre portas para os alunos da rede pública

Poços de Caldas, MG - O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas recebeu, entre os dias 22 e 25 de abril, os alunos de escolas municipais para visitação à exposição “Percepção além do olhar”, da artista plástica Adriana…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!