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Procon orienta sobre compras para o Dia das Crianças

Data da Publicação:

11/10/2022

Poços de Caldas, MG – O Dia das Crianças, comemorado nesta quarta-feira (12), é a última data importante para o comércio antes do Natal e os lojistas locais aguardam o aumento das vendas. No entanto, aos pais ou responsáveis cabem alguns cuidados para evitar aborrecimentos.
Preocupado com esta questão, o Procon enfatiza os principais cuidados e orientações que poderão ajudar na compra dos presentes para as crianças.
A primeira orientação é para que antes de comprar um brinquedo, pesquisar preço, forma de pagamento e taxas de juros cuidadosamente. Existe muita variação de um estabelecimento para outro.
O consumidor não deve se deixar enganar com as ilustrações estampadas na embalagem. Deve ler todas as informações sobre o brinquedo, inclusive o manual de instruções, que deve vir em português para facilitar a compreensão.
Também é importante observar na embalagem do produto os seguintes itens: idade da criança a que se destina, identificação do fabricante (nome, CNPJ, endereço), instruções de montagem, de uso e eventuais riscos que podem apresentar à criança, quando for o caso, número de peças, selo de segurança do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), indicando se o produto foi fabricado de acordo com as normas técnicas vigentes, juntamente com o selo de um órgão credenciado para testar sua qualidade.
A coordenadora do Procon Fernanda Soares lembra que ao efetuar a compra os pais devem exigir sempre a nota, cupom fiscal ou tíquete de caixa. Segundo ela, estes documentos serão necessários caso precise fazer valer seus direitos de consumidor.
Deve também ser observada a política de troca do estabelecimento, pois, alguns só efetuam a troca no prazo máximo de sete dias. Neste caso, o Procon orienta para que o consumidor solicite e faça constar esse direito na nota fiscal.
Se o produto apresentar problema, o fornecedor tem 30 dias a partir do dia da reclamação para resolver e se não o fizer nesse tempo o consumidor tem direito a restituição do valor pago corrigido monetariamente, abatimento proporcional no preço ou substituição do produto por outro da mesma espécie e em perfeitas condições de uso.
A coordenadora do Procon enfatiza ainda para que o consumidor fique atento já que tudo que for anunciado tem que ser cumprido pelo estabelecimento. Por último, informa que as compras realizadas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, catálogo ou internet) dão ao consumidor o direito de arrependimento no prazo de sete dias, contados da data da compra ou do recebimento do produto

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