Untitled-101

Belo Horizonte celebra os 150 anos de Poços com a exposição “Retratos de Limercy Forlin”

Data da Publicação:

03/11/2022

Poços de Caldas, MG – Até fevereiro de 2023, um pouco da história de Poços de Caldas pode ser visitada na capital Belo Horizonte, em celebração aos 150 anos da cidade. São rostos de poços-caldenses anônimos ou conhecidos captados pelas lentes do icônico fotógrafo Limercy Forlin. Na última semana, a Câmera Sete – Casa da Fotografia de Minas Gerais abriu a exposição “Retratos de Limercy Forlin”, apresentada pelo Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Fundação Clóvis Salgado e Instituto Moreira Salles. A realização da exposição em Belo Horizonte também conta com o apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo.
Em 6 de novembro, Poços de Caldas vai celebrar seus 150 anos de emancipação política e a Fundação Clóvis Salgado se torna também anfitriã desse momento tão importante na história do povo poços-caldense. A abertura da exposição, realizada na última quinta-feira (27), integra o calendário especial de celebrações do sesquicentenário do município.
Uma comitiva de Poços de Caldas – formada por artistas e produtores culturais, representantes do Conselho Municipal de Política Cultural, do Instituto Moreira Salles e das secretarias municipais de Cultura e Turismo, incluindo os secretários Gustavo Dutra e Ricardo Fonseca, respectivamente – prestigiou a solenidade de abertura da mostra, que fica em cartaz até 4 de fevereiro, com entrada gratuita. Entre os convidados, a artista plástica Dalmoni Lydijusse, um dos vários rostos retratados na exposição, também esteve no lançamento, além da presidente do CMPC Rafaela Jacon Dutra.
O secretário municipal de Cultura Gustavo Dutra representou o prefeito Sérgio Azevedo no evento. “É uma grande honra estar na capital Belo Horizonte, celebrando os 150 anos de Poços de Caldas a partir dessa exposição que mostra o que a cidade tem de melhor: seu povo. São rostos que se unem para formar um grande retrato daquilo que essencialmente somos: uma cidade plural e diversa”, destacou o secretário.
Com curadoria de Teodoro Stein Carvalho Dias, a mostra reúne imagens do acervo do fotógrafo, sob a guarda do Instituto Moreira Salles desde 2016. A maior parte dos retratos foi tirada para ilustrar documentos da população, como RG e Carteira de Trabalho. O que era um registro rotineiro se tornou história e simboliza as relações de afeto e memória que vêm sendo construídas em Poços de Caldas ao longo do tempo.

História
O estúdio de Limercy Forlin foi fundado em 1945, ano em que o fotógrafo chegou a Poços de Caldas. Na cidade, consolidou-se no ramo da fotografia, comandando o negócio junto com sua esposa, Zizi Forlin. A exposição reproduz o método que Limercy e Zizi Forlin adotaram para arquivar seus negativos no estúdio, organizados a partir da data de aniversário dos clientes. Para conceber a mostra, a curadoria selecionou de 10 a 15 aniversariantes para cada dia do ano, em um período que vai de 1958 a 1982.
Além do contexto cultural que a exposição aborda, a mostra evidencia as transformações econômicas de Poços de Caldas. Na década de 1940, a região passava por um momento de ruptura. Os cassinos haviam sido proibidos no Brasil e a economia local precisou se reinventar, com fontes de renda para além do turismo.
O presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, destacou que ações como essa são extremamente importantes para o fomento à diversidade cultural do estado, além de aproximar os municípios do interior de Minas da capital Belo Horizonte.

Leia Também

Foto: Flipoços/Divulgação

Eduardo Bueno, o Peninha, participa do Flipoços 2025 com irreverência e paixão pela história

Poços de Caldas, MG - O escritor, jornalista, editor e tradutor Eduardo Bueno — conhecido do grande público como Peninha — foi uma das atrações mais esperadas da programação do Flipoços 2025, em Poços de Caldas (MG). Antes de sua…
Foto: Flipoços/Divulgação

2ª Sessão – Mesa Literatura e Poesia – “Mapa da Poesia – Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Aconteceu nesta quarta-feira, dia 30, a 2ª Sessão – Mesa Literatura e Poesia – “Mapa da Poesia – Poços de Caldas” – Trata-se de uma coleção de livros para crianças e jovens, criada pelo escritor…
Foto: Divulgação

Primeira edição do Samba de São Jorge é sucesso no Cascatinha

Poços de Caldas, MG - No último domingo (27), a arena do Ginásio Moleque César, no Cascatinha, foi palco da 1ª edição do Samba de São Jorge, uma realização do Grupo Afoxé Herança Africana, que contou com o apoio da…
Foto: Divulgação

Dia de Santa Cruz abre a programação cultural da Festa de São Benedito

Poços de Caldas, MG - Primeira grande manifestação da programação cultural da Festa de São Benedito, o Dia de Santa Cruz é celebrado a 3 de maio. A cerimônia de abertura da Capela de Santa Cruz, nas imediações do Complexo…
Foto: Divulgação

Exposição “Percepção além do olhar” no Museu abre portas para os alunos da rede pública

Poços de Caldas, MG - O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas recebeu, entre os dias 22 e 25 de abril, os alunos de escolas municipais para visitação à exposição “Percepção além do olhar”, da artista plástica Adriana…
Foto: Divulgação

Tradição em Poços de Caldas, Festa de São Benedito começa nesta quinta-feira

Poços de Caldas, MG - Já está no fogo a calda de açúcar que ilumina de vermelho os olhos das crianças, encobrindo de muito amor as maçãs. Nos tachos, já tem coco branco e preto e até mesmo de outras…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!