Crescimento

O PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil crescerá 3% em 2022 mesmo se a atividade econômica ficar estagnada no 4º trimestre. A conclusão é do Ministério da Economia.

A economia brasileira cresceu 0,4% no 3º trimestre de 2022. No acumulado do ano, de janeiro a setembro, expandiu 3,2% em relação ao mesmo período de 2021.

O setor de serviços, com alta de 1,1% no 3º trimestre de 2022 ante o mesmo período em 2021, é um dos fatores apontados pelo ministério para o crescimento da economia brasileira.

O PIB é a soma de tudo o que o país produziu em um determinado período. A nota informativa também destaca o crescimento de 0,8% da indústria no trimestre em questão e atenta para a queda de 0,9% na agropecuária.

Isto quer dizer que mesmo com os efeitos da pandemia, a economia brasileira conseguiu se superar e ter crescimento contrariando expectativas mais pessimistas. O mesmo não se pode dizer de países muito mais fortes economicamente.

O novo governo recebe um país com crescimento mesmo em época de pandemia, o desafio é superar estes números e justificar a mudança.