sergio_18

Prefeito oferece 22 novos locais para comerciantes que atualmente estão na “alameda do lanche”

Data da Publicação:

18/12/2022

Poços de Caldas, MG – O Mantiqueira conversou com o prefeito Sérgio Azevedo, neste domingo, sobre a situação dos proprietários de trailers de lanches. Eles foram notificados e terão 30 dias para deixar os trailers localizados na praça Pedro Sanches. Caso a notificação não seja cumprida de forma voluntária, a prefeitura poderá ingressar com uma ação judicial a fim de reaver a posse da área ocupada.

Ao Mantiqueira o prefeito disse que os comerciantes que exploram o local não ficarão desamparados e esta disponibilizando pontos para que eles se instalem e continuem seus comércios. Mas estes pontos também não serão permanentes e depois de um ano no novo local os comerciantes precisarão estar com suas situações legalizadas e buscar novas alternativas para seguirem com suas vendas. “Temos que olhar esta situação por duas óticas. Uma vem do questionamento o porque tirar este pessoal de lá depois de 20 anos que eles exploram o local. Nestes 20 anos outras pessoas também poderiam estar explorando aquele local público. Ali tem que ser feita uma concessão e nunca ocorreu”, disse Azevedo. O prefeito conta que muita gente cobra uma posição da prefeitura porque também querem a oportunidade de estar no local fazendo seu comércio. “Ali não é deles, o local é público, então é preciso ter um período de concessão, depois renovar e assim por diante”, completou o prefeito. “Para a pessoa dizer que tem direito aquilo tem que ser dela, não é o caso daquele local”, falou o prefeito.

“Não ficarão desamparados”

O prefeito destaca que mesmo o local sendo da prefeitura e a situação atual é de irregularidade, a administração está vendo o lado destes comerciantes e propondo situações para que eles não fiquem totalmente desamparados, pelo menos no prazo de um ano. “Estamos procurando ajudar e disponibilizei 22 espaços espalhados em nossa cidade para que eles possam escolher para onde ir por um período de um ano. Se eles acharem que o espaço disponível não é bom, que me proponham outro, tragam sugestões de algum local que possa ser utilizado, que vou avaliar”, conta o prefeito, que destaca que está fazendo de tudo para que o assunto termine da melhor forma possível. “Não abro mão de fazer esta modernização e de cumprir a lei que é fazer as concessões públicas e, que todos tenham o direito de participar”, ressaltou Azevedo. O prefeito disse que vem sendo questionado do porque destes comerciantes não voltarem para o local de origem depois que este local for revitalizado. Ele é enérgico e diz que só vai para o novo espaço quem tiver este direito. “Hoje não é direito destas pessoas voltarem para o local, elas estão ali irregularmente durante muito tempo e já era até para a gente ter tirado eles de lá, porém, pedi um tempo para o Ministério Público para que a gente pudesse fazer um projeto, uma transição tranquila e agora não posso segurar mais, temos que partir para iniciar a obra e para isto cumprir a lei que é fazer a concessão pública para que todos tenham direitos iguais. Esta é a regra que será cumprida”, finalizou o prefeito.

PAULO VITOR DE CAMPOS

pvcampos@gmail.com

Leia Também

Foto: VistaCreate

Poços de Caldas tem 97 vagas de emprego disponíveis

Poços de Caldas, MG - Nesta quarta-feira, 14 de maio, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) do município oferece 97 vagas para quem busca uma colocação no mercado de trabalho em Poços de Caldas. O Painel de Informações do Sine/MG,…
Foto: Divulgação

Safra de café do Brasil deve atingir 55,67 milhões de sacas em 2025

São Paulo, SP – A produção total de café no Brasil em 2025 está estimada em 55,67 milhões de sacas de 60 kg, somando as espécies Coffea arabica (arábica) e Coffea canephora (robusta e conilon). O dado, divulgado no segundo…
Foto: Divulgação

Juros mais altos exigem mais planejamento e cautela com o orçamento financeiro

São Paulo, SP – Em um cenário econômico marcado pelas oscilações da taxa Selic, que foi elevada de 14,25% para 14,75% ao ano em 8 de maio pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, entender como os juros…
Foto: Divulgação

Sebrae Minas oferece bolsas de R$ 5 mil para agentes do programa ALI Produtividade e Ecossistemas, em todo o estado

Belo Horizonte, MG - O Sebrae Minas está com edital aberto para a seleção de bolsistas do Programa ALI Produtividade, destinado a profissionais de nível superior em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Em todo o estado,…
Foto: Divulgação

Audiência Pública vai debater Estudo de Impacto Ambiental do Projeto Colossus em Poços de Caldas no dia 17

Poços de Caldas, MG - A Viridis Mineração Ltda convoca a população para participar de uma Audiência Pública que irá discutir o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do Projeto Colossus, empreendimento que a…
Foto: Divulgação

Alcoa Poços: 60 anos de inovação e responsabilidade socioambiental

Poços de Caldas - MG - Completando 60 anos de atuação, a Alcoa Poços de Caldas reafirma a sua posição como referência em inovação e responsabilidade socioambiental no Brasil. A unidade, marco inaugural da Alcoa no país, tem protagonizado iniciativas…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!