Untitled-1.36jpg

Setor hoteleiro estima ocupação próxima de 100% durante Réveillon

Data da Publicação:

18/12/2022

Rio de Janeiro, RJ – Levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) sinaliza que o setor hoteleiro deve consolidar a recuperação no Réveillon deste ano, atingindo índices de ocupação próximos a 100% em vários destinos do país. 

De acordo com o presidente da ABIH Nacional Manoel Linhares, a expectativa para as festas de Réveillon é excelente. “Tudo indica que teremos uma das melhores altas temporadas dos últimos tempos”, estimou. 

Na Região Nordeste, por exemplo, a Bahia apresenta ocupação de 95%, com Salvador e Porto Seguro já totalizando 100%. Em Pernambuco, Porto de Galinhas também deve chegar a 100%, enquanto a Grande Recife ultrapassa 90%. 

No Ceará, a capital Fortaleza espera taxa superior a 95% neste final de ano. No Maranhão, São Luiz tem 90% de quartos ocupados e Barreirinha, 85%. Na Paraíba, a hotelaria de João Pessoa espera números acima de 80%. Alagoas, por sua vez, registra 74% de ocupação hoteleira, com possibilidade de chegar a 85% em função da venda de pacotes para o mercado regional. No Rio Grande do Norte, a expectativa da hotelaria é alcançar em torno de 72%. 

Na Região Centro-Oeste, devido à posse do novo presidente da República, os hotéis de Brasília já estão com 90% de ocupação para o período do Réveillon. Em alguns estabelecimentos, 100% dos quartos já estão reservados, indica a pesquisa da ABIH Nacional. Também no Mato Grosso, o setor hoteleiro espera ficar entre 50% e 60% de ocupação. Já no Tocantins, o índice deve ser de 45%. 

No Norte brasileiro, a expectativa é de 90% em alguns destinos do Pará e, na capital, Belém, 25%. No Acre, Rio Branco deve atingir 65% de ocupação. 

Sudeste e Sul 

Na Região Sudeste, o litoral de São Paulo é destaque, com expectativa de atingir 100%, enquanto o interior deve ficar com 95% e, a capital, em torno de 90%. No Rio de Janeiro, destino tradicional nessa época do ano, a ocupação é de 82% até agora, com expectativa, entretanto, de chegar a 100%. 

Em Minas Gerais, as cidades históricas lideram, com perspectiva de atingir 85%, enquanto Belo Horizonte apresenta índice próximo a 68%. No Espírito Santo, as festas de fim de ano devem levar a uma ocupação de 90% nos hotéis. 

No Sul do país, a ocupação hoteleira na região da grande Florianópolis, em Santa Catarina, deve chegar a 100%, com 90% na Costa Verde e Mar e nos Caminhos dos Canyons. No Paraná, por outro lado, a expectativa é ficar em torno de 80%. No Rio Grande do Sul, a capital Porto Alegre deve atrair um número de visitantes maior que nos últimos anos, devido a diversas ações empreendidas pelo poder público, o que poderá levar a uma ocupação superior a 50%. Os dois polos da Serra Gaúcha, Gramado e Bento Gonçalves receberão cerca de 1,1 milhão de visitantes, levando a ocupação a índices próximos de 100%, indica a sondagem da ABIH Nacional. 

Hotelaria carioca 

Casa cheia é também o que a hotelaria carioca espera para o Réveillon deste ano. De acordo com pesquisa do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO), a média da ocupação hoteleira na capital fluminense registra, até o momento, 80,75% para o período de 30 de dezembro de 2022 a 1º de janeiro de 2023. 

Os bairros mais procurados são Ipanema e Leblon, com 89,02% das reservas confirmadas, seguidos de Leme e Copacabana (88,99%), Barra da Tijuca e São Conrado (82,04%), Flamengo e Botafogo (72,55%) e Centro (61,35%). A expectativa dos hoteleiros é superar o resultado do Réveillon passado, quando a taxa de ocupação foi de 92,10%. “As projeções de recuperação do setor são muito positivas para esta temporada e sinalizam que os números ficarão próximos ou deverão superar os do Réveillon 2020/2021. Esperamos chegar a 98% de quartos ocupados”, afirmou o presidente do HotéisRio Alfredo Lopes. 

Leia Também

Foto: VistaCreate

Poços de Caldas tem 97 vagas de emprego disponíveis

Poços de Caldas, MG - Nesta quarta-feira, 14 de maio, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) do município oferece 97 vagas para quem busca uma colocação no mercado de trabalho em Poços de Caldas. O Painel de Informações do Sine/MG,…
Foto: Divulgação

Safra de café do Brasil deve atingir 55,67 milhões de sacas em 2025

São Paulo, SP – A produção total de café no Brasil em 2025 está estimada em 55,67 milhões de sacas de 60 kg, somando as espécies Coffea arabica (arábica) e Coffea canephora (robusta e conilon). O dado, divulgado no segundo…
Foto: Divulgação

Juros mais altos exigem mais planejamento e cautela com o orçamento financeiro

São Paulo, SP – Em um cenário econômico marcado pelas oscilações da taxa Selic, que foi elevada de 14,25% para 14,75% ao ano em 8 de maio pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, entender como os juros…
Foto: Divulgação

Sebrae Minas oferece bolsas de R$ 5 mil para agentes do programa ALI Produtividade e Ecossistemas, em todo o estado

Belo Horizonte, MG - O Sebrae Minas está com edital aberto para a seleção de bolsistas do Programa ALI Produtividade, destinado a profissionais de nível superior em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Em todo o estado,…
Foto: Divulgação

Audiência Pública vai debater Estudo de Impacto Ambiental do Projeto Colossus em Poços de Caldas no dia 17

Poços de Caldas, MG - A Viridis Mineração Ltda convoca a população para participar de uma Audiência Pública que irá discutir o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do Projeto Colossus, empreendimento que a…
Foto: Divulgação

Alcoa Poços: 60 anos de inovação e responsabilidade socioambiental

Poços de Caldas - MG - Completando 60 anos de atuação, a Alcoa Poços de Caldas reafirma a sua posição como referência em inovação e responsabilidade socioambiental no Brasil. A unidade, marco inaugural da Alcoa no país, tem protagonizado iniciativas…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!