com_editorial_6

Receita

Data da Publicação:

06/01/2023

O consumidor brasileiro já está acostumado a ver abusos quanto a relação de preços de produtos em geral. O combustível é um produto que está muito atrelado a sensibilidade política. Por afetar a todos numa escala de grande proporção na economia, o preço do combustível é sempre visto como estratégia política. E foi assim no ano passado quando o governo tentou de todas as maneiras baixar o preço nas bombas. Depois de muitas negociações o preço caiu, mas tinha prazo para acabar a desoneração. Com a mudança de governo as especulações e os aumentos por contra própria tomaram força. Uma medida provisória prorrogou por mais 60 dias o acordo. Mas com as notícias de que o aumento de preços vem sendo praticado por alguns postos, os Procons estaduais estão orientando o consumidor a ficar atento, comparar os valores e não abastecer em locais que fizerem os reajustes. Esta receita não mudou.
O boicote seria uma alternativa viável, mas tem dono de postos que não acredita nesta união do consumidor e virar o preço da bomba é uma atividade que gera lucros.
O consumidor precisa entender que não existe regra para controle de preços em tempos de normalidade e que a livre concorrência continua a ser o maior benefício que o cidadão possui contra a prática de aumentos.
O mais interessante é que quem tem força é o consumidor para virar este jogo de gato e rato. Mas isso exige uma ação coletiva. Vamos aguardar as novas medidas e novas tacadas e esperar um produto com preço justo na bomba. O bolso agradece.

Leia Também

foto-trabalho-editorial-30-04-25

Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalhador, celebrado hoje, 1º de maio, é tradicionalmente uma data marcada por lutas, conquistas e reflexões sobre as condições de trabalho. No entanto, em tempos de profundas transformações nas relações laborais, a pergunta que se impõe é:…
foto-editorial-jovens-trabalho-29-04-2025

Jovem no trabalho

Os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apontam uma transformação significativa no cenário do desemprego juvenil no Brasil. Nos últimos três meses de 2024, a taxa de desocupação entre jovens de 14 a 24 anos caiu para…
foto-violencia-escolas-editorial-28-04-25

Violência nas escolas

Os dados são alarmantes e exigem atenção imediata: a violência no ambiente escolar no Brasil mais do que triplicou em apenas uma década. De acordo com levantamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), os…
foto-educacao-26-04-25

Desigualdade no aprendizado

A análise do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) revela de forma contundente a profunda desigualdade educacional existente no Brasil. De acordo com o levantamento, realizado pela primeira vez no país em 2021 e divulgado em 2023, os estudantes…
foto-acelerado-editorial-24-04-2025

Ritmo acelerado

O primeiro trimestre de 2025 trouxe um sinal claro da vitalidade econômica e do espírito empreendedor em Minas Gerais: foram abertas 32.041 novas empresas, o equivalente a 356 por dia. O dado, divulgado pela Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg),…
foto-editorial-geracao-24-04-2025

Geração Z

A Geração Z, muitas vezes retratada por estereótipos ligados ao imediatismo e à hiperconexão, dá sinais claros de que merece ser compreendida por outros ângulos — especialmente quando o assunto é responsabilidade financeira e profissional. É o que aponta uma…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!