Manifestacao-2

Lula decreta intervenção federal na segurança do DF

Data da Publicação:

08/01/2023

Brasília, DF – O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a publicação neste domingo (8) de um decreto que prevê a intervenção na área de segurança pública do Governo do Distrito Federal (GDF). Segundo o decreto, o prazo da intervenção vai até 31 de janeiro de 2023.

“Essa intervenção está limitada à área de segurança pública, com o objetivo de conter o grave comprometimento da ordem pública no DF, marcado pela violência contra prédios públicos”, disse Lula durante viagem que faz a Araraquara (SP).

A intervenção será comandada pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, subordinado diretamente à Presidência da República. “O interventor poderá requisitar recursos financeiros, tecnológicos, estruturais necessários a quaisquer órgãos”, acrescentou Lula. Segundo o decreto, leis que não tiverem relação com segurança pública permanecem sob responsabilidade do governo local.

Antes de assinar o decreto, o presidente condenou os atos antidemocráticos que tomaram conta da Praça dos Três Poderes e disse ter havido falha de segurança. “Achamos que houve falta de segurança. Queria dizer para vocês que todas as pessoas que fizeram isso serão encontradas e punidas. Eles vão perceber que a democracia garante o direito de liberdade, de livre comunicação e expressão, mas vão exigir que as pessoas respeitem as instituições criadas para fortalecer a democracia”, declarou.

O presidente prometeu que todas as pessoas que participaram da depredação serão punidas pela lei e chamou de irresponsáveis os atos antidemocráticos. “É importante lembrar que a esquerda brasileira teve gente torturada, morta, desaparecida. Nunca vocês leram notícias de gente de esquerda invadindo o Congresso, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto”, disse.

“Essa gente tem de ser punida, inclusive vamos descobrir quem são os financiadores desses vândalos que foram a Brasília, e todos eles pagarão com a força da lei pelo gesto de irresponsabilidade, esse gesto antidemocrático e esse gesto de vândalos e de fascistas”, declarou o presidente, que classificou de barbárie a invasão das sedes dos Três Poderes.

A Polícia Militar do Distrito Federal informou que todas ações da PMDF têm, por base, orientações que são determinadas pelas autoridades de segurança do Governo do Distrito Federal, e responsabilizou eventuais falhas de planejamento nas ações de proteção à Praça dos Três Poderes à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. A secretaria tinha à frente o ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, Anderson Torres, que foi exonerado há pouco pelo governador Ibaneis Rocha.

Interventor federal

Pelo Twitter, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que o secretário Ricardo Cappelli já se deslocou para assumir a intervenção na Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. “E seguimos com as operações cabíveis visando ao restabelecimento da ordem pública”, completou o ministro.

De acordo com informações do ministério, Cappelli é jornalista, especialista em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e atua, há 22 anos na administração pública. Ele já atuou como secretário municipal, secretário estadual e secretário nacional em áreas diversas no estado do Maranhão.

Fonte: Agência Brasil

Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Leia Também

Foto: CMPC/Divulgação

45ª OLIMTRA leva servidores da Câmara à competição

Poços de Caldas, MG - A 45ª Olimpíada dos Trabalhadores acontece durante o mês de maio em Poços de Caldas. Este ano, o evento envolve 51 empresas e apresenta uma participação marcante dos servidores, com a Câmara Municipal inscrita em…
Foto: Divulgação

Prefeito participa do INOVA Municípios e destaca importância da transformação digital no serviço público

Poços de Caldas, MG - O prefeito de Poços de Caldas, Paulo Ney, e o diretor do Departamento de Parcerias e Captação de Recursos, Thiago Arantes, participaram do INOVA Municípios, evento promovido pela Prodemge – Companhia de Tecnologia da Informação…
Foto: Divulgação

Codemge lança edital de concessão da Thermas Antônio Carlos

Poços de  Caldas, MG - A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) lançou, nessa quinta-feira (8/5), edital para concessão da Thermas Antônio Carlos. A licitação está marcada para 14/7 de 2025, às 14h, na Sala Minas Gerais (Centro de…
Foto: CMPC/Divulgação

Douglas Dofu questiona falta de medicamento no SUS para pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica

Poços de Caldas, MG - Após relatos de pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) que encontraram dificuldades para obter medicação na Policlínica Central, o vereador Douglas Dofu (União) apresentou um Requerimento questionando o Executivo sobre o tema. Ele quer informações…
Foto: Divulgação

Vereador Álvaro Cagnani defende implantação do projeto Cozinha Comunitária na zona leste

Poços de Caldas, MG - Com o objetivo de ampliar o acesso da população à comida oferecida pelo Restaurante Popular, o vereador Álvaro Cagnani (PSDB) está propondo ao Executivo a implantação do projeto Cozinha Comunitária na zona leste da cidade.…
foto-mobilidade-urbana-obras-e-charretes-prefeito-paulo-ney-fala-sobre-proximos-passos-09-05-25

Mobilidade urbana, obras e charretes: Prefeito Paulo Ney fala sobre próximos passos

Poços de Caldas, MG - O jornal Mantiqueira entrevista o prefeito de Poços de Caldas, Paulo Ney de Castro Júnior, que completou recentemente 100 dias de mandato. Na conversa, ele destaca os principais desafios e conquistas desse início de gestão,…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!