Ana-Daryma

Papelaria Art Pel é destaque em matéria do Diário do Comércio de Belo Horizonte

Data da Publicação:

12/01/2023

A edição desta quinta-feira (12/01), do Jornal Diário do Comércio de Belo Horizonte, trouxe em sua sessão “ Mineiridade” o sucesso da rede Art Pel, comandada pela família Cioffi há mais 30 anos. Com a aposta em novas estratégias nas redes sociais se tornou o maior canal de papelaria do mundo no Youtube e Tik Tok, segundo a reportagem.

Foto: Ana Daryma – Rede Social

Veja a matéria completa publicada pelo jornal:

Art Pel quebra paradigmas durante a pior fase da pandemia

Humanizar o relacionamento com cliente foi “pulo do gato”

Cinquenta anos como referência no setor de papelaria no Sul de Minas é apenas parte da explicação para que a papelaria Art Pel, instalada em Poços de Caldas, esteja hoje na série Mineiridade. Há 30 anos na mesma família – os Cioffis -, a rede fez a sua grande virada estratégica durante a pandemia. Fenômeno nas redes sociais – é, atualmente, o maior canal de papelaria do mundo no Youtube e Tik Tok -, teve as suas duas megalojas físicas transformadas em ponto turístico em uma cidade conhecida historicamente como “a cidade dos namorados” e por suas águas termais com propriedades medicinais.

De acordo com o diretor de operações da Art Pel, Pedro Cioffi, o fechamento do comércio em março de 2020, como parte das medidas de combate à Covid-19, foi um momento de desespero. Criar um delivery e ter presença no Instagram não era o suficiente para manter o ritmo dos negócios e a equipe ocupada. “O Instagram era uma ferramenta que utilizávamos de um jeito convencional, mostrando produtos e ofertas. Foi na pandemia que montamos um site, em três meses já estávamos vendendo. Nesse meio tempo, minha irmã, que cuidava das redes sociais, sentiu a necessidade de começar a aparecer nos posts.

Todo mundo queria saber quem era a dona das unhas e da voz. Aí foi a virada de chave: a humanização da marca Art Pel. Conquistamos uma gama de seguidores, os ‘paperloves’. Foi a segunda virada. As pessoas começaram a comprar porque são fãs da papelaria e fãs da Ana Daryma. Vem gente do Brasil inteiro para conhecer a papelaria e ela. Quando recebi a primeira pessoa que chegou aqui dizendo que veio a Poços de Caldas para conhecer a loja, quase caí de costas. Temos fãs até fora do Brasil”, explica Cioffi. A estratégia deu certo. São 3,5 milhões de page views no site por mês, em média. No ano passado, foi criado o Clube de Assinatura da Art Pel. As famosas caixas, que têm até cheirinho próprio, são disputadas. Pela base do clube já passaram mais de 5 mil consumidores. A parceria com marcas de referência é outro ponto fundamental na estratégia da Art Pel.

Nomes como Tilibra, Faber-Castell e Stabilo usam a Art Pel como plataforma de teste e lançamento de produtos e fazem promoções exclusivas para clientes da papelaria. “No mundo da internet, vale a constância. Muita gente começa e não continua. A gente vira a noite, já deixei de ir a festa pra editar vídeo. Tem conteúdo novo todos os dias. Somos ‘fominhas’ por vendas. Queremos estar perto do cliente. Temos que mostrar a funcionalidade do produto com uma mensagem sutil, capaz de gerar desejo. Estudamos muito nosso público, que é formado principalmente por mulheres e crianças. Muitos produtos chegam para a Ana testar e validar se vai dar certo no mercado. Também tem muita papelaria que nos segue para saber as tendências”, destaca. Para perenizar o sucesso, profissionalizar a gestão foi outra decisão tomada pela família que pretende se manter à frente dos negócios ainda por muitas gerações. Hoje cinco membros trabalham diretamente no negócio.

A partir de 2020, a equipe cresceu e foi preciso contratar um editor para os vídeos e uma agência para cuidar do Clube de Assinaturas e todo o marketing do grupo. Embora as consultas sejam constantes, não faz parte dos planos franquear a marca, pelo menos tão cedo. A próxima meta é tornar o clube de assinaturas o maior do Brasil no setor. “Para suportar a demanda, tivemos que crescer e profissionalizar a gestão. A papelaria é uma paixão desde criança e por isso tratamos a estratégia de crescimento com muito cuidado. Temos vontade de abrir filiais, mas, para isso, precisamos formar uma mão de obra de qualidade. Nosso plano agora é fortalecer o que já temos”, completa o diretor de Operações da Art Pel.

Matéria publicada no Jornal Diário do Comércio – Belo Horizonte

Reportagem: DANIELA MACIEL

Reprodução:

 

 

 

 

Leia Também

foto-industria-pouso-alegre-30-04-25

Poços de Caldas fortalece parcerias em evento da indústria em Pouso Alegre

Poços de Caldas, MG - A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Poços de Caldas marcou presença no evento +Indústrias, realizado em Pouso Alegre nesta semana. Promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), com apoio…
Foto: Divulgação

Representantes da Prefeitura visitam Docol em Londrina e discutem expansão em Poços

Poços de Caldas, MG - Representantes da Prefeitura de Poços de Caldas, entre eles o prefeito Paulo Ney, o vice-prefeito Eduardo Januzzi e o secretário de Administração, Alexander Dannias, estiveram na semana passada na sede da Docol em Joinville (SC),…
Foto: Divulgação

Prefeitura convoca novos aprovados no concurso público

Poços de Caldas, MG - A Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas da Prefeitura de Poços de Caldas divulgou, nesta terça-feira (29), a convocação de novos candidatos aprovados no Concurso Público 001/2023. Os convocados devem comparecer à Seção…
Foto: Divulgação

Sine de Poços oferece 81 vagas de emprego nesta segunda-feira

Poços de Caldas, MG - Quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho precisa ficar atento: o Sine de Poços de Caldas está com 81 vagas abertas em diversos setores nesta segunda-feira (28). Entre as principais ofertas estão: 14 vagas…
Foto: Divulgação

Poços de Caldas apresenta Rota Vulcânica na Minas Travel Market 2025

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da secretaria de Turismo, marcou presença na segunda edição da Minas Travel Market (MTM) 2025, realizada na semana passada no Minascentro, em Belo Horizonte. O evento reuniu…
Foto: Divulgação

Procon e IPEM-MG fiscalizam balanças no mercado municipal

Poços de Caldas, MG - Em uma ação conjunta, o PROCON Municipal e o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (IPEM) realizaram uma operação de fiscalização no Mercado Municipal de Poços de Caldas. O objetivo foi…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!