Ana-Daryma

Papelaria Art Pel é destaque em matéria do Diário do Comércio de Belo Horizonte

Data da Publicação:

12/01/2023

A edição desta quinta-feira (12/01), do Jornal Diário do Comércio de Belo Horizonte, trouxe em sua sessão “ Mineiridade” o sucesso da rede Art Pel, comandada pela família Cioffi há mais 30 anos. Com a aposta em novas estratégias nas redes sociais se tornou o maior canal de papelaria do mundo no Youtube e Tik Tok, segundo a reportagem.

Foto: Ana Daryma – Rede Social

Veja a matéria completa publicada pelo jornal:

Art Pel quebra paradigmas durante a pior fase da pandemia

Humanizar o relacionamento com cliente foi “pulo do gato”

Cinquenta anos como referência no setor de papelaria no Sul de Minas é apenas parte da explicação para que a papelaria Art Pel, instalada em Poços de Caldas, esteja hoje na série Mineiridade. Há 30 anos na mesma família – os Cioffis -, a rede fez a sua grande virada estratégica durante a pandemia. Fenômeno nas redes sociais – é, atualmente, o maior canal de papelaria do mundo no Youtube e Tik Tok -, teve as suas duas megalojas físicas transformadas em ponto turístico em uma cidade conhecida historicamente como “a cidade dos namorados” e por suas águas termais com propriedades medicinais.

De acordo com o diretor de operações da Art Pel, Pedro Cioffi, o fechamento do comércio em março de 2020, como parte das medidas de combate à Covid-19, foi um momento de desespero. Criar um delivery e ter presença no Instagram não era o suficiente para manter o ritmo dos negócios e a equipe ocupada. “O Instagram era uma ferramenta que utilizávamos de um jeito convencional, mostrando produtos e ofertas. Foi na pandemia que montamos um site, em três meses já estávamos vendendo. Nesse meio tempo, minha irmã, que cuidava das redes sociais, sentiu a necessidade de começar a aparecer nos posts.

Todo mundo queria saber quem era a dona das unhas e da voz. Aí foi a virada de chave: a humanização da marca Art Pel. Conquistamos uma gama de seguidores, os ‘paperloves’. Foi a segunda virada. As pessoas começaram a comprar porque são fãs da papelaria e fãs da Ana Daryma. Vem gente do Brasil inteiro para conhecer a papelaria e ela. Quando recebi a primeira pessoa que chegou aqui dizendo que veio a Poços de Caldas para conhecer a loja, quase caí de costas. Temos fãs até fora do Brasil”, explica Cioffi. A estratégia deu certo. São 3,5 milhões de page views no site por mês, em média. No ano passado, foi criado o Clube de Assinatura da Art Pel. As famosas caixas, que têm até cheirinho próprio, são disputadas. Pela base do clube já passaram mais de 5 mil consumidores. A parceria com marcas de referência é outro ponto fundamental na estratégia da Art Pel.

Nomes como Tilibra, Faber-Castell e Stabilo usam a Art Pel como plataforma de teste e lançamento de produtos e fazem promoções exclusivas para clientes da papelaria. “No mundo da internet, vale a constância. Muita gente começa e não continua. A gente vira a noite, já deixei de ir a festa pra editar vídeo. Tem conteúdo novo todos os dias. Somos ‘fominhas’ por vendas. Queremos estar perto do cliente. Temos que mostrar a funcionalidade do produto com uma mensagem sutil, capaz de gerar desejo. Estudamos muito nosso público, que é formado principalmente por mulheres e crianças. Muitos produtos chegam para a Ana testar e validar se vai dar certo no mercado. Também tem muita papelaria que nos segue para saber as tendências”, destaca. Para perenizar o sucesso, profissionalizar a gestão foi outra decisão tomada pela família que pretende se manter à frente dos negócios ainda por muitas gerações. Hoje cinco membros trabalham diretamente no negócio.

A partir de 2020, a equipe cresceu e foi preciso contratar um editor para os vídeos e uma agência para cuidar do Clube de Assinaturas e todo o marketing do grupo. Embora as consultas sejam constantes, não faz parte dos planos franquear a marca, pelo menos tão cedo. A próxima meta é tornar o clube de assinaturas o maior do Brasil no setor. “Para suportar a demanda, tivemos que crescer e profissionalizar a gestão. A papelaria é uma paixão desde criança e por isso tratamos a estratégia de crescimento com muito cuidado. Temos vontade de abrir filiais, mas, para isso, precisamos formar uma mão de obra de qualidade. Nosso plano agora é fortalecer o que já temos”, completa o diretor de Operações da Art Pel.

Matéria publicada no Jornal Diário do Comércio – Belo Horizonte

Reportagem: DANIELA MACIEL

Reprodução:

 

 

 

 

Leia Também

foto-meis-14-06-25

Evento “Contrata Mais Brasil” impulsiona participação de MEIs em compras públicas

Poços de Caldas,MG - Poços de Caldas deu mais um passo rumo à inovação e ao fortalecimento do empreendedorismo local com a realização do evento “Contrata Mais Brasil”, promovido no dia 11 de junho pelo Sebrae, em parceria com a…
Foto: PMPC/Divulgação

Poços lança Festa do Café 2025 em 17 de junho para valorizar a cafeicultura regional

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas realiza, no próximo dia 17 de junho, às 10h, no Centro Administrativo, o lançamento oficial da Festa do Café 2025, com destaque para a apresentação conjunta do 18º Concurso…
foto: divulgação

Sine de Poços de Caldas oferece 95 vagas de emprego nesta semana

Poços de Caldas, MG - O Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Poços de Caldas está com 95 vagas de trabalho abertas nesta semana. A lista foi divulgada nesta segunda-feira, 9 de junho, e contempla oportunidades para diferentes níveis de…
Foto: Divulgação

Arraiá de Poços: Prazo para patrocínio de empresas vai até quarta-feira

Poços de Caldas, MG - Empresas interessadas em patrocinar Arraiá de Poços, tem até quarta-feira (11) para enviar propostas. A festa junina vai agitar a cidade entre sexta e domingo (13 a 15) no Parque Municipal e a expectativa é…
Foto: PMPC/Divulgação

1º Seminário de Turismo reúne mais de 20 cidades do Sul de Minas e interior de SP

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas sediou nesta quarta (04, o 1º Seminário “Desenvolvimento Econômico através do Turismo”, reunindo representantes de mais de 20 cidades do Sul de Minas Gerais e do interior de São Paulo. Promovido pela…
Foto: PMPC/Divulgação

Poços marca presença no Smart City Business Brazil e reforça compromisso com o futuro urbano sustentável

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas participou ativamente da 12ª edição do Smart City Business Brazil Congress & Expo, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento, considerado um dos principais da América…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!