estad_1

Palco de jogo histórico da Caldense, Muriaé voltará a receber a Veterana depois de 44 anos

Data da Publicação:

01/02/2023

Poços de Caldas, MG – Neste sábado às 19h, a Caldense encara o Tombense pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. O Almeidão, estádio da equipe de Tombos-MG, está passando por reformas e tendo sua capacidade ampliada. Com isso, o confronto será em Muriaé, cidade a cerca de 60 km de Tombos, no Estádio Soares de Azevedo.
A cidade foi palco de um jogo histórico da Caldense. Em 1971, depois de ter sido eliminada nos pênaltis pelo Atlético de Três Corações na briga pelo acesso à elite do futebol mineiro, a Veterana foi direcionada para disputar uma repescagem contra o Nacional de Muriaé.
O duelo foi marcado em dois jogos para o início da temporada de 1972. O primeiro em fevereiro em Muriaé, no antigo Estádio Soares de Avezedo (Brazão), e o segundo em Poços, em março, no Cristiano Osório. O objetivo alviverde era chegar à primeira divisão do estadual pela primeira vez em sua história.
“O primeiro jogo foi uma guerra tremenda. Um calor insuportável na base de 40 graus. E nós jogadores saímos de Poços com o pensamento único de conquistar um resultado favorável para que pudéssemos decidir em casa. Conseguimos milagrosamente segurar um resultado de 0 a 0”, lembrou o zagueiro Buzuca.
O jornal Gazeta do Sul de Minas enalteceu o empate sem gols no jogo de ia. “Para os torcedores que foram a Muriaé e, mesmo os que acompanharam pelo rádio, o empate teve gosto doce e inconfundível sabor de vitória”. Na semana seguinte, o confronto em Poços definiria a equipe classificada.
“A cidade se movimentou de uma maneira fantástica, como nunca antes visto. Recordo bem que o jogo era às 15 horas e às por volta das 14 horas já não cabia mais ninguém no estádio. E a Caldense fez uma partida fantástica. Nós conseguimos, juntamente com a nossa torcida, vencer por 2 a 0”, disse Buzuca.
“No final do jogo, eu nunca vi uma festa esportiva tão grande. De uma cidade que vivia carente do futebol profissional. Uma festa espetacular. Começou no estádio e rodou todo o centro da cidade. Comércio aberto até altas horas da noite. E para nossa felicidade, conseguimos pela primeira vez o tão sonhado acesso à elite do futebol mineiro”, completou Buzuca.
“Serginho inaugurou o marcador e explodiu a torcida. O gol deu ainda mais ímpeto para a equipe, que foi ao ataque, levando constante perigo para a meta adversária. No final Ganzepe de forma sensacional encerrou o marcador e liquidou qualquer pretensão do Nacional. Agora a Caldense, com vaga garantida na principal divisão, passa a aguardar grandes jogos que virão”, escreveu o jornal Gazeta do Sul de Minas.
A conquista foi crucial para a profissionalização definitiva do departamento de futebol alviverde e abriu portas para diversas façanhas futebolísticas nos anos seguintes. No total a Veterana atuou onze vezes no antigo Estádio Soares de Azevedo. A última delas foi em 1979 contra o Nacional de Muriaé pelo Campeonato Mineiro, também empate em 0 a 0. Em 2005 o estádio foi demolido e em 2014 um novo estádio com o mesmo nome foi inaugurado em um terreno a 4 km de distância do original.
No jogo contra o Tombense será a primeira vez que a Caldense atuará oficialmente no local. Em março de 2020 o time realizou um treino no estádio, em um coletivo apronto para jogo diante do próprio Tombense, o último antes da paralisação do estadual por conta da pandemia.

 

Renan Muniz
A.A.Caldense

 

Leia Também

Foto: Caldense/Divulgação

Caldense homenageia “Júnior Veinho”, torcedor-símbolo da equipe

Poços de Caldas, MG - A diretoria da Caldense em conjunto com o departamento de marketing do clube prestou uma homenagem na manhã desta quarta-feira (30/04) a Dácio Clemente Júnior, o popular “Júnior Veinho”, torcedor fanático da Veterana, pelos 50…
Foto: Caldense/Divulgação

Tudo sobre a estreia da Caldense no Módulo II, o primeiro jogo do ano do centenário

Poços de Caldas, MG - Neste domingo, dia 04 de maio, a Caldense fará sua estreia no Campeonato Mineiro Módulo II 2025, a primeira partida no ano de seu centenário. A Veterana encara o Patrocinense às 10 horas da manhã…
Foto: Divulgação

Voluntários da Alcoa Poços promovem ação comunitária em comemoração aos 35 anos do Instituto Alcoa

Poços de Caldas, MG - O aniversário de 35 anos do Instituto Alcoa foi comemorado em Poços de Caldas da forma que os voluntários da Unidade mais gostam: fazendo o bem. No sábado, dia 26 de abril, eles participaram de…
Foto - Divulgação

Olimpíada dos Trabalhadores terá 2.500 atletas

Poços de Caldas, MG - Com recorde de inscrição de empresas, a 45ª Olimpíada dos Trabalhadores (Olimtra) começa oficialmente nesta quinta-feira (1º). Ao todo, são 51 empresas e instituições que vão reunir cerca de 2.500 atletas em diversas modalidades, de…
Foto: Divulgação

Laudos do Estádio Ronaldão são todos aprovados; Realizada reunião do plano de ação

Poços de Caldas, MG - Na manhã desta terça-feira (29/04), a Federação Mineira de Futebol publicou em seu site oficial a validação e aprovação de todos os laudos do Estádio Municipal Ronaldo Junqueira para receber jogos e o público nos…
Foto: Divulgação

Arquibancada descoberta estará disponível na estreia da Caldense e ingressos terão preços acessíveis

Poços de Caldas, MG - Atendendo a inúmeros pedidos de torcedores, a diretoria da Caldense decidiu abrir a arquibancada descoberta do Ronaldão na partida de estreia da Veterana no próximo domingo (04/05) às 10 horas da manhã no Ronaldão contra…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!