bloco1

Blocos de Carnaval têm grande adesão em Poços

Data da Publicação:

22/02/2023

 Poços de Caldas, MG – Nesta retomada do Carnaval, dez blocos animaram as ruas de Poços de Caldas. A folia começou cedo literalmente, às nove da manhã de sábado (18), com o bloco de corredores Carna Pé Q Voa. Formado por adeptos da corrida, familiares e amigos, o Pé Q Voa inaugurou a programação dos blocos com muita gente fantasiada percorrendo o centro da cidade.

 Os temas dos blocos foram variados. Teve os festeiros, os culturais, de homenagem, de hotéis locais e os das causas sociais. Ao longo dos quatro dias de Carnaval, cerca de duas mil e quinhentas pessoas participaram dos blocos. “A expectativa com relação aos blocos foi atendida, principalmente por ser um carnaval de retomada”, afirma o secretário de Turismo, Ricardo Fonseca. “Alguns se organizaram de forma mais concisa e percebemos que a quantidade de participantes está realmente aumentando, mostrando a importância dos blocos para o município. É uma tendência, o futuro, pessoas que começaram com pequenos bloquinhos se organizando cada vez mais. Esperamos que novos blocos surjam para o Carnaval de 2024”, completa.

 Os mais numerosos foram os com abadá, como o River, o Eurico e do Ronaldo, confirmando a tendência de crescimento registrada antes da pandemia. A Praça Pedro Sanches, local de concentração antes do desfile que seguia pela rua Assis Figueiredo, ficou apinhada de integrantes dos blocos de rua.

 Vestido de Batman, o técnico em processos Juninho Carvalho saiu no River Bloco no domingo (19). “Foi muito legal. A cada ano os blocos têm aumentado em volume de pessoas e se preparando melhor. Muitas pessoas de fora têm elogiado”, diz.

 Enquanto alguns blocos seguiram acompanhados por carros de som para manter o agito, outros desfilaram com grupos de percussão, como o Gigantes da Casa de Bonecos, que teve participação da banda Maracatu Congo de Ouro em meio aos bonecões, e o Afoxé Memórias da Resistência, dos moradores da Cascatinha, que celebrou a cultura afro-brasileira.

 Nem a chuva fina de alguns momentos atrapalhou a animação dos foliões, que improvisaram com capas de chuvas e sombrinhas ou simplesmente ignoraram o tempo úmido. No último dia de folia, o Bloco da Tine e das Fridas levou cores e bandeiras para o centro, com a mensagem de que o carnaval é para todos e pode ser celebrado com respeito às diferenças, como foi o carnaval deste ano em Poços.

Leia Também

foto-escritor-mae-02-05-25

Valter Hugo Mãe em Poços de Caldas: “Aproximação do livro é empoderamento”

Poços de Caldas, MG - Um dos maiores nomes da literatura portuguesa da atualidade, o escritor nascido Valter Hugo Lemos em Angola e criado em Portugal, adotou o sobrenome Mãe por um motivo especial: essa é a figura com maior…
Foto: Flipoços/Divulgação

Eduardo Bueno, o Peninha, participa do Flipoços 2025 com irreverência e paixão pela história

Poços de Caldas, MG - O escritor, jornalista, editor e tradutor Eduardo Bueno — conhecido do grande público como Peninha — foi uma das atrações mais esperadas da programação do Flipoços 2025, em Poços de Caldas (MG). Antes de sua…
Foto: Flipoços/Divulgação

2ª Sessão – Mesa Literatura e Poesia – “Mapa da Poesia – Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Aconteceu nesta quarta-feira, dia 30, a 2ª Sessão – Mesa Literatura e Poesia – “Mapa da Poesia – Poços de Caldas” – Trata-se de uma coleção de livros para crianças e jovens, criada pelo escritor…
Foto: Divulgação

Primeira edição do Samba de São Jorge é sucesso no Cascatinha

Poços de Caldas, MG - No último domingo (27), a arena do Ginásio Moleque César, no Cascatinha, foi palco da 1ª edição do Samba de São Jorge, uma realização do Grupo Afoxé Herança Africana, que contou com o apoio da…
Foto: Divulgação

Dia de Santa Cruz abre a programação cultural da Festa de São Benedito

Poços de Caldas, MG - Primeira grande manifestação da programação cultural da Festa de São Benedito, o Dia de Santa Cruz é celebrado a 3 de maio. A cerimônia de abertura da Capela de Santa Cruz, nas imediações do Complexo…
Foto: Divulgação

Exposição “Percepção além do olhar” no Museu abre portas para os alunos da rede pública

Poços de Caldas, MG - O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas recebeu, entre os dias 22 e 25 de abril, os alunos de escolas municipais para visitação à exposição “Percepção além do olhar”, da artista plástica Adriana…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!