carteira

Com taxa de 8,4%, desemprego fica estável no trimestre encerrado em janeiro

Data da Publicação:

17/03/2023

 

Brasília, DF – A taxa de desocupação no Brasil, que mede o desemprego no país, ficou em 8,4% no trimestre encerrado em janeiro de 2023, de acordo com dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do IBGE. Essa taxa representa uma estabilidade na comparação com o trimestre anterior, encerrado em outubro de 2022, quando ficou em 8,3%, e é a menor para o período (novembro a janeiro) desde 2015. Além disso, houve uma queda de 2,9 pontos percentuais (p.p.) na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.

Embora a taxa de desocupação tenha se mantido estável, o contingente de pessoas desocupadas no trimestre foi de 9,0 milhões, o mesmo do trimestre terminado em outubro. No entanto, em comparação anual, houve uma queda de 3 milhões de pessoas na condição de desocupadas, quando havia 12 milhões de pessoas nessa situação.

Segundo a coordenadora da Pnad Contínua, Adriana Beringuy, essa estabilidade pode ser uma repercussão da redução da procura por trabalho nos meses de novembro e dezembro de 2022 sobre o início de 2023. Por outro lado, o contingente de pessoas ocupadas foi de 98,6 milhões, o que representa uma queda de 1 milhão de pessoas em relação ao trimestre terminado em outubro.

Essa queda na ocupação pode ser observada em alguns setores, como Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, que teve uma retração de 272 mil pessoas, e Administração pública, educação e saúde, com perda de 342 mil pessoas. Além desses setores, houve variações negativas em outras atividades, o que aponta para uma perda de número de trabalhadores no início do ano, na virada do 4º trimestre de 2022 para o início de 2023.

Porém, em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o contingente de ocupados segue crescendo, com alta de 3,4%. Portanto, é possível observar dois panoramas: em uma análise de curto prazo, há uma queda na formação de trabalho, enquanto, no confronto com um ano atrás, o cenário ainda é de ganho de ocupação.

Em resumo, os dados da PNAD Contínua mostram que a taxa de desocupação se manteve estável no trimestre encerrado em janeiro de 2023, mas houve uma queda na ocupação, principalmente em alguns setores. Ainda assim, a comparação anual mostra um cenário de ganho de ocupação, o que indica que há perspectivas positivas para o mercado de trabalho no Brasil.

Leia Também

Foto: PMPC/Divulgação

Poços de Caldas fortalece parcerias em evento da indústria em Pouso Alegre

Poços de Caldas, MG - A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Poços de Caldas marcou presença no evento +Indústrias, realizado em Pouso Alegre nesta semana. Promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), com apoio…
Foto: Divulgação

Representantes da Prefeitura visitam Docol em Londrina e discutem expansão em Poços

Poços de Caldas, MG - Representantes da Prefeitura de Poços de Caldas, entre eles o prefeito Paulo Ney, o vice-prefeito Eduardo Januzzi e o secretário de Administração, Alexander Dannias, estiveram na semana passada na sede da Docol em Joinville (SC),…
Foto: Divulgação

Prefeitura convoca novos aprovados no concurso público

Poços de Caldas, MG - A Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas da Prefeitura de Poços de Caldas divulgou, nesta terça-feira (29), a convocação de novos candidatos aprovados no Concurso Público 001/2023. Os convocados devem comparecer à Seção…
Foto: Divulgação

Sine de Poços oferece 81 vagas de emprego nesta segunda-feira

Poços de Caldas, MG - Quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho precisa ficar atento: o Sine de Poços de Caldas está com 81 vagas abertas em diversos setores nesta segunda-feira (28). Entre as principais ofertas estão: 14 vagas…
Foto: Divulgação

Poços de Caldas apresenta Rota Vulcânica na Minas Travel Market 2025

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da secretaria de Turismo, marcou presença na segunda edição da Minas Travel Market (MTM) 2025, realizada na semana passada no Minascentro, em Belo Horizonte. O evento reuniu…
Foto: Divulgação

Procon e IPEM-MG fiscalizam balanças no mercado municipal

Poços de Caldas, MG - Em uma ação conjunta, o PROCON Municipal e o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (IPEM) realizaram uma operação de fiscalização no Mercado Municipal de Poços de Caldas. O objetivo foi…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!