brasiia_editorial

Desmanche

Data da Publicação:

10/04/2023

O jornal O Estado de S. Paulo publicou um editorial nesta segunda-feira, 10, em que criticou duramente o presidente Lula pelos seus primeiros 100 dias no Palácio do Planalto. O petista é acusado de estar promovendo retrocessos na economia, ao desfazer medidas implementadas por seus antecessores, e o governo é descrito como já apresentando “sinais de decrepitude precoce”.
De acordo com o Estadão, o governo Lula parece estar mais preocupado em criar fatos que possam garantir vantagens eleitorais, como se a eleição presidencial de 2026 estiver próxima, do que em tomar as decisões difíceis e impopulares que um governo responsável deve tomar enquanto ainda possui permitido. Isso é ainda mais preocupante diante da perspectiva de enfrentar um Congresso cada vez mais hostil, com uma base governista aparentemente frágil e pouco confiável.
O jornal afirma que o governo Lula poderia ser muito melhor se estivesse tão disposto a construir quanto a desmontar o que foi feito no passado recente. No entanto, segundo o Estadão, os petistas, emocionados por Lula, parecem estar cautelosos de que tudo o que foi feito após o impeachment da presidente Dilma Rousseff deve ser desfeito por ser fruto de um certo “golpe”.
Segundo o editorial, movido pela vingança, o governo Lula avalizou o desmonte do Marco do Saneamento, em favor de estatais falidas e incompetentes, em detrimento do bem-estar dos mais pobres; avançou sobre a Lei das Estatais, que havia sido criada para conter a corrupção nessas empresas, uma grande marca dos governos petistas; e paralisou a reforma do ensino médio, para os sindicatos, em detrimento dos estudantes, que estão preocupados com um futuro incerto.
Em resumo, o Estadão considera que os primeiros 100 dias do governo Lula foram marcados por retrocessos, demonstrando uma preocupação excessiva com a política e com a tentativa de desfazer tudo o que foi feito no passado recente, em vez de se concentrar em construir um futuro melhor para todos os brasileiros.

Leia Também

foto-trabalho-editorial-30-04-2025

Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalhador, celebrado hoje, 1º de maio, é tradicionalmente uma data marcada por lutas, conquistas e reflexões sobre as condições de trabalho. No entanto, em tempos de profundas transformações nas relações laborais, a pergunta que se impõe é:…
foto-editorial-jovens-trabalho-29-04-2025

Jovem no trabalho

Os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apontam uma transformação significativa no cenário do desemprego juvenil no Brasil. Nos últimos três meses de 2024, a taxa de desocupação entre jovens de 14 a 24 anos caiu para…
foto-violencia-escolas-editorial-28-04-25

Violência nas escolas

Os dados são alarmantes e exigem atenção imediata: a violência no ambiente escolar no Brasil mais do que triplicou em apenas uma década. De acordo com levantamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), os…
foto-educacao-26-04-25

Desigualdade no aprendizado

A análise do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) revela de forma contundente a profunda desigualdade educacional existente no Brasil. De acordo com o levantamento, realizado pela primeira vez no país em 2021 e divulgado em 2023, os estudantes…
foto-acelerado-editorial-24-04-2025

Ritmo acelerado

O primeiro trimestre de 2025 trouxe um sinal claro da vitalidade econômica e do espírito empreendedor em Minas Gerais: foram abertas 32.041 novas empresas, o equivalente a 356 por dia. O dado, divulgado pela Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg),…
foto-editorial-geracao-24-04-2025

Geração Z

A Geração Z, muitas vezes retratada por estereótipos ligados ao imediatismo e à hiperconexão, dá sinais claros de que merece ser compreendida por outros ângulos — especialmente quando o assunto é responsabilidade financeira e profissional. É o que aponta uma…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!