Escola do Legislativo dá início aos preparativos para a Gincana do Saber 2023

Poços de Caldas, MG – A Escola do Legislativo da Câmara de Poços já está programando todas as atividades da edição 2023 da Gincana do Saber. Para adesão ao projeto, as escolas devem preencher um formulário disponível no site do Legislativo, até o dia 19 de maio. No mês de junho, terão início as mobilizações dos estudantes e as palestras sobre o tema Constituição Federal.
O projeto Gincana do Saber é destinado a estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. O objetivo é a formação política e educação para a cidadania através de um jogo de perguntas e respostas sobre a Constituição Federal. Os alunos utilizam como material de apoio o livro Constituição em Miúdos, de autoria da Escola do Legislativo de Pouso Alegre. A Gincana incentiva, ainda, a participação dos estudantes nas reivindicações, debates e decisões municipais, exercendo assim o seu direito de cidadão.
A seleção das duplas participantes é de responsabilidade das escolas e as inscrições acontecerão na primeira semana de agosto. Além das palestras, as etapas do projeto envolvem uma gincana interna nas unidades de ensino (etapa facultativa), eliminatórias e final, estas duas últimas realizadas no Plenário da Câmara. Cada instituição de ensino deverá disponibilizar um professor para orientar os estudantes. Neste ano, a dupla campeã de Poços representará o município na Gincana Regional, que acontecerá em Maria da Fé.
Segundo Tais Ferreira, diretora da Escola do Legislativo, a expectativa é de mais um ano produtivo, com alunos engajados no estudo da Constituição em Miúdos. “Esperamos contar com a participação de várias escolas em 2023 e repetir os ótimos resultados dos anos anteriores, quando tivemos disputas acirradas em Poços. Esse é mais um projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo que estimula os adolescentes e jovens nas questões que envolvem a cidadania”, afirmou.
Outras informações sobre o projeto pelo telefone 3729-3877 ou pelo e-mail escola@pocosdecaldas.mg.leg.br.