mulheres_12

Leia Mulheres Negras indica a grande escritora mineira Conceição Evaristo

Data da Publicação:

12/07/2023

Poços de Caldas, MG – Dentro da Campanha Leia Mulheres Negras, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas indica, nesta semana, a escritora mineira Conceição Evaristo. Nascida no dia 29 de novembro de 1946, em Belo Horizonte, a escritora é graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui mestrado em Literatura Brasileira, na PUC Rio, e doutorado em Literatura Comparada, na Universidade Federal Fluminense (UFF). Em 2016, ganhou o Prêmio Faz Diferença, na categoria prosa, do jornal O Globo. Já em 2018, ganhou o Prêmio de Literatura do Governo de Minas Gerais, pelo conjunto da obra. Em 2019, ganhou o Prêmio Jabuti, na categoria Personalidade Literária do Ano.
Participante ativa dos movimentos de valorização da cultura negra em nosso país estreou na literatura em 1990, quando passou a publicar seus contos e poemas na série Cadernos Negros, e seu primeiro e mais famoso romance, Ponciá Vicêncio, foi publicado pela primeira vez em 2003. O livro acompanha a História de Ponciá Vivêncio, mulher negra que deixa o interior, sua família e sua origem para tentar a vida na cidade grande. Assim, são narrados os problemas do cotidiano das mulheres afrodescendentes, sob uma perspectiva feminina e negra.
Em 2011, Conceição Evaristo lançou o volume de contos “Insubmissas lágrimas de mulheres”, em que, mais uma vez, trabalha o universo das relações de gênero num contexto social marcado pelo racismo e pelo sexismo. Em 2014 publicou o livro “Olhos D’água”, que se tornou finalista do Prêmio Jabuti na categoria “Contos e Crônicas”.
“Insubmissas lágrimas de mulheres” e “Olhos D’água”, obras que utilizam linguagem poética para valorizar a cultura afro-brasileira, estão disponíveis para empréstimo na Biblioteca Municipal Centenário, no Espaço Cultural da Urca.

Leia Também

foto-escritor-mae-02-05-25

Valter Hugo Mãe em Poços de Caldas: “Aproximação do livro é empoderamento”

Poços de Caldas, MG - Um dos maiores nomes da literatura portuguesa da atualidade, o escritor nascido Valter Hugo Lemos em Angola e criado em Portugal, adotou o sobrenome Mãe por um motivo especial: essa é a figura com maior…
Foto: Flipoços/Divulgação

Eduardo Bueno, o Peninha, participa do Flipoços 2025 com irreverência e paixão pela história

Poços de Caldas, MG - O escritor, jornalista, editor e tradutor Eduardo Bueno — conhecido do grande público como Peninha — foi uma das atrações mais esperadas da programação do Flipoços 2025, em Poços de Caldas (MG). Antes de sua…
Foto: Flipoços/Divulgação

2ª Sessão – Mesa Literatura e Poesia – “Mapa da Poesia – Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Aconteceu nesta quarta-feira, dia 30, a 2ª Sessão – Mesa Literatura e Poesia – “Mapa da Poesia – Poços de Caldas” – Trata-se de uma coleção de livros para crianças e jovens, criada pelo escritor…
Foto: Divulgação

Primeira edição do Samba de São Jorge é sucesso no Cascatinha

Poços de Caldas, MG - No último domingo (27), a arena do Ginásio Moleque César, no Cascatinha, foi palco da 1ª edição do Samba de São Jorge, uma realização do Grupo Afoxé Herança Africana, que contou com o apoio da…
Foto: Divulgação

Dia de Santa Cruz abre a programação cultural da Festa de São Benedito

Poços de Caldas, MG - Primeira grande manifestação da programação cultural da Festa de São Benedito, o Dia de Santa Cruz é celebrado a 3 de maio. A cerimônia de abertura da Capela de Santa Cruz, nas imediações do Complexo…
Foto: Divulgação

Exposição “Percepção além do olhar” no Museu abre portas para os alunos da rede pública

Poços de Caldas, MG - O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas recebeu, entre os dias 22 e 25 de abril, os alunos de escolas municipais para visitação à exposição “Percepção além do olhar”, da artista plástica Adriana…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!