marcelo_9

Heitor apela ao STF para que não aprove descriminalização do porte de drogas

Data da Publicação:

09/08/2023

Poços de Caldas, MG – Uma Moção de Apelo ao Supremo Tribunal Federal, de autoria do vereador Marcelo Heitor (PSC), foi aprovada pela Câmara de Poços, na sessão desta terça-feira (08). O objetivo é solicitar a não aprovação da descriminalização do porte de drogas para uso pessoal, tendo em vista que o STF julga a constitucionalidade de um dispositivo da chamada Lei de Drogas, que considera crime adquirir, guardar e transportar entorpecentes para consumo.
No documento, o parlamentar ressalta que, através do Recurso Extraordinário 635.659/SP, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo busca a revisão da penalização do uso pessoal de drogas, com a declaração de inconstitucionalidade do artigo 28 da Lei Federal n. 211.343/2006 (Lei de Drogas). Para o vereador, a proposta de reavaliação da penalização do consumo de substâncias não está fundamentada em sólidas evidências científicas, o que pode resultar em abordagem desigual do assunto. “Tenho recebido muitas pessoas pedindo ajuda para internação de familiares, jovens e adultos, por conta da dependência química, e, ao mesmo tempo, nos deparamos com a retomada dessa discussão no STF. Eu entendo que tal aprovação vai trazer muitos prejuízos, dentre eles a possível facilidade de entrar no caminho das drogas, o aumento da criminalidade e o aumento da depressão e do suicídio. Portanto, o objetivo é levar nosso apelo ao STF para que a pauta não siga adiante”, declara.
Ainda na Moção de Apelo, Marcelo Heitor cita exemplos de países que trataram desse tema. “No Uruguai, país que legalizou o uso de drogas em 2013, os resultados não têm refletido a melhoria na abordagem flexível às substâncias. Um levantamento de 2017 mostrou que a legalização não impactou na diminuição dos índices relacionados ao tráfico, sendo que os homicídios atribuídos ao narcotráfico aumentaram. Além disso, as apreensões de maconha ilegal aumentaram entre 2015 e 2016. Nos Estados Unidos e Canadá, países que adotaram leis de flexibilização das drogas, temos dados preocupantes com relação ao uso da maconha entre crianças com idades entre 11, 13 e 15 anos. Enfim, uma pauta preocupante e que precisa ser discutida”, afirma.
O legislador destaca a preocupação, também, com a saúde pública. “Cito outros fatores, como as consequências para a saúde pública. O sistema de saúde já debilitado pode ser sobrecarregado com tratamentos relacionados à dependência química, considerada uma doença pela Classificação Internacional de Doenças. Por fim, é importante dizer que a eficácia no enfrentamento às drogas está associada a abordagens rigorosas. Quanto mais sólidas e eficientes são as estratégias de combate, menor é o número de dependentes, resultando em benefícios para a saúde e segurança”, conclui Marcelo Heitor.

Leia Também

Foto: Divulgação

Justiça autoriza continuidade das obras de revitalização na Avenida João Pinheiro

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas está autorizada a dar continuidade às obras de requalificação urbana na Avenida João Pinheiro e na Avenida Mansur Frayha, após acordo homologado em audiência realizada nesta terça-feira, na 4ª…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeito Paulo Ney é o primeiro entrevistado do Jornal da Libertas Edição do Meio-Dia

Poços de Caldas, MG - O prefeito de Poços de Caldas, Paulo Ney, participou nesta quarta-feira (30) da estreia do Jornal do Meio-Dia, da Rádio Libertas, agora transmitido do novo estúdio instalado no prédio do Centro Administrativo. Durante a entrevista,…
Foto: CMPC/Divulgação

Câmara Municipal recebe assistidos da APAE Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Na última sexta-feira, 25, a Câmara Municipal de Poços de Caldas recebeu, como parte do projeto Câmara em Visita, assistidos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Em continuidade à ida dos vereadores…
Foto: CMPC/Divulgação

Tiago Mafra solicita informações à Prefeitura sobre elaboração do novo Plano Diretor

Poços de Caldas, MG - O vereador Tiago Mafra (PT) apresentou o Requerimento n. 1226/2025 na sessão ordinária da última terça-feira, 29. O documento, aprovado pelos parlamentares presentes, solicita esclarecimentos à Prefeitura de Poços de Caldas sobre o andamento do…
Foto: CMPC/Divulgação

Vereadores vão encaminhar à Prefeitura e à empresa Viridis relatório da audiência de Terras Raras

Poços de Caldas, MG - No mês de abril, a Câmara de Poços realizou uma audiência pública com o tema Terrar Raras, a pedido dos vereadores Diney Lenon (PT) e Tiago Mafra (PT). O evento reuniu representantes do Executivo e…
Foto: CMPC/Divulgação

CPI da Funerária inicia trabalhos com definição de presidente, vice e relator

Poços de Caldas, MG - A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instaurada pela Câmara de Poços para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município realizou a primeira reunião, nesta semana. Na oportunidade, foram eleitos Marcos Sansão (PL) –…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!