Agosto Lilás: ações visam conscientização e combate à violência contra as mulheres

Poços de Caldas, MG – O “Agosto Lilás” representa muito mais do que apenas um mês no calendário. É um poderoso símbolo de coragem, resistência e luta contra a violência de gênero. Além de ser um mês dedicado à conscientização e combate à violência contra as mulheres, diversas ações estão sendo realizadas pela secretaria de Promoção Social, com apoio da polícia Civil, Militar e diferentes frentes da Rede da Mulher.
Já houve o lançamento da campanha no Mirante Santa Rita, passeata pelas ruas de Poços de Caldas, panfletagem e atendimento ao público com ações culturais e educativas na rua São Paulo, no centro da cidade. Segundo a secretária de Promoção Social, a ideia é impactar e conscientizar a população e já vemos resultado das ações. “Recebemos a informação de uma uma mulher que teve coragem de denunciar após ver a passeata pelas ruas de Poços de Caldas e repassamos a Polícia Militar.”
Segundo a polícia, a mulher, informou que possuía uma medida protetiva de urgência contra seu ex-companheiro. O indivíduo teria se aproximado da residência da vítima, violando as restrições impostas pela medida protetiva. Diante das informações fornecidas pela vítima, os policiais verificaram os dados do ex-companheiro e descobriram que havia um mandado de prisão em aberto contra ele, emitido pela Vara Criminal da Comarca.
A equipe policial, conduziu buscas que culminaram na localização e prisão do foragido no Bairro Santa Ângela. O suspeito foi informado sobre o teor do mandado de prisão e, sob custódia policial, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para as providências legais.
Ainda segunda a secretária, a história dessa mulher nos recorda que o “Agosto Lilás” é um anual seguido de que todas as mulheres têm o direito fundamental de viverem vidas livres de violência, medo e opressão. “Cada denúncia, é um passo em direção a uma sociedade mais justa e igualitária, onde as vozes das mulheres são ouvidas e respeitadas. A luta contínua, e é por meio de histórias como essa que encontramos inspiração para seguir em frente, até que todas as mulheres possam viver com segurança, motivação e plenitude.”