Bretas-atacado

Grupo Cencosud Brasil proprietário da Rede Bretas alcança receita de R$ 4,9 bi

Data da Publicação:

16/08/2023

Belo Horizonte, MG – A Cencosud Brasil, uma das maiores supermercadistas do País, divulgou os resultados do seu segundo trimestre de 2023. Entre os destaques estão os expressivos avanços no e-commerce, o crescimento orgânico no Rio de Janeiro e, sobretudo, a resiliência do cash & carry, que proporcionaram à Cencosud Brasil atingir uma receita líquida de R$ 2,5 bilhões, um aumento de 13,6% sobre o segundo trimestre de 2022, e margem Ebitda de 6,2%. No semestre, a receita cresceu 17,0% e atingiu R$ 4,9 bilhões.

O desempenho do cash & carry continuou relevante para o resultado alcançado, que contribuiu para mitigar os efeitos da desaceleração na economia e a pressão sobre a renda do consumidor durante o período. Representado pelas redes Giga Atacado, Mercantil Atacado e por unidades Bretas Atacarejo, o formato praticamente dobrou sua participação na receita do grupo, com 35% no segundo trimestre de 2023, comparado a 18% no segundo trimestre de 2022.

Visando complementar sua atuação e ampliar as vendas no e-commerce, a Cencosud Brasil firmou importantes parcerias com Uber Cornershop, para atender à bandeira de conveniência Spid no Rio de Janeiro, e com a plataforma iFood, aumentando a capilaridade das marcas Spid, Prezunic, GBarbosa, Bretas, Perini e Mercantil Atacado nas distintas regiões onde estão presentes. “Nosso foco está em garantir a rentabilidade do negócio, em tornar as operações mais eficientes e estabelecer parcerias que nos permitam entregar soluções para melhor servir aos nossos clientes das lojas físicas e do e-commerce”, pontuou o presidente da Cencosud Brasil, Sebastián Los.

Outra iniciativa adotada para explorar novas possibilidades no digital e engajar os clientes das bandeiras foi a realização de live commerce. O uso da plataforma que combina entretenimento e e-commerce foi impulsionado após os investimentos de Cencosud Ventures, unidade de capital de risco da companhia, na startup brasileira de live shopping, Mimo Live Sales.

Atento às oportunidades de mercado e com foco na experiência do cliente, a Cencosud Brasil inaugurou, no mês de junho, o Prezunic Laranjeiras, sua 32ª loja no Estado do Rio de Janeiro, dando continuidade ao seu crescimento orgânico.

Fruto de um investimento de R$ 13 milhões, a unidade possui arquitetura e comunicação visual modernas e trouxe inovações como o pagamento por reconhecimento facial e o serviço inédito Fila Zero, que potencializa a experiência omnicanal proporcionando ao cliente selecionar os produtos na loja física e agendar o recebimento e pagamento das compras em domicílio, com toda comodidade.

A crescente digitalização da companhia também tem contribuído para uma gestão mais eficiente no dia a dia. Um dos exemplos é o aplicativo interno Arcus, que gerou uma economia de US$ 630 mil ao disponibilizar aos líderes da operação a consulta em tempo real de indicadores da sua própria unidade de negócio, como vendas on-line, alerta de validade, alerta de reabastecimento nas gôndolas, estoque, entre outras funcionalidades, com impacto direto na melhoria operacional da loja e, consequentemente, nos resultados.

Outra iniciativa em curso é a integração tecnológica do Giga Atacado, bandeira adquirida pelo grupo em julho de 2022 e que, futuramente, compartilhará dos mesmos padrões de segurança, contratos e serviços de Cencosud.

Para o segundo semestre, período de grande movimentação no varejo principalmente por conta da sazonalidade, a Cencosud Brasil segue com o desenvolvimento de ações regionais com foco no cliente tendo em vista a perspectiva de melhora no cenário econômico com a redução das taxas de juros e a recuperação na renda da população, indicando uma possível retomada do ciclo de crescimento do País.

Conteúdo publicado pelo Jornal Diário do Comércio – BH

Leia Também

foto-sebrae-02-05-25

Sebrae Minas oferece consultoria gratuita em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Pequenos negócios de Poços de Caldas têm a oportunidade de contar com o apoio do Sebrae Minas para melhorar sua gestão e aumentar as vendas. Estão abertas as inscrições para o programa ModelAção, que oferece…
Foto: PMPC/Divulgação

Poços será finalista do Prêmio AMM 2025 com projeto de concessão dos atrativos turísticos

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas está entre os 12 municípios finalistas do Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal 2025, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM). A cidade concorre com o projeto de Concessão de…
Foto: Divulgação

Vendas da Páscoa foram positivas para mais de 70% dos comerciantes

Belo Horizonte, MG - Pesquisa Monitor de Vendas Páscoa 2025, realizada pelo Núcleo Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa, mostra que 76,4% dos estabelecimentos do estado tiveram resultados iguais ou melhores, neste ano, em comparação com a Páscoa do…
Foto: Divulgação

Sebrae Minas leva cultura e tradição gastronômica à Flipoços

Poços de Caldas, MG - O Sebrae Minas é um dos grandes destaques da Flipoços 2025, que acontece de 26 de abril a 4 de maio, em Poços de Caldas. Com ações voltadas para o fortalecimento do turismo e da…
Foto: Divulgação

Prefeitura abre seleção para novos expositores da FEARPO

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas abriu, nesta terça-feira (22), o processo seletivo para preencher 30 vagas na Feira de Artesanato (FEARPO), que ocorre na Praça Dom Pedro II, a famosa Praça dos Macacos. O…
Foto: Divulgação

Prêmio Poços Gastronômica é lançado

Poços de Caldas, MG - O ano de 2025 marca o lançamento do 1º Prêmio Poços Gastronômica, iniciativa inédita que tem como objetivo valorizar e reconhecer a gastronomia de Poços de Caldas, destacando os melhores estabelecimentos e profissionais do setor,…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!