ilha_15

Sucesso da Série Vaga-lume, a Ilha Perdida é a indicação de leitura desta semana

Data da Publicação:

15/09/2023

“…nesse lugar, bem no meio do rio, via-se uma ilha que na fazenda chamavam de Ilha Perdida. Solitária e verdejante, parecia mesmo perdida entre as águas volumosas.” Sucesso da Série Vaga-lume, A Ilha Perdida, de Maria José Dupré, é a indicação de leitura das Bibliotecas Públicas desta semana.
Uma ótima oportunidade para crianças já crescidinhas e adolescentes, A Ilha Perdida também é uma boa sugestão de leitura para adultos para este final de semana. Publicada originalmente em 1944, a obra passou a integrar a célebre Coleção Vaga-lume a partir de seu lançamento, em 1973.
Da mesma autora de Éramos Seis, publicado em 1943 e que até hoje recebe adaptações para a TV, em A Ilha Perdida, Maria José Dupré transporta os leitores para um mundo repleto de magia e belezas, trazendo já na década de 40 o tema do respeito à natureza, tão atual ainda nos dias de hoje.
A trama do livro se desenvolve a partir da grande aventura vivida por Henrique e Eduardo, dois meninos da cidade que costumavam passar suas férias em uma fazenda no interior do estado de São Paulo. Assim que chegam ao lugar, os dois personagens saem em busca de aventuras e ficam conhecendo a lenda a ilha perdida, bem no coração do Rio Paraíba.
Este clássico da literatura juvenil brasileira narra, então, as peripécias de Eduardo e Henrique, que resolvem explorar a ilha e acabam descobrindo que ela é habitada por um estranho eremita. A narrativa ágil, enfática na ação e no suspense, fisga o leitor logo nas primeiras páginas.

Título: A Ilha Perdida
Autor: Maria José Dupré
Ano da publicação: 1944

Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, divulga uma sugestão de leitura. O objetivo é democratizar o acesso ao acervo bibliográfico, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços, atuando no fomento ao livro, à leitura e à literatura.
A Ilha Perdida é a indicação da equipe da Biblioteca Municipal Manuel Francisco Costa Guimarães e está disponível para empréstimo em todas as unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas. Confira os endereços e horários de funcionamento.

Leia Também

Foto: Flipoços/Divulgação

Eduardo Bueno, o Peninha, participa do Flipoços 2025 com irreverência e paixão pela história

Poços de Caldas, MG - O escritor, jornalista, editor e tradutor Eduardo Bueno — conhecido do grande público como Peninha — foi uma das atrações mais esperadas da programação do Flipoços 2025, em Poços de Caldas (MG). Antes de sua…
Foto: Flipoços/Divulgação

2ª Sessão – Mesa Literatura e Poesia – “Mapa da Poesia – Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Aconteceu nesta quarta-feira, dia 30, a 2ª Sessão – Mesa Literatura e Poesia – “Mapa da Poesia – Poços de Caldas” – Trata-se de uma coleção de livros para crianças e jovens, criada pelo escritor…
Foto: Divulgação

Primeira edição do Samba de São Jorge é sucesso no Cascatinha

Poços de Caldas, MG - No último domingo (27), a arena do Ginásio Moleque César, no Cascatinha, foi palco da 1ª edição do Samba de São Jorge, uma realização do Grupo Afoxé Herança Africana, que contou com o apoio da…
Foto: Divulgação

Dia de Santa Cruz abre a programação cultural da Festa de São Benedito

Poços de Caldas, MG - Primeira grande manifestação da programação cultural da Festa de São Benedito, o Dia de Santa Cruz é celebrado a 3 de maio. A cerimônia de abertura da Capela de Santa Cruz, nas imediações do Complexo…
Foto: Divulgação

Exposição “Percepção além do olhar” no Museu abre portas para os alunos da rede pública

Poços de Caldas, MG - O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas recebeu, entre os dias 22 e 25 de abril, os alunos de escolas municipais para visitação à exposição “Percepção além do olhar”, da artista plástica Adriana…
Foto: Divulgação

Tradição em Poços de Caldas, Festa de São Benedito começa nesta quinta-feira

Poços de Caldas, MG - Já está no fogo a calda de açúcar que ilumina de vermelho os olhos das crianças, encobrindo de muito amor as maçãs. Nos tachos, já tem coco branco e preto e até mesmo de outras…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!