camara_27

Câmara aprova projeto que visa à notificação de casos de doenças congênitas

Data da Publicação:

27/09/2023

Poços de Caldas, MG – A Câmara de Poços aprovou, nesta terça-feira (26), um Projeto de Lei que acrescenta dispositivos ao Código de Vigilância à Saúde para tornar obrigatória a notificação em casos de doenças congênitas, má-formação em recém-nascidos e fetos durante a gestação. A proposição, de autoria dos vereadores Marcelo Heitor (PSC) e Regina Cioffi (PP), segue para sanção do Poder Executivo.
Entre outras, são consideradas doenças congênitas síndromes como a de Down, doenças cardíacas, fenda palatina ou lábio leporino, paralisia cerebral e anemia falciforme. Alguns objetivos da nova lei aprovada pelo Legislativo são: realizar um monitoramento mais eficiente das doenças, permitindo a identificação precoce e implementação dos procedimentos adequados para cada caso; modificar a evolução das ações de prevenção e controle das doenças; obter dados epidemiológicos para o planejamento e a implementação de políticas públicas para prevenção e tratamento; criar estratégias mais eficazes para a promoção da saúde materna e infantil.
O projeto estabelece que os casos de doenças congênitas em recém-nascidos e em fetos durante a gestação deverão ser objeto de notificação compulsória pelos estabelecimentos de assistência à saúde ao órgão máximo de saúde do município. O preenchimento e envio do formulário de notificação caberá ao profissional de saúde responsável pelo atendimento com a hipótese diagnóstica ou diagnóstico. Além disso, a notificação compulsória dos casos terá caráter sigiloso. A proposta determina, ainda, que o sistema de saúde deverá possuir um sistema de monitoramento e vigilância epidemiológica para doenças congênitas e ou má-formação, estabelecendo diretrizes para o acolhimento orientação, cuidados e acompanhamento dessas condições.
Para a vereadora Regina Cioffi, as informações são importantes para possíveis correções e melhorias nos serviços de saúde. “Assim como é obrigado notificar doenças transmissíveis, precisamos notificar as doenças congênitas. Isso fará parte do Código de Saúde, onde exigiremos que seja feito um formulário pelos hospitais de toda a cidade para envio à Secretaria de Saúde. Com isso, nós criaremos um histórico das crianças que nasçam com má-formação e, a partir disso, criar um atendimento qualificado para que as mães não fiquem perdidas. Por exemplo, a fenda palatina, é importante um encaminhamento das crianças em tempo hábil. Se passar o tempo ideal o prognóstico fica pior, é um diagnóstico tardio. Devemos sempre trabalhar com a medicina preventiva, evitando complicações no futuro e até mesmo óbitos”, afirmou a parlamentar.
Segundo Marcelo Heitor, a ideia do Projeto de Lei surgiu após um caso em Poços de Caldas de uma criança que nasceu com lábio leporino, passou por complicações e veio a óbito. “Quando recebi esse relato, conversei com a Dra. Regina e tivemos a iniciativa de trazer essa obrigação ao município, obrigação de fazer essa notificação através de força de lei. A finalidade é criar um banco de dados para que Poços de Caldas possa monitorar essas crianças e elas tenham uma atenção especial com um profissional especializado e acompanhamento de um especialista. A ideia é que, de fato, nós tenhamos essa notificação, acompanhemos os casos e talvez, com isso, possamos criar novos projetos, com políticas públicas importantes como esta”, declarou.
A Prefeitura deverá dar ampla divulgação, orientação e conscientização da nova lei em toda rede de atendimento à saúde pública e privada. Após sanção do Executivo, a legislação será publicada no Diário Oficinal do Município.

Leia Também

foto-audiencia-terras-raras-29-04-25

Vereadores vão encaminhar à Prefeitura e à empresa Viridis relatório da audiência de Terras Raras

Poços de Caldas, MG - No mês de abril, a Câmara de Poços realizou uma audiência pública com o tema Terrar Raras, a pedido dos vereadores Diney Lenon (PT) e Tiago Mafra (PT). O evento reuniu representantes do Executivo e…
Foto: CMPC/Divulgação

CPI da Funerária inicia trabalhos com definição de presidente, vice e relator

Poços de Caldas, MG - A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instaurada pela Câmara de Poços para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município realizou a primeira reunião, nesta semana. Na oportunidade, foram eleitos Marcos Sansão (PL) –…
Foto: Divulgação

Câmara promove audiência pública sobre Programa de Regularização Fiscal

Poços de Caldas, MG - A Câmara Municipal de Poços de Caldas realiza, no dia 30 de abril de 2025, quarta-feira, às 15h, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei Executivo n. 01/2025, que institui o Programa de…
Foto: Divulgação

Vereador Douglas Dofu visita Parque Tecnológico e discute ações de inovação no município

Poços de Caldas, MG - O presidente da Câmara Municipal, vereador Douglas Dofu (União), visitou o Parque Tecnológico Cidade da Inovação, nesta semana. Ele esteve com o presidente do Conselho Técnico-Científico e também diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência…
Foto: Divulgação

Ausência de profissionais de educação inclusiva em escolas municipais preocupa vereador Paulista

Poços de Caldas, MG - Na última reunião ordinária da Câmara, foi aprovado um Requerimento do vereador Wellington Paulista (PSDB) solicitando informações da Prefeitura sobre a ausência de auxiliares de educação inclusiva na rede municipal de ensino, em especial na…
Foto: CMPC/Divulgação

Vereador Tiago Mafra questiona Prefeitura sobre relatório de transição da Controladoria

Poços de Caldas, MG - Um requerimento de autoria do vereador Tiago Mafra (PT), nº 1156/2025, foi aprovado em Plenário na Sessão Ordinária da Câmara Municipal, na última terça-feira, 22. O documento solicita à Prefeitura de Poços de Caldas respostas…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!