Limpeza e atendimento pesam mais que preço na escolha de um bar ou restaurante

São Paulo, SP – A maior pesquisa sobre alimentação fora do lar já realizada com consumidores no Brasil revelou as características consideradas mais importantes na hora de decidir pelo bar ou restaurante. Supreendentemente, o sabor da comida e o preço do prato não são os aspectos mais determinantes na escolha. Com mais de 6 mil respondentes em todas as regiões do país, o levantamento feito pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostrou que a limpeza e a higiene nas instalações (32,4%), a cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes (17%) e o ambiente do estabelecimento (12,4%) são os fatores mais preponderantes. 

A pesquisa mostra ainda que, no dia a dia daqueles que frequentam bares e restaurantes, a maior parte (93%) opta por consumir refeição e bebidas no próprio estabelecimento, e 66,3% afirma comer fora de duas a cinco vezes por mês. Quando consultados sobre as maiores motivações para sair de casa, os entrevistados puderam escolher múltiplas respostas e as preferidas foram: ir a alguma celebração/festa (76,6%) e conversar/se divertir com amigos (76,3%).  

Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, os resultados da pesquisa trarão contribuições significativas nos processos de tomada de decisão dos empreendedores do setor e de formuladores de políticas públicas. “O nosso objetivo com esse movimento é gerar produtividade e estamos otimistas com os dados apresentados. Não temos dúvidas de que os resultados trarão uma contribuição definitiva para melhorar os ambientes de negócio no país”, afirma.