responsa_editorial_24

Responsabilidade

Data da Publicação:

24/10/2023

No último ano, o cenário fiscal dos estados brasileiros tem enfrentado um conjunto de desafios singulares, moldados pela desoneração de combustíveis e a redução da inflação. Estes elementos, embora benéficos para o bolso do consumidor, têm gerado um impacto considerável nas finanças públicas dos estados, culminando em um delicado equilíbrio fiscal.
De acordo com o mais recente Relatório de Gestão Fiscal em Foco (RGF) dos Estados e do Distrito Federal, publicado pelo Tesouro Nacional nesta segunda-feira (23), quatro estados ultrapassaram o limite de gastos com o funcionalismo público do Poder Executivo local. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estabelece que os estados e municípios não podem alocar mais de 49% da receita corrente líquida (RCL) com pessoal no Poder Executivo. No segundo quadrimestre, Rio Grande do Norte (57,76%), Roraima (51,61%), Acre (49,92%) e Minas Gerais (49,62%) excederam esse limite, sinalizando uma necessidade premente de ajustes nas políticas fiscais.
O impacto da desoneração dos combustíveis, que ocorreu entre julho e dezembro de 2022, será particularmente sentido por estados como Minas Gerais. A redução do ICMS sobre os combustíveis acarretou uma significativa perda de receita para essas unidades federativas. Entretanto, há uma perspectiva otimista de alívio ao final deste ano, com a União começando a compensar os estados em R$ 27 bilhões.
Nesse contexto, torna-se imperativo que os gestores estaduais adotem medidas prudentes e eficazes para garantir a estabilidade fiscal.
Por meio de pronunciamento realizado nesta terça-feira, 24, na Cidade Administrativa, o secretário de Estado de Fazenda, Gustavo Barbosa, falou da proposta do Governo para o Plano de Recuperação Econômica de Minas.
O documento é fundamental para o Estado conseguir equacionar a dívida com a União e, principalmente, ter sustentação fiscal para a continuidade das atividades que envolvem a administração pública nos próximos anos.

Leia Também

foto-trabalho-editorial-30-04-2025

Dia do Trabalhador

O Dia do Trabalhador, celebrado hoje, 1º de maio, é tradicionalmente uma data marcada por lutas, conquistas e reflexões sobre as condições de trabalho. No entanto, em tempos de profundas transformações nas relações laborais, a pergunta que se impõe é:…
foto-editorial-jovens-trabalho-29-04-2025

Jovem no trabalho

Os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apontam uma transformação significativa no cenário do desemprego juvenil no Brasil. Nos últimos três meses de 2024, a taxa de desocupação entre jovens de 14 a 24 anos caiu para…
foto-violencia-escolas-editorial-28-04-25

Violência nas escolas

Os dados são alarmantes e exigem atenção imediata: a violência no ambiente escolar no Brasil mais do que triplicou em apenas uma década. De acordo com levantamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), os…
foto-educacao-26-04-25

Desigualdade no aprendizado

A análise do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) revela de forma contundente a profunda desigualdade educacional existente no Brasil. De acordo com o levantamento, realizado pela primeira vez no país em 2021 e divulgado em 2023, os estudantes…
foto-acelerado-editorial-24-04-2025

Ritmo acelerado

O primeiro trimestre de 2025 trouxe um sinal claro da vitalidade econômica e do espírito empreendedor em Minas Gerais: foram abertas 32.041 novas empresas, o equivalente a 356 por dia. O dado, divulgado pela Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg),…
foto-editorial-geracao-24-04-2025

Geração Z

A Geração Z, muitas vezes retratada por estereótipos ligados ao imediatismo e à hiperconexão, dá sinais claros de que merece ser compreendida por outros ângulos — especialmente quando o assunto é responsabilidade financeira e profissional. É o que aponta uma…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!