Conferência tem início com a apresentação dos programas culturais na Urca

Poços de Caldas, MG – A 5ª Conferência Municipal de Cultura teve início na noite da última segunda-feira (23), no Salão Bruno Filisberti, no Espaço Cultural da Urca. A abertura foi marcada por uma homenagem à atriz e diretora Larissa Garcia, uma das fundadoras da Cia. de Teatro Conscius Dementia, que faleceu no último dia 10, aos 35 anos, em decorrência de um câncer, deixando um legado de dedicação e amor à arte.
Na abertura, foi feita uma homenagem à atriz e diretora Larissa Garcia
Na sequência foi lido e aprovado o Regimento da 5ª Conferência Municipal de Cultura. O primeiro dia foi dedicado à apresentação dos Programas da Secretaria Municipal de Cultura, resultados da conferência anterior, realizada no ano passado. A criação dos Programas Culturais foi uma demanda prioritária a ser superada a partir da 4ª Conferência Municipal de Cultura em 2022, que reuniu o setor cultural do município para mapear os principais desafios para o cumprimento das políticas públicas previstas no Plano Municipal de Cultura.
No âmbito do Sistema Municipal de Cultura, Programa Cultural é entendido como um conjunto de ações permanentes e estruturantes com objetivos e recursos estimados para sistematizar e organizar a operação do Plano Municipal de Cultura, por meio de atividades mensuráveis.
O secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra, apresentou os seis programas desenvolvidos pela equipe: Programa de Valorização dos Agentes Culturais e Difusão; Programa de Valorização das Culturas Tradicionais; Programa de Gestão e Transparência, Programa Cultura +, Programa de Fomento à Cultura; e Programa Cultura Investe. Na sequência, foi aberto o espaço de escuta dos agentes culturais participantes.
“É importante iniciarmos a conferência trazendo os resultados da anterior. Apresentamos os programas que são frutos da escuta da conferência realizada em âmbito local no ano passado e que estão disponíveis para consulta nas nossas redes sociais. Seguimos agora com as discussões dos eixos propostos pelo Ministério da Cultura e eleição das pessoas delegadas que representarão o município na Conferência Estadual de Cultura”, destaca o secretário Gustavo Dutra. A 5ª Conferência Municipal de Cultura será encerrada na quarta-feira (25), com a plenária de apresentação das propostas.