lucia_8

Lúcia Machado de Almeida é a escritora indicada do especial “Série Vaga-lume 50 anos”

Data da Publicação:

08/11/2023

Poços de Caldas, MG – A Ilha Perdida. Um cadáver ouve rádio. O Escaravelho do Diabo. O Caso da Borboleta Atíria. Zezinho, o dono da porquinha preta. Os Barcos de Papel. Um leão em família. Principal referência literária de pelos menos três gerações de crianças e jovens, a Série Vaga-lume completa 50 anos de lançamento em 2023. Para celebrar os sucessos que seguem impactando os jovens leitores de ontem e de hoje, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços divulga, toda terça-feira, um autor da coleção com as indicações de livros disponíveis para empréstimos nas cinco unidades.
A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infanto-juvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021.
A autora indicada dessa semana é a talentosa e criativa Lúcia Machado de Almeida. Nascida em Santa Luzia, em 1910, Lúcia Machado de Almeida exerceu o jornalismo por quase 60 anos, tendo sido editora do Suplemento Literário de Minas Gerais. Como escritora, ganhou inúmeros prêmios literários, como a Medalha de Ouro da Bienal do Livro de São Paulo e o Jabuti, o prêmio literário mais importante do Brasil.
Suas obras marcaram a infância e a adolescência de milhares de brasileiros, tendo escrito clássicos infantojuvenis, como “O escaravelho do diabo” e “O caso da borboleta Atíria”. A escritora faleceu em 2005, aos 94 anos de idade, no interior de São Paulo.

Leia Também

Foto: Flipocos/Divulgação

Valter Hugo Mãe em Poços de Caldas: “Aproximação do livro é empoderamento”

Poços de Caldas, MG - Um dos maiores nomes da literatura portuguesa da atualidade, o escritor nascido Valter Hugo Lemos em Angola e criado em Portugal, adotou o sobrenome Mãe por um motivo especial: essa é a figura com maior…
Foto: Flipoços/Divulgação

Eduardo Bueno, o Peninha, participa do Flipoços 2025 com irreverência e paixão pela história

Poços de Caldas, MG - O escritor, jornalista, editor e tradutor Eduardo Bueno — conhecido do grande público como Peninha — foi uma das atrações mais esperadas da programação do Flipoços 2025, em Poços de Caldas (MG). Antes de sua…
Foto: Flipoços/Divulgação

2ª Sessão – Mesa Literatura e Poesia – “Mapa da Poesia – Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Aconteceu nesta quarta-feira, dia 30, a 2ª Sessão – Mesa Literatura e Poesia – “Mapa da Poesia – Poços de Caldas” – Trata-se de uma coleção de livros para crianças e jovens, criada pelo escritor…
Foto: Divulgação

Primeira edição do Samba de São Jorge é sucesso no Cascatinha

Poços de Caldas, MG - No último domingo (27), a arena do Ginásio Moleque César, no Cascatinha, foi palco da 1ª edição do Samba de São Jorge, uma realização do Grupo Afoxé Herança Africana, que contou com o apoio da…
Foto: Divulgação

Dia de Santa Cruz abre a programação cultural da Festa de São Benedito

Poços de Caldas, MG - Primeira grande manifestação da programação cultural da Festa de São Benedito, o Dia de Santa Cruz é celebrado a 3 de maio. A cerimônia de abertura da Capela de Santa Cruz, nas imediações do Complexo…
Foto: Divulgação

Exposição “Percepção além do olhar” no Museu abre portas para os alunos da rede pública

Poços de Caldas, MG - O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas recebeu, entre os dias 22 e 25 de abril, os alunos de escolas municipais para visitação à exposição “Percepção além do olhar”, da artista plástica Adriana…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!