Poços de Caldas conquista o bicampeonato do Prêmio Band Cidades Excelentes

Poços de Caldas, MG – Poços de Caldas alcançou mais uma notável conquista ao ser agraciada, pela segunda vez consecutiva, com o Prêmio Band Cidades Excelentes na categoria Infraestrutura e Mobilidade. O anúncio, realizado durante a cerimônia de premiação, ressalta o comprometimento e a eficiência da gestão municipal na promoção de melhorias significativas para a população.
O prefeito Sérgio Azevedo expressou sua gratidão e satisfação ao compartilhar a notícia com os cidadãos de Poços de Caldas. “Este bicampeonato é o resultado do trabalho incansável de nossa equipe, liderada pelo dedicado secretário Damião, e de todos os servidores municipais que, com sua dedicação diária, são os verdadeiros protagonistas desse reconhecimento”.
A categoria de Infraestrutura e Mobilidade destaca a excelência no planejamento urbano, investimentos em vias públicas, transporte, acessibilidade e demais aspectos que impactam diretamente na qualidade de vida dos moradores. Poços de Caldas se destacou não apenas pela manutenção e expansão de sua infraestrutura, mas também por iniciativas inovadoras que tornaram a mobilidade urbana mais eficiente e sustentável.
O Prêmio Band Cidades Excelentes 2023 é realizado pelo Grupo Bandeirantes, em parceria com o Instituto Aquila. Poços disputou a final contra Uberlândia e Uberaba, as mesmas cidades que estavam na disputa no ano passado.
A cerimônia desse ano reconheceu, dentre os 853 municípios mineiros, aqueles que se destacaram no ano de 2023 em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Para cada pilar, os municípios são avaliados em três categorias de avaliação, conforme o tamanho da sua população: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes.
Além dos ganhadores por pilar em cada categoria, houve ainda uma premiação especial para o vencedor geral em cada grupo populacional. Os municípios concorreram em todos os seis pilares do prêmio e na nota geral IGMA. No total, foram 44 cidades finalistas.
Por meio do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que usa conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, foram reconhecidos os municípios que agregam projetos propulsores para o desenvolvimento sustentável e gestões que contribuem para a qualidade de vida da população.
A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial. A partir de algoritmos, ela consolida os resultados de 62 indicadores em uma única nota final. Além dos indicadores, projetos qualitativos foram enviados pelos municípios para avaliação do Aquila. Quando constatada a contribuição dessas atividades para a qualidade de vida da população, houve aumento na nota final do IGMA final e do pilar no qual os projetos estão inseridos.
Para o prefeito, Sérgio Azevedo, a participação de Poços de Caldas no Prêmio Band Cidades Excelentes 2023 é um feito notável e de extrema importância para a cidade e seus habitantes. “Todo prefeito que chega aqui e tem esse reconhecimento, há por trás muito trabalho e esforço de muita gente. Poços de Caldas tem conquistado esse reconhecimento porque é uma gestão de continuidade. Contamos com uma equipe muito bem preparada na gestão e com isso temos colhido os frutos deste trabalho. A cidade tem avançado e alcançado bons resultados, quero compartilhar isso com cada um dos nossos servidores e secretários e nos colocar à disposição para compartilhar essa experiência, além de colocar a cidade no mapa nacional como um exemplo de gestão eficiente e impulsionando o desenvolvimento econômico, social e ambiental, contribuindo significativamente para a qualidade de vida de todos.”