Prefeitura inaugura Centros Dia para idosos nas regiões oeste e central

Poços de Caldas, MG – “Um lugar onde a gente se sente em casa”. É assim que Nelson de Moura Gavião, de 77 anos, atendido no Centro Dia Oeste, resume o serviço inaugurado oficialmente na manhã desta quinta-feira (30). Para ele, participar das atividades do Centro Dia melhora toda a sua rotina no dia a dia.
Além do Centro Dia Oeste, no Jardim Country Club, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, também inaugurou nesta manhã o Centro Dia Centro, no Jardim Quisisana.
Com o Edital de Chamamento Público 4/2023, o município passou a contar com quatro Centros Dia. Três já estão em funcionamento, nas regiões sul, central e oeste. O Centro Dia da região leste está em fase de finalização do imóvel. O serviço é ofertado em parceria pelas Organizações da Sociedade Civil vencedoras do edital: Associação de Promoção Humana e Ação Social (APHAS) e Associação Metodista de Ação Social (AMAS).
O Centro Dia é um espaço que oferece diversas atividades que contribuem no processo de envelhecimento ativo e saudável. O atendimento é gratuito e tanto os idosos como os familiares se beneficiam do serviço. O serviço integra a Proteção Social Especial de Média Complexidade, sendo classificado como Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas Idosas na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.
“Hoje é um dia especial, não apenas para mim como prefeito, mas para todos nós que acreditamos no compromisso com o bem-estar e qualidade de vida de nossa população, em especial, de nossos idosos. Este é um marco significativo em nossa jornada para proporcionar um ambiente acolhedor e estimulante para nossos idosos, garantindo que vivam com dignidade e carinho. Aumentamos o número de vagas disponíveis nos Centros Dia de 20 para 240. E não vamos parar por aqui. Nossa meta é chegar a 300 vagas nos Centros Dia, garantindo que os idosos da nossa comunidade tenham a oportunidade de participar e usufruir desses espaços dedicados ao cuidado e à convivência”, destacou o prefeito Sérgio Azevedo.
O prefeito também informou que, para garantir que todos tenham acesso e oportunidade de participar, está sendo implementado também o serviço de transporte para que os idosos possam chegar até os Centros Dia. “Queremos que cada um se sinta parte desta comunidade”, afirmou.
Os Centros Dia são voltados para o atendimento dos idosos que fazem parte do público da assistência social, em situação de vulnerabilidade social ou econômica. “A inauguração dos Centros Dia é uma expansão do nosso compromisso em oferecer serviços de qualidade, promovendo a integração social e proporcionando atividades enriquecedoras para nossos idosos. Quero agradecer especialmente os servidores da secretaria que tanto se empenham e se dedicam para que tudo isso vire realidade para atender a população”, ressaltou a secretária municipal de Promoção Social, Marcela de Carvalho. Ela também agradeceu a todos os envolvidos no projeto, desde os profissionais responsáveis pelo cuidado com os idosos até a comunidade que apoia e contribuiu para tornar este sonha uma realidade.