REVISIONISMO – CONCEITO

Data da Publicação:

09/12/2023

Hugo PONTES
Professor, poeta e jornalista

O revisionismo é uma abordagem de pensamento que busca reexaminar e reinterpretar fatos históricos, teorias ou ideias estabelecidas. No contexto histórico, o termo “revisionismo” é frequentemente associado a tentativas de reavaliar e modificar interpretações convencionais de eventos passados.
Essa prática pode acontecer em várias áreas do conhecimento como a história, política, economia e, também, no campo da ciência.
Existem diferentes formas de revisionismo em várias áreas e disciplinas, mas – quando aplicado à história – esse tipo de revisionismo pode envolver a reconsideração de versões aceitas anteriormente de eventos, personalidades ou períodos históricos. Às vezes, o revisionismo é motivado por novas evidências, perspectivas ou abordagens analíticas que desafiam as interpretações até então predominantes.
É importante observar que o termo “revisionismo” nem sempre implica uma conotação negativa. Pode ser uma parte legítima do processo acadêmico ou científico em que estudiosos revisam e ajustam interpretações históricas à medida que novas informações e abordagens se tornam disponíveis. Em alguns casos, o termo também pode ser usado para descrever esforços que buscam reinterpretar eventos de maneira tendenciosa ou distorcida, muitas vezes para promover uma agenda política ou ideológica específica.
Assim o olhar sobre o revisionismo histórico pode variar dependendo do contexto específico e das intenções por trás das revisões propostas.
Por fim pode-se depreender que encontramos duas formas básicas de revisionismo histórico:
O revisionismo moderado que consiste numa abordagem que busca corrigir erros factuais, preencher lacunas na compreensão histórica e incorporar novas descobertas ou perspectivas sem, contudo, questionar radicalmente a estrutura geral da história estabelecida. E o revisionismo radical que envolve a reinterpretação que contesta os eventos históricos, desafiando as interpretações estabelecidas a fim de propor visões alternativas em relação aos eventos passados.

Leia Também

MEMÓRIA – A seleção de 1958 em Poços de Caldas

Hugo PONTES Pesquisa e texto           Esse texto é uma homenagem a todos aqueles que participaram  da grandiosa primeira Copa do Mundo conquistada pelo Brasil, e a consequente revelação de jogadores que ainda hoje estão na…

O preço da conformidade e as lições de Procusto

Gustavo Roberto Januario Procurador Federal 1. Considerações acerca da conformidade Conformidade é um termo que se refere ao ato de ajustar comportamentos, crenças e atitudes para corresponder às normas e expectativas de um grupo social ou da própria sociedade. Em…

Golpe do Amor

Veruska Matavelli Prata Maziero Psicóloga- CRP 04/79749 Instagram: @psiveruskamaziero   O “golpe do amor”, também conhecido como estelionato sentimental, é um esquema no qual golpistas manipulam emocionalmente suas vítimas para obter vantagens financeiras ou outros benefícios. Mulheres que caem nesse…

Santos Dumont em Poços de Caldas

Do livro “Visitantes Ilustres – Poços de Caldas 1886-1986”, de Hugo Pontes*, publicado em 2018   Tudo o que se escrever sobre Alberto Santos Dumont será pouco pelo muito com que ele contribuiu para a humanidade. Dumont nasceu a 30…
foto-veruska-07-04-25

Burnout: quando o corpo pede socorro

Burnout não é apenas cansaço. É um esgotamento profundo que se constrói ao longo do tempo e precisa ser levado a sério. O cansaço extremo tem uma história, e ignorar seus sinais pode ter consequências graves para a saúde mental…

Minas Gerais e sua riqueza mineiral

Hugo PONTES* Minas Gerais compreende as terras, no Brasil, onde – apesar de toda a exploração e buracos já feitos – a riqueza mineral é abundante pois temos aqui todo tipo de minério do ouro ao ferro passando pelas águas…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!