Atletas do Cidep de Poços participam do Camping Escolar Paralímpico

Poços de Caldas, MG – O Camping Escolar Paralímpico reúne 152 jovens no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para vivenciar uma semana de treinos. As atividades tiveram início nesta segunda-feira, 29 e vão até domingo, 4 de fevereiro.
O projeto é idealizado e realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2018, por meio de sua Diretoria de Desenvolvimento Esportivo. A iniciativa tem como objetivo proporcionar a jovens atletas, com idade entre 12 e 17 anos, selecionados a partir das Paralimpíadas Escolares, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento.
Atletas do CIDEP – Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico – de Poços de Caldas estão presentes no evento cuja programação inclui treinos físicos e técnicos, com a mesma estrutura utilizada por atletas profissionais, bem como palestras sobre diversos temas que envolvem o esporte, tais como: nutrição e enfermagem, Atleta Cidadão e Bolsa Atleta, comunicação e saúde, entre outros. São 14 horas diárias de atividades – das 7h às 21h. O CPB arca com todos os custos de hospedagem, alimentação, uniforme e transporte dos participantes.
Participam atletas de 10 modalidades oriundos de 22 estados e do DF (as exceções são Acre, Alagoas, Bahia e Piauí): atletismo (31), badminton (16), basquete em cadeira de rodas (7), bocha (12), futebol para paralisados cerebrais (16), halterofilismo (10), natação (30), tênis de mesa (12), tênis em cadeira de rodas (6) e vôlei sentado (12). Além deles, 26 treinadores e auxiliares também participarão das atividades.
O Camping é uma das iniciativas mais bem-sucedidas que envolvem a base do paradesporto nacional. No Parapan de Jovens de Bogotá 2023, por exemplo, nove dos 96 atletas que representaram o Brasil passaram pelo projeto. Todos subiram ao pódio na capital colombiana.
Os atletas do Camping, além de cumprirem todas as atividades propostas pelos técnicos do CPB e confederações, responsabilizam-se por participarem de competições regionais e/ou nacionais de suas modalidades ao longo do ano.

Depoimentos

Phelipe Rodrigues
“Uma experiência muito boa, oportunidade de aprender mais sobre o futebol”

Diógenes Medina
“Estou feliz de fazer parte pela 3ª vez do camping, oportunidade única de praticar o esporte que eu amo”

Jenifer Revoredo
“Representa responsabilidade, convivência e desenvolvimento como pessoa”

Leonardo Souza
“ A experiência de estar em um camping paralímpico é muito significativo pois essa é a porta de entrada desses garotos no mundo do esporte de alto rendimento que resultará futuramente em medalhas para o Brasil em mundiais e Paralimpíadas.
Para Poços de Caldas é muito significativo em um quadro de 15 pessoas na modalidade de pessoas de todo o Brasil, temos 3 atletas e 1 técnico, isso mostra que o trabalho desenvolvido pelo Cidep tem um grande significado no cenário nacional”.

Eraldo Sandi
“Essa oportunidade para os atletas com deficiência é fruto do trabalho desenvolvido pelo Clube Cidep que tem um convenio “Poços Paralímpica”, com a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas através Secretaria Municipal de Esportes e Lazer”.

CONVOCADOS

MODALIDADE ATLETA CIDADE ESTADO

FUTEBOL PC ANDRÉ ISCAVA ALMEIDA BRASÍLIA DF
FUTEBOL PC GABRIEL COSTA FREIRE GAMA DF
FUTEBOL PC YAN JEFERSON F. LIMA GAMA DF
FUTEBOL PC EDVANDRO DOS SANTOS DOIS IRMÃO DO BURITI MS
FUTEBOL PC DANIEL HENRIQUE PINHEIRO BELO HORIZONTE MG
FUTEBOL PC DIOGENES JESUS M. SANCHES POÇOS DE CALDAS MG
FUTEBOL PC JENIFER ALMEIDA REVOREDO POÇOS DE CALDAS MG
FUTEBOL PC PHELIPE GABRIEL BARBOSA POÇOS DE CALDAS MG
FUTEBOL PC ENDEL SAMUEL PEIXEIRA BELÉM PA
FUTEBOL PC HENRIQUE COSTA DOS SANTOS BELÉM PA
FUTEBOL PC JEFERSON FERREIRA DE SOUZA BELÉM PA
FUTEBOL PC JORDANA VITORIA DOS SANTOS BELÉM PA
FUTEBOL PC JHONATHAN RAMOS RIO DE JANEIRO RJ
FUTEBOL PC MARCOS DANIEL RODRIGUES DUQUE DE CAXIAS RJ
FUTEBOL PC MARIA CLARA PEREIRA GASPAR SC
FUTEBOL PC PEDRO GABRIEL PEREIRA BLUMENAU SC
TÉCNICO Marcos V. Ferreira Ramos Rio de Janeiro RJ
TÉCNICO Leonardo R. De Souza Poços de Caldas MG