Projeto de novas calçadas no centro inicia implantação de novo paisagismo

Poços de Caldas, MG – O projeto de revitalização das calçadas da área central de Poços de Caldas, além de contemplar todo o trecho envolvido com novo piso, sinalização horizontal e iluminação, abrange ainda novo paisagismo, marcado por canteiros com vegetação colorida e exuberante e plantio de árvores. Além disso, as novas calçadas protegem o solo, com parte do piso com instalação de material permeável, como grama ou tijolos de argila.
Nesta semana, foi iniciado o plantio das novas árvores, na Av. Francisco Salles, a cargo da Divisão de Parques e Jardins da Secretaria de Serviços Públicos. Neste trecho, foram plantadas mudas da espécie Ipê-amarelo, de menor porte, adequado para arborização urbana. No projeto, em sua totalidade, está previsto o plantio de diversas mudas de árvores das espécies Ipê, Resedá e Cerejeira.
Na rua Assis Figueiredo, o centro comercial da cidade, nos entroncamentos com as ruas São Paulo, Rio de Janeiro, Prefeito Chagas e Junqueiras serão implantados espaços de convivência, com a instalação de bancos e canteiros de flores, bicicletário, novas lixeiras, nova e moderna sinalização das faixas de pedestres, e total acessibilidade. Também serão atualizadas as sinalizações de trânsito horizontais e verticais.
A revitalização das calçadas contribuirá diretamente para a valorização do espaço público, tornando os locais mais atrativos e convidativos para os poços-caldenses e turistas.
Segundo o secretário de Serviços Públicos, Celso Donato, o projeto das calçadas no centro de Poços de Caldas é um marco na transformação urbana da cidade, enfatizando a importância crucial do paisagismo na criação de espaços públicos mais agradáveis e sustentáveis. “Ao integrar novos pisos, sinalização, iluminação e, principalmente, um paisagismo inovador, estamos não apenas embelezando a área central, mas também promovendo a biodiversidade, o bem-estar dos cidadãos e o turismo local. Os canteiros com vegetação colorida e exuberante, junto ao plantio criterioso de espécies de árvores como Ipê, Resedá e Cerejeira, trazem não só beleza natural, mas também contribuem para a melhoria da qualidade do ar e redução da poluição sonora. Esse projeto, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e executado com rigor e dedicação pela Divisão de Parques e Jardins da Secretaria de Serviços Públicos, reflete nosso esforço contínuo em tornar Poços de Caldas uma cidade cada vez mais verde, acessível e acolhedora para todos.”
O material selecionado para as novas calçadas é o granito com acabamento flameado, escolhido por sua alta durabilidade e textura única, que garante a segurança dos pedestres. Além disso, a utilização de paver no piso adiciona um toque rústico ao mosaico urbano.
O projeto foi realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, tendo como a empresa vencedora da licitação, por meio da concorrência pública 001/2023. A fiscalização da obra estará a cargo da Secretaria Municipal de Projetos e Obras Públicas.
Cabe ressaltar que toda a revitalização atende às leis de acessibilidade n. 10.098, de dezembro de 2001, ABNT NBR 9050:2020 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Com consulta aos órgãos, CONPEDE – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e CONDEPHACT-PC – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços.
A implantação de novas calçadas foi iniciado em agosto de 2023, pela Praça Pedro Sanches. A obra já seguiu pela Av. Francisco Salles e adentrou pela rua Assis Figueiredo, no final de fevereiro. Para evitar transtornos tanto para os pedestres como para os comerciantes, a obra está sendo feita por etapas. No total, serão 8 mil metros quadrados de calçadas revitalizadas.
José Benedito Damião, secretário de Obras, enfatiza que o projeto está seguindo o cronograma estabelecido e que há uma comunicação constante com os comerciantes locais. As áreas em manutenção são isoladas e as entradas das lojas são preservadas. As obras estão sendo realizadas de maneira gradual e organizada.