Solar

Minas Gerais acaba de ultrapassar um marco histórico no setor de energia renovável, consolidando-se como o líder nacional em geração solar fotovoltaica centralizada, com mais de 4 GW em operação. Este feito não apenas destaca a capacidade de inovação e investimento do estado no aproveitamento de fontes renováveis, mas também reafirma seu papel vital na transição energética do Brasil.
O caminho para alcançar este marco foi pavimentado pela recente inclusão de novos empreendimentos nos municípios de Paracatu e Jaíba. Essas usinas, que começaram a operar na primeira semana de março, adicionaram 220,5 MW à capacidade instalada de Minas Gerais, empurrando o estado para além do limiar de 4 GW em geração solar fotovoltaica centralizada. Este tipo de geração, caracterizado pela construção de grandes usinas em locais estrategicamente selecionados para otimizar a captação solar, tem se mostrado uma estratégia eficaz para a expansão da energia limpa no país.
Atrás de Minas Gerais, a Bahia e o Piauí ocupam o segundo e terceiro lugares, respectivamente, com 2,05 GW e 1,51 GW de capacidade instalada. A distinção desses estados sublinha a liderança do Nordeste e do Sudeste no aproveitamento do potencial solar do Brasil, evidenciando uma tendência crescente de diversificação da matriz energética nacional, anteriormente dependente de fontes hídricas e fósseis.
A conquista de Minas Gerais não é apenas um testemunho do comprometimento do estado com o desenvolvimento sustentável, mas também um sinal promissor para o futuro da energia renovável no Brasil. A superação deste marco histórico reforça a importância de continuar investindo em tecnologias limpas e eficientes, bem como na infraestrutura necessária para seu aproveitamento. Com a crescente demanda por energia e a urgência em combater as mudanças climáticas, a expansão da geração solar fotovoltaica centralizada é uma estratégia essencial para garantir um futuro energético sustentável e resiliente.