Professora conquista medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

Daiene Delpupo
Mosaico Comunicação

Poços de Caldas,MG – A noite desta quarta-feira foi de emoção e reconhecimento para 10 professores de Matemática do País, que conquistaram o Ouro na primeira edição da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr). Entre eles, Christiano Otávio de Rezende Sena, de Belo Horizonte, e Silmara Louise da Silva, de Poços de Caldas, ambos professores de escolas públicas.
Minas foi o único estado do País a ter mais de um professor premiado na categoria ouro. Os dois começam, agora, a contagem regressiva para embarcar, em setembro, rumo a um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias a Xangai, onde vão conhecer o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco) na Universidade Normal da China, levando em conta que o país figura sempre entre os de melhor desempenho no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).
Cerca de 600 professores participaram da competição nacional que contou com três etapas de avaliação: uma prova, uma apresentação em vídeo (ilustrando o trabalho desenvolvido em sala de aula) e uma entrevista com membros do Conselho Acadêmico da OPMBr

Reconhecimento e
incentivo
A ideia de criar a Olimpíada surgiu porque, ao contrário da China, o desempenho do Brasil no Pisa, na área de Matemática, deixa muito a desejar. “Ocupamos hoje a 65ª posição no ranking de 81 países que participaram do último Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), divulgado no final ano passado. Por outro lado, fazemos parte da elite da Matemática mundial (nível 5 da Internacional Mathematical Union – IMU) com pesquisadores e professores reconhecidos mundialmente”, explica Adauto Caldara, do comitê executivo da OPMBr.
Segundo ele, a equação mal resolvida mobilizou um grupo de colegas engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que se reuniu online na época da pandemia. “Ali surgia a ideia da Olimpíada que colocamos em prática no ano passado e que agora tem seus primeiros premiados. É motivo de orgulho e satisfação ter reunido tantos bons professores, não só os que conquistaram o ouro, mas também classificados nas categorias prata e bronze. São histórias de superação e amor à Matemática e ao ensino que merecem ser reconhecidas e replicadas”, diz.
Tanto que, depois da viagem para Xangai, o trabalho continua. “No retorno, o próximo passo previsto é a realização de 50 workshops – cada um dos premiados ministrará cinco – em 50 cidades definidas em parceria com o Ministério da Educação”, explica.

Amor à Matemática
No grupo de 10 premiados, há mesmo muitas lições de entrega, superação e dedicação. A mineira Silmara é uma delas.
Filha de professora, viu em sua mãe um exemplo a ser seguido profissionalmente. Acompanhado, desde pequena, a rotina da mãe entre escolas e planejamentos de aula em casa, decidiu que seguiria seus passos. Hoje, é professora de Matemática em cinco escolas de Poços de Caldas, em Minas Gerais.
Segundo ela, a rotina de estudos sempre fez parte da vida da família. Tanto a sua mãe quanto seu pai, que apesar de não ser professor, fez ensino médio completo e curso técnico na área de hidráulica, tinham prazer e paciência em ensiná-la.
“Meus pais sempre foram muito calmos, pacientes e didáticos ao me ensinar as coisas. Pegavam livros, dicionários e usavam muitos brinquedos educativos para me explicar sobre diversos assuntos que eu demostrasse curiosidade. Lá em casa, nunca teve brinquedo tradicional, como bonecas. Eu sempre brinquei aprendendo algum conteúdo, seja de matemática, ciências e outros assuntos”, conta.
Segundo Silmara, a metodologia usada pelos seus pais, ao sanar suas dúvidas e indagações da infância e adolescência, é a que ela aplica hoje em sala de aula, com seus alunos. “Meus pais me olhavam com muita empatia, sabendo que eu estava descobrindo o mundo e tinha muitas curiosidades. Então, eles realmente dedicavam seu tempo para me explicar sobre as coisas. Nenhuma dúvida minha era irrelevante para eles” lembra.
“Quando eu perguntava o que era determinada coisa para os meus pais, eles não só explicavam com palavras, como mostravam figuras, liam o conceito em dicionário junto comigo e mostravam a aplicação daquela coisa no dia a dia. Eu absorvia muito melhor e isso aguçava ainda mais a minha curiosidade e o interesse em aprender. Hoje, faço exatamente assim com os meus alunos. Proporciono um ambiente leve, acolhedor, empático e democrático para que todos os alunos se sintam confortáveis em explanar e sanar suas dúvidas em sala de aula. Além disso, quando vejo que um aluno está com um pouco mais de dificuldade e não está conseguindo acompanhar o restante da turma, me disponibilizo para ensiná-lo individualmente nos intervalos ou após a aula”, conta.
É desta forma que Silmara se tornou a professora mais querida das escolas por onde passa e conseguiu reverter o aprendizado em matemática nessas instituições. “O aluno quer ser ouvido e respeitado. Na minha sala de aula não tem hierarquia, tem respeito e empatia para a individualidade e realidade de cada estudante. Certamente, dá muito mais trabalho ensinar assim, buscando lidar com as necessidades específicas de cada aluno, mas é muito prazeroso colher o resultado disso. Ver quem dizia não gostar de matemática, passar a amar vir para as minhas aulas e descobrir um novo potencial na disciplina é a maior recompensa do meu trabalho”, afirma.

Confira a lista com todos os vencedores na categoria Ouro:

– Silmara Louise da Silva – EE DAVID CAMPISTA – Poços de Caldas, Minas Gerais
– Christiano Otávio de Rezende Sena – CEFET-MG – Campus I – Belo Horizonte – Minas Gerais
– Felipe Mascagna Bittencourt Lima – IFSP – CAMPUS SAO JOAO DA BOA VISTA – JARDIM ITALIA – São João da Boa Vista – São Paulo
– Jose Fabio de Araújo Lima – EE – CENTRO INTEGRADO DE EDUCACAO ASSIS CHATEAUBRIAND, Feira de Santana, Bahia
– Josiéli Fátima Tonin Pagliosa – ESC EST NORMAL JOSE BONIFACIO – Erechim, Rio Grande do Sul
– Kacio José Cardoso Santos – Centro Estadual de Educaçao Profissional Professora Lourdinha Guerra – Parnamirim, Rio Grande do Norte
– Milena Monique de Santana Gomes – EEEFM PROF OLIVINA OLIVIA CARNEIRO DA CUNHA – João Pessoa – Paraíba
– Roberto Cesar Cucharero Peregrina – CE PREFEITO MENDES DE MORAES – ILHA DO GOVERNADOR – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
– Romis de Sousa Moraes – E M E F MADRE TERESA DE JESUS – Ourilândia do Norte – Pará
– Rubens Lopes Netto – CENTRO DE EDUCACAO QUILOMBOLA DEPUTADO JULIO PIRES MONTELES – Anapurus, Maranhão