livro_5

“Mulheres que correm com os lobos” abre as indicações de leitura de abril

Data da Publicação:

05/04/2024

Poços de Caldas,MG – Para a escritora Clarissa Pinkola Estés, a essência da mulher é composta por força, resiliência e natureza selvagem. Essa é a temática abordada pela autora no seu livro Mulheres que correm com os lobos, publicado em 1992, indicação de leitura das bibliotecas públicas desta semana. Na obra, a psicanalista explora mitos e contos para oferecer uma compreensão profunda da psique feminina e promover a cura emocional.
A autora utiliza contos antigos de diversas culturas para explorar a natureza selvagem da mulher, que muitas vezes é reprimida pela sociedade. Ela argumenta que as mulheres têm uma essência instintiva, poderosa e criativa, simbolizada pelo lobo, e que ao reconectar-se com essa natureza interior, elas podem encontrar a liberdade, a força e a criatividade que necessitam para viver uma vida plena e ser exatamente como é em toda a sua autenticidade.
Ao longo das páginas, Clarissa oferece pensamentos e conselhos práticos para ajudar as mulheres a honrarem suas emoções e navegarem pelas complexidades da vida com sua força e alcançarem o autoconhecimento.
Clarissa nasceu nos Estados Unidos, em 1945, em uma pequena vila em Indiana. Filha de nativa indígena e de um mexicano, ela cresceu convivendo com imigrantes e teve acesso a muitas histórias, lendas e mitos de outros povos, contados e recontados por parentes e pelos pais adotivos.
É formada em psicologia e psicoterapia pela Colorado Heights University em 1976. Obteve seu doutorado em psicologia étnico-clínica em 1981, com foco na história indígena e de padrões psicológicos e sociais de grupos e culturas tribais. Em 1984, fez pós-doutorado pela The Inter-Regional Society of Jungian Analysts, em Zurique, na Suíça.
Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, divulga uma sugestão de leitura. O objetivo é democratizar o acesso ao acervo bibliográfico, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços, atuando no fomento ao livro, à leitura e à literatura. O livro Mulheres que correm com lobos está disponível para empréstimo em três bibliotecas de acesso público do Sistema Municipal.

Leia Também

Foto: Flipoços/Divulgação

Eduardo Bueno, o Peninha, participa do Flipoços 2025 com irreverência e paixão pela história

Poços de Caldas, MG - O escritor, jornalista, editor e tradutor Eduardo Bueno — conhecido do grande público como Peninha — foi uma das atrações mais esperadas da programação do Flipoços 2025, em Poços de Caldas (MG). Antes de sua…
Foto: Flipoços/Divulgação

2ª Sessão – Mesa Literatura e Poesia – “Mapa da Poesia – Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Aconteceu nesta quarta-feira, dia 30, a 2ª Sessão – Mesa Literatura e Poesia – “Mapa da Poesia – Poços de Caldas” – Trata-se de uma coleção de livros para crianças e jovens, criada pelo escritor…
Foto: Divulgação

Primeira edição do Samba de São Jorge é sucesso no Cascatinha

Poços de Caldas, MG - No último domingo (27), a arena do Ginásio Moleque César, no Cascatinha, foi palco da 1ª edição do Samba de São Jorge, uma realização do Grupo Afoxé Herança Africana, que contou com o apoio da…
Foto: Divulgação

Dia de Santa Cruz abre a programação cultural da Festa de São Benedito

Poços de Caldas, MG - Primeira grande manifestação da programação cultural da Festa de São Benedito, o Dia de Santa Cruz é celebrado a 3 de maio. A cerimônia de abertura da Capela de Santa Cruz, nas imediações do Complexo…
Foto: Divulgação

Exposição “Percepção além do olhar” no Museu abre portas para os alunos da rede pública

Poços de Caldas, MG - O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas recebeu, entre os dias 22 e 25 de abril, os alunos de escolas municipais para visitação à exposição “Percepção além do olhar”, da artista plástica Adriana…
Foto: Divulgação

Tradição em Poços de Caldas, Festa de São Benedito começa nesta quinta-feira

Poços de Caldas, MG - Já está no fogo a calda de açúcar que ilumina de vermelho os olhos das crianças, encobrindo de muito amor as maçãs. Nos tachos, já tem coco branco e preto e até mesmo de outras…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!