Prefeitura ressalta a importância da conscientização sobre o câncer colorretal

Poços de Caldas, MG – A Prefeitura de Poços de Caldas está empenhada em ampliar a divulgação e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de cólon e reto, também conhecido como câncer colorretal.
O câncer colorretal tem sido uma preocupação crescente devido ao aumento da sua incidência nos últimos anos. Observa-se que a população está cada vez mais exposta aos fatores de risco e menos proteção, especialmente devido a hábitos de vida pouco saudáveis.
Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar aproximadamente 44 mil novos casos da doença por ano no próximo triênio, entre 2023 e 2025, com a maior concentração nas regiões Sudeste e Sul. Estima-se um aumento de 5% ao ano nesses números. Em 2020, foram registradas 20.245 mortes por câncer colorretal no Brasil.
O câncer de intestino é o segundo mais comum entre homens e mulheres. Para combater essa realidade, é essencial promover a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Infelizmente, o câncer colorretal costuma ser silencioso, o que leva muitas pessoas a descobrirem a doença em estágios avançados.
A Prefeitura de Poços de Caldas reitera seu compromisso com a saúde da população e continuará trabalhando em parceria com as demais instâncias para enfrentar esse desafio de saúde pública. Juntos, podemos promover uma cultura de prevenção e cuidado, garantindo um futuro mais saudável para todos.