Balneário Dr. Mário Mourão recebe jovens para aprendizado sobre termalismo

Poços de Caldas, MG – O Balneário Dr. Mário Mourão, situado na Praça Dom Pedro II, também conhecida como Praça dos Macacos, em Poços de Caldas, recebeu cerca de 30 alunos do CAIC Professor Arino Ferreira Pinto, dando continuidade ao projeto “Jovens Mineiros Sustentáveis” com apoio da secretaria de Educação. Esta iniciativa busca integrar o conhecimento das propriedades terapêuticas das águas termais da cidade com a consciência ambiental entre os jovens estudantes.
Fundado em 1896, o Balneário é um dos mais antigos do Brasil, oferecendo uma experiência única com suas águas que emergem a 39 graus e são ajustadas para alcançar entre 37 e 38 graus nas banheiras. Essas águas são conhecidas por seus efeitos sedativos, descongestionantes, relaxantes, analgésicos e vasodilatadores.
Rosilene Faria, diretora do departamento de Serviços Termais, destaca a importância do projeto “Jovens Mineiros Sustentáveis” como um alinhamento às políticas de sustentabilidade de Minas Gerais e do país. Segundo ela, “Levar a conscientização às crianças é o primeiro passo para uma visão sustentável, a visita abordou pontos como o termalismo social, o espaço bem-estar e os benefícios medicinais da água termal, ampliando o conhecimento da nossa história das águas termais e seus benefícios”.
O secretário de Turismo, Israel Pereira, expressa satisfação ao relatar a história da cidade para os jovens, enfatizando que conhecer o passado é essencial para aproveitar e respeitar os recursos naturais presentes. Esta educação precoce pretende preparar cidadãos mais conscientes e responsáveis, que valorizam o legado natural e cultural da região.

Programação
A agenda do Balneário para o resto do mês inclui mais visitas escolares: 16 e 19 de abril: CAIC Professor Arino Ferreira Pinto; 23 de abril: Escola Municipal Dona Lúcia Sacoman Junqueira e 26 e 30 de abril: Escola Municipal Wilson Hedy MolinariAlém de atividades educativas, o Balneário oferece serviços como banhos termais, drenagem linfática e massagens, com agendamentos disponíveis pelo telefone 3697-2316. Estas atividades não só proporcionam relaxamento e saúde, mas também educam sobre a importância da preservação ambiental e o uso responsável dos recursos naturais.