Caldense começa sua caminhada de volta para a primeira divisão

Poços de Caldas, GM – Poços de Caldas, MG – Às vésperas de celebrar um centenário de existência, a Caldense dá início a uma batalha desafiadora neste sábado. O clube de Poços de Caldas está determinado a recuperar seu lugar na elite do futebol mineiro após ser rebaixado no ano anterior. O primeiro desafio é contra o North, time da distante Montes Claros.
Sob o comando do experiente treinador Mauro Fernandes, a missão de recolocar a Caldense na elite é encarada com determinação. O elenco, composto por uma mistura de jovens promissores e jogadores mais experientes, incluindo talentos locais de Poços de Caldas, reflete a esperança da diretoria em uma campanha de sucesso no Módulo II.
O jogo deste sábado acontece às 15h c no Estádio José Maria Melo/Arena Credinor. Será o primeiro confronto da história entre as duas equipes. A Veterana jamais perdeu um jogo em Montes Claros e irá para o confronto com a missão de estrear com o pé direito.

Treino
Nesta sexta o time antecipou a atividade que estava programada para o campo do Ateneu e realizou um treino pela manhã. A atividade consistiu em alongamentos para soltar a musculatura e tirar o peso da viagem e contou com uma movimentação recreativa entre os atletas.

Transmissão
A partida será transmitida ao vivo com imagens e narração pelo canal da TV Caldense no YouTube. O sinal será retransmitido pelo site do jornal Mantiqueira. A transmissão é mais uma ação do departamento de marketing do clube para divulgar o nome da Caldense e proporcionar que os torcedores acompanhem cada detalhe do duelo.

Preparação
O Verdão vem se preparando para a competição desde a segunda quinzena de março e fez dois jogos-treino. Venceu o SEV Hortolândia por 1 a 0 e foi superado pela Inter de Limeira por 1 a 0. Esta semana o elenco se concentrou em atividades técnicas e táticas para fazer uma grande apresentação na estreia e ir em busca da vitória.

Adversário
O North foi fundado em 27 de junho de 2022, utiliza as cores azul, preto, branco e dourado. Fez sua estreia no futebol mineiro na Segunda Divisão do Estadual em 2022, conquistou o título da competição e o acesso para o Módulo II de 2023, onde fez uma campanha com 11 jogos, 4 vitórias, 3 empates, 4 derrotas e terminou na oitava posição da tabela. Atualmente conta em seu elenco com um jogador que já passou pela Veterana, o volante Gabriel Tonini.

Retrospecto
Caldense e North nunca se enfrentaram, mas ao longo de sua história, a Veterana atuou seis vezes na cidade de Montes Claros e jamais perdeu uma partida na cidade. As duas primeiras foram no Estádio João Rebello, diante do Ateneu. Em 1979, pelo Campeonato Mineiro, empate em 1 a 1, com gol alviverde marcado por Juarez e em 1981 pelo Torneio Esperança, goleada por 4 a 0, gols de Chiquinho Assis (2), Armando e Paulo Roberto.
Já no estádio José Maria Melo, foram um total de quatro partidas. Em 1997 e 1998 a Caldense enfrentou o Montes Claros pelo estadual, empate em 0 a 0 e depois vitória por 1 a 0, gol de Edmílson Cenoura. Por fim, em 2009 e 2011, mediu forças com o Funorte, dois empates em 1 a 1. Gol de Leandro Bocão na primeira partida e do meia Luizinho na segunda, jogo que marcou a última partida até então do Verdão no local.

Arbitragem
Juiz: Michel Patrick Costa Guimarães (MG).
Auxiliares: Marconi Helbert Vieira (MG) e Gabriel Luís Santos (MG).
Quarto Juiz: Richard Daniel Guimarães (MG).
Analista de Campo: Eduardo Henrique Vieira Campos (MG).