Alcoa Poços de Caldas faz doação de ambulância para a cidade de Divinolândia

Poços de Caldas, MG – A Alcoa Poços de Caldas fez a doação de uma ambulância para a prefeitura de Divinolândia (SP). A entrega foi durante a 3ª edição do Café com a comunidade do bairro Campestrinho, no 21 de maio, realizado na EMEB (Escola Municipal de Ensino Básico) Germinal Ferrari.
O evento contou com a presença do prefeito Antonio Aquisti (Padoca), do vice-prefeito Paulo Aurelietti, da gerente municipal de Saúde Suelen Rodrigues, do chefe de gabinete Muciel Datovo, e de moradores do bairro, além de representantes das áreas de Relações Externas e Comunicação e Mineração da Alcoa Poços.
O Café com Campestrinho é realizado semestralmente com residentes do bairro para ouvir demandas sobre a área de atuação da Alcoa, apresentar devolutivas de pedidos das edições anteriores e expor os investimentos da companhia em ações socioambientais.
Desta vez, a equipe da Mineração falou sobre temas como manutenção e melhorias que foram realizadas em vias pavimentadas e não pavimentadas nos últimos meses e implementação de um sistema anti-fadiga utilizado por toda frota da Alcoa com intuito de melhorar ainda mais a segurança durante os trajetos. Também foram sanadas dúvidas e avaliadas possibilidades de apoios futuros.
Já o time de Relações Externas e Comunicação apresentou os resultados dos investimentos sociais de 2023 e as ações previstas para 2024. A possibilidade da reativação ou da criação de uma associação de moradores do bairro com consultoria institucional da Alcoa também foi debatida.
“Sempre tivemos um relacionamento muito próximo com os moradores de Divinolândia, especialmente do bairro Campestrinho, e aproveitamos este evento para fazer a doação da ambulância solicitada pela prefeitura. Esperamos que seja de grande valia para o munícipio”, afirma Maria Cristina Gonçalves, gerente de Relações Externas e Comunicação.
A ambulância 4×4 de modelo S10 GM/Chevrolet será utilizada para atender três unidades de saúde próximas ao Campestrinho e toda a área rural das proximidades, como explica Suelen Rodrigues, gerente municipal de Saúde. “Os pacientes poderão ser ajudados principalmente em períodos de chuva, em que temos dificuldades com os carros tradicionais por conta das estradas”.
A atuação da Alcoa em Divinolândia vem se consolidando.Em 2023 foram realizadas quatro ações voluntárias (ACTIONs) em instituições sociais e estão previstas mais três edições para este ano. “Esta parceria é muito importante para a cidade. A empresa faz um ótimo trabalho social, que beneficia crianças e jovens em diversas áreas”, diz o prefeito Padoca.

Sobre a Alcoa
Poços de Caldas
A unidade de Poços de Caldas (MG) é o marco inicial da história da Alcoa no Brasil, em 1965. Com quase 1.200 colaboradores (diretos e indiretos), a unidade foca em pesquisa, desenvolvimento e aplicações que têm o potencial de transformar a indústria do alumínio.
Dedicada à produção de alumina, lingotes, tarugos e pó de alumínio, a planta destina para o mercado nacional e global produtos com baixa emissão de carbono que levam o selo EcoSource. Conforme a estratégia de mineração responsável, a unidade adota medidas para ampliar seu legado positivo.
Não por acaso, em Poços de Caldas foi instalada a primeira planta de filtração da Alcoa no Brasil, mudando a disposição do resíduo de bauxita de úmido para seco – tecnologia referência para a indústria do alumínio, trazendo inovação e sustentabilidade para o processo.
Ao mesmo tempo, o Parque Ambiental comprova, há 30 anos, a seriedade do compromisso da Alcoa com a recuperação de áreas mineradas, tendo a primeira trilha do estado de Minas Gerais em área reabilitada com mata nativa, sendo um espaço de educação ambiental e engajamento social. Saiba mais sobre a Alcoa, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=kRYX4J07yG0