escola_5

Escola municipal arrecada livros infantis e juvenis para o Rio Grande do Sul

Data da Publicação:

05/06/2024

Poços de Caldas, MG – Sabe o que a Escola Municipal Dr. Haroldo Affonso Junqueira, no bairro Santa Rosália, e a cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, têm em comum? A solidariedade! Desde a segunda-feira (3), a escola municipal de Poços de Caldas está recebendo doações de livros, especialmente infantis e juvenis, que serão encaminhados para o projeto A Ponte, que visa reconstruir o acervo literário das bibliotecas escolares prejudicadas pela enchente no estado gaúcho.
A escola aderiu à iniciativa do escritor gaúcho Eliandro Rocha, que conta com a participação da produtora Luminna e da Câmara Rio-Grandense do Livro. “Recebemos o vídeo com o convite do escritor Eliandro Rocha. Todos nos sensibilizamos e resolvemos colaborar. Nossa escola é referência em projetos literários, os estudantes procuram muito a biblioteca e sabemos da importância desse espaço para o desenvolvimento integral dos alunos”, destaca a diretora da E.M. Haroldo Junqueira, Loide de Paula.
Desde esta segunda-feira (3) o projeto de arrecadação de livros já está recebendo doações de toda a comunidade, em especial de livros infantis e juvenis em bom estado de conservação. A escola está localizada na Rua Gabrielina Loiola Junqueira, 599 – Santa Rosália e o horário de funcionamento é das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. O telefone para contato é 3697-2579.
A E.M. Haroldo Affonso Junqueira atende 359 alunos de 6 a 15 anos, no Ensino Fundamental I e II e conta também com projeto de ensino de tempo integral para 100 estudantes.

A Ponte
Em entrevista à Agência Brasil, o escritor de livros infantis e contador de histórias e um dos criadores da ação, Eliandro Rocha, destaca que mais de 80 mil livros foram perdidos pela inundação só no município de São Leopoldo. Ele compara os prejuízos com a enchente ao desastre da biblioteca de Alexandria, na Grécia, quando 40 mil livros foram queimados.
Rocha explica que ainda não é possível mensurar quantos livros foram perdidos nas escolas de todos os municípios atingidos pelas chuvas no estado. Ele lembra que algumas escolas ainda estão debaixo d’água. E diz que a campanha já teve início por causa da logística de organização dos espaços para receber as crianças e adolescentes de volta.
“Nós já começamos a realizar o projeto por conta de toda a logística desses livros virem chegando até aqui e a gente ter tempo de limpar as escolas, organizar os espaços. De poder recompor esses acervos, trazer um pouco de leitura, um pouco de fantasia para o olhar dessa criança”, ressalta o escritor, em entrevista à Agência Brasil. Pessoas de todo o país podem doar livros nos pontos de encontro, com a escola da Rede Municipal de Poços. A campanha foca nos livros infantis e juvenis.
“Desde muito pequeno, eu sempre descobri que a arte nos humaniza. Nesse momento de crise que nós estamos, de catástrofe aqui no Sul, a solidariedade vem ligada à humanidade. Então, se a arte humaniza, vamos promovê-la. E o livro infantil é a primeira obra de arte que chega na mão de uma criança. É o primeiro museu que ela visita, através das imagens que tem no livro. É o primeiro contato dela com a fantasia com os mundos paralelos”, reflete o escritor.
As doações de livros serão encaminhadas para o Projeto A ponte (Avenida São Borja, 2520 – Fazenda São Borja – CEP: 93032-520 – São Leopoldo/RS).

Leia Também

Foto: Divulgação

Maio Roxo: Saúde alerta para Doenças Inflamatórias Intestinais

Poços de Caldas, MG - A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas alerta a população sobre a campanha Maio Roxo, dedicada à conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). Essas condições crônicas afetam o trato gastrointestinal, provocando inflamações…
Foto: Divulgação

Pacientes com fibromialgia terão manhã especial com atividades educativas e terapêuticas em Poços

Poços de Caldas, MG - Na próxima sexta-feira (9), pacientes do SUS diagnosticados com fibromialgia participarão de uma manhã especial com palestras, rodas de conversa, massagens e café comunitário. O evento será realizado das 8h às 10h no Hospital Gilberto…
Foto: Divulgação

Poços lança Campanha Maio Laranja: todos contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Poços de Caldas, MG - A cidade de Poços de Caldas já está mobilizada na campanha “Maio Laranja”, iniciativa de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O objetivo é atuar na conscientização, orientação, prevenção e combate…
Foto: Divulgação

Sindserv emite alerta sobre golpes via whatsapp usando falsa identidade de advogado do jurídico

Poços de Caldas, MG - O SINDSERV (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) alerta todos os servidores sobre uma tentativa de golpe que está sendo aplicada por criminosos por meio do WhatsApp. Os golpistas estão se passando pelo advogado do setor…
Foto: Divulgação

Rede da Igualdade Racial realiza primeira reunião

Poços de Caldas, MG - A Rede da Igualdade Racial de Poços de Caldas realizou sua primeira reunião, no último dia 28 de abril. O primeiro encontro aconteceu de forma remota para facilitar a participação dos integrantes. Lançada oficialmente no…
foto-gestores-educa-06-05-25

Gestores e supervisores escolares participam de evento sobre o Maio Laranja

Na última segunda-feira (5), no auditório do Centro Administrativo, coordenadores, gestores e supervisores escolares participaram de um importante evento em alusão ao Maio Laranja, mês dedicado ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, reforçando o…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!