conc_15

Vencedores do concurso de desenho e redação sobre trabalho infantil são premiados

Data da Publicação:

15/06/2024

Poços de Caldas, MG – Considerando a relevância que a incidência do trabalho irregular e exploratório exercido por crianças e adolescentes traz, o AEPETI – Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil realizou o concurso cultural de redação e desenho como campanha educativa sobre o assunto. A premiação do concurso, destinado aos alunos do Ensino Fundamental das escolas estaduais e municipais, foi realizada na tarde da última quinta-feira (13), no Espaço Cultural da Urca.
Desde o início do ano, a equipe AEPETI visitou as escolas públicas do município, contatou os gestores escolares e realizou reuniões com a participação da Secretaria Municipal de Ensino e Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas para apresentar, divulgar e sensibilizar sobre a importância do trabalho pedagógico com o tema e a participação dos alunos no Concurso de Desenho e Redação AEPETI.
O concurso de redação e desenho envolveu um grande número de alunos e professores em uma reflexão crítica sobre os impactos do trabalho infantil. A iniciativa não só incentivou a expressão criativa, mas também a participação social, demonstrando que a educação e a cultura são ferramentas poderosas na luta contra o trabalho infantil.
“É muito importante que as ações comecem nas escolas, trabalhando sobre o tema do trabalho infantil com as crianças e adolescentes para que eles já comecem a ter consciência sobre isso e se tornem também multiplicadores das informações”, destacou a secretária municipal de Educação, Deborah Brianezi.
O concurso abrangeu duas categorias: desenho, para crianças entre 7 e 12 anos; e redação, para adolescentes entre 13 e 17 anos. Todos os participantes são alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental da rede pública de ensino.

AEPETI
O AEPETI é desenvolvido em Poços de Caldas pela Associação de Promoção Humana e Ação Social (APHAS), por meio de termo de colaboração com a Secretaria Municipal de Promoção Social. “Neste evento específico, foram trabalhadas com as crianças e adolescentes das escolas públicas do município informações gerais sobre o que é o trabalho infantil, porque ele é prejudicial, quem pode trabalhar como menor aprendiz e de que forma”, explica a presidente da APHAS, Nelma Cristina Moreira.
O AEPETI realiza ações estratégicas de direcionamento para crianças e adolescentes que estão em situação de trabalho irregular. As ações englobam também campanhas educativas visando conscientizar a população. “Com o concurso, nossa intenção foi conscientizar as crianças e adolescentes sobre os riscos e consequências do trabalho irregular, quando eles estão sendo explorados e quando há algum tipo de violação de direitos”, pontuou a coordenadora do AEPETI, Isabela Maria Vieira de Souza Pereira.
A ação marca a programação alusiva ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, celebrado na última quarta-feira (12). A data é dedicada a promover reflexões sobre os direitos fundamentais de todas as crianças e conscientizar a sociedade sobre os danos do trabalho infantil e a urgência de erradicá-lo globalmente.

ESCOLAS VENCEDORAS:
Escola Municipal
José Mamud Assan
Escola Estadual
João Eugênio de Almeida
Escola Municipal
Prof. Nicolina Bernardo
Escola Municipal
Vitalina Rossi
Escola Municipal
Raphael Sanches

 

CATEGORIA DESENHO – VENCEDORES

1º Lugar:
Estudante: Giulia Alves Marques
6º ano – Escola Municipal José Mamud Assan
Professora Orientadora: Fabrine Dias Veiga

2º Lugar:
Estudante: Lívia de Prado Tobias
6º ano – Escola Municipal Raphael Sanches
Professora Orientadora: Maria das
Graças de Almeida Tomaz

3º Lugar:
Estudante: Lorenzo Silva
4º ano A – Escola Municipal Vitalina Rossi
Professora Orientadora:
Geisiane de Cássia Gonçalves Ferreira

Menção honrosa:

Estudante: Esther Ambrogi Alves
6º ano A – Escola Estadual João Eugênio de Almeida
Professora Orientadora: Karla Maciel

Estudante: Isabela Sanchez Silva
4º ano A – Escola Municipal Vitalina Rossi Professora Orientadora: Geisiane de Cássia Gonçalves Ferreira

Estudante: Rafaela Muniz Bernardes
1º ano A – Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida
Professora Orientadora: Magali Maciel Janaro

CATEGORIA REDAÇÃO –
VENCEDORES

1º Lugar:
Estudante: Carla Maria Sances dos Reis
9º ano – Escola Municipal Prof. Nicolina Bernardo
Professora Orientadora: Débora dos Santos Costa

2º Lugar:
Estudante: Maria Rita Franco Morais Garcia
9º ano B – Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida
Professora Orientadora: Alessandra Mara Dias

3º Lugar:
Estudante: Samuel César Luciano
8º ano A – Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida
Professora Orientadora: Márcia

Menção honrosa:

Estudante: Wallace Junio Rodopiano
9º ano B – Escola Estadual João Eugênio de Almeida
Professora Orientadora: Alessandra Mara Dias

Leia Também

Foto: Divulgação

Incubadora Social oferece opções de presentes artesanais no Flipoços 2025

Poços de Caldas, MG - A Incubadora Social de Poços de Caldas está participando do 20º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços 2025. Os produtos artesanais da Incubadora são uma ótima opção de presente para os visitantes…
Foto: Divulgação

Espetáculo Melhor Idade lota teatro, emociona e diverte público

Poços de Caldas, MG - A solidão na velhice é o mote do espetáculo “A Melhor Idade”, do Coletivo Fanfarra, que emocionou diferentes públicos no último final de semana, no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, e emocionou…
Foto: Divulgação

Flipoços apresenta programação intensa ao longo de toda a semana

Poços de Caldas, MG - A 20ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas – Flipoços – teve início no último sábado (26) e segue até 04 de maio, apresentando alguns dos mais relevantes nomes da literatura, do…
Foto: Divulgação

Oficina de HQ encerra programação da Semana Estadual de Incentivo à Literatura em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Dentro da programação da V Semana Estadual de Incentivo à Literatura (SEIL), a Biblioteca Municipal Centenário sediou, no último sábado (26), uma oficina de histórias em quadrinhos (HQs), com o professor Iuri Biagioni e realização…
Foto: Divulgação

Projeto vai contar a história de escola de Poços de Caldas em filme documentário

Poços de Caldas, MG - O Ministério Público de Minas Gerais, por meio do CAOEDUC, e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais vão realizar a partir do dia 5 de maio, na Escola Estadual Doutor João Eugênio…
Foto: Divulgação

Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais participa da programação do Flipoços 2025

Poços de Caldas, MG - O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Poços de Caldas, Leônidas Oliveira, lançou seu livro Arte, Cultura e Fé no Flipoços 2025, em evento no último domingo (27), dentro da programação extra do…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!