Audiencia-Sigma

Em audiência no Senado, Sigma mostra produção sustentável do lítio verde

Data da Publicação:

26/07/2024

Brasília, DF – A Sigma Lithium participou de audiência na Comissão de Infraestrutura do Senado que discutiu estratégias para a cadeia do lítio no Brasil. O debate foi proposto pelo senador Esperidião Amin (PP-SC) e reuniu especialistas e representantes de empresas e governo.

Lígia Pinto, vice-presidente de Relações Institucionais, mostrou que o modelo sustentável da Sigma coloca o Brasil em posição de destaque no mercado mundial com o “Lítio Verde”, por ser um produto 100% carbono zero, não utilizar água potável, energia a carvão, químicos nocivos e nem ter barragem de rejeitos.

A produção em outros países sul-americanos explicou, é feita em salares, o que exige muito uso de água. No caso da Sigma, a água não potável captada do Rio Jequitinhonha é recirculada na planta industrial até seu esgotamento, não interferindo no meio ambiente e nem na qualidade de vida das comunidades.

“O Brasil, pela atuação da Sigma, é o único país do mundo que oferece no mercado o lítio verde”, disse a executiva aos senadores, relatando o processo da companhia na produção do concentrado de lítio grau bateria, no Vale do Jequitinhonha. Esse posicionamento da Sigma de respeito ao meio ambiente e à comunidade do local, afirmou, é um pilar desde o início do empreendimento, há 12 anos. Em função da Sigma, a região teve um crescimento de 30% no PIB. A empresa, explicou, trabalha com planejamento do território, fazendo escuta da comunidade, numa  espécie de “licença social”, além de todas as licenças ambientais.

“Temos capacidade, e conseguimos fazer com escala e rapidez, atendendo às demandas de um consumidor tecnológico e com financiamento necessário. Não é simples colocar essa equação de pé processando 270 mil toneladas/ano. Daqui a três anos serão 520 mil e atingiremos um outro grau de processamento, o sulfato de lítio”, anunciou. “Nossa intenção é majorar a produção e ‘subir’ na cadeia.”

Segundo Lígia, a procura global pelo lítio, um mineral essencial à transição energética, é crescente. A Sigma investiu R$ 3 bilhões numa planta de processamento do lítio, de forma granular, diferente do que é feito no mundo.

Lígia também defendeu parcerias com instituições acadêmicas brasileiras para desenvolver projetos que aproveitem melhor os rejeitos, hoje vendidos.

Diante do relato da Sigma, o senador Esperidião Amin, que propôs o debate, defendeu a criação de uma certificação, pelo governo brasileiro, para atestar o grau de excelência do produto e valorizar sua competitividade no mercado internacional.  “Se temos um gol, temos que cacarejar”, disse o senador.

Fonte: Sindijori/MG – Foto: Divulgação

Leia Também

Foto: PMPC/Divulgação

Poços será finalista do Prêmio AMM 2025 com projeto de concessão dos atrativos turísticos

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas está entre os 12 municípios finalistas do Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal 2025, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM). A cidade concorre com o projeto de Concessão de…
Foto: Divulgação

Vendas da Páscoa foram positivas para mais de 70% dos comerciantes

Belo Horizonte, MG - Pesquisa Monitor de Vendas Páscoa 2025, realizada pelo Núcleo Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa, mostra que 76,4% dos estabelecimentos do estado tiveram resultados iguais ou melhores, neste ano, em comparação com a Páscoa do…
Foto: Divulgação

Sebrae Minas leva cultura e tradição gastronômica à Flipoços

Poços de Caldas, MG - O Sebrae Minas é um dos grandes destaques da Flipoços 2025, que acontece de 26 de abril a 4 de maio, em Poços de Caldas. Com ações voltadas para o fortalecimento do turismo e da…
Foto: Divulgação

Prefeitura abre seleção para novos expositores da FEARPO

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas abriu, nesta terça-feira (22), o processo seletivo para preencher 30 vagas na Feira de Artesanato (FEARPO), que ocorre na Praça Dom Pedro II, a famosa Praça dos Macacos. O…
Foto: Divulgação

Prêmio Poços Gastronômica é lançado

Poços de Caldas, MG - O ano de 2025 marca o lançamento do 1º Prêmio Poços Gastronômica, iniciativa inédita que tem como objetivo valorizar e reconhecer a gastronomia de Poços de Caldas, destacando os melhores estabelecimentos e profissionais do setor,…
Foto: Divulgação

Você quer ter maior faturamento na Páscoa?

Poços de Caldas, MG - Quase 4 mil pequenos negócios em Minas Gerais especializados na fabricação ou comércio de chocolates vivem a expectativa de aumentar seu faturamento na Páscoa em 2025, de acordo com dados da Receita Federal. Durante esse…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!