ITR-2

“Receita Sem Dúvida” esclarece os serviços e atividades da Receita Federal

Data da Publicação:

20/08/2024

A proposta dessa coluna é esclarecer as principais dúvidas da população sobre os serviços e atividades da Receita Federal. A Receita Federal do Brasil promove a conscientização da importância socioeconômica dos tributos para a sociedade como um todo. Para mais informações procure nossos canais de atendimento.

ASSUNTO – ITR (2)

1 – Quais as condições exigidas para reconhecimento da imunidade à pequena gleba rural?

A pequena gleba rural é imune do ITR, desde que a explore o proprietário, titular do domínio útil ou possuidor a qualquer título que não possua qualquer outro imóvel, rural ou urbano, vedado arrendamento, comodato ou parceria.

2 – A pequena gleba rural de enfiteuta ou foreiro goza de imunidade?

Sim. O enfiteuta ou foreiro é o titular do domínio útil, enquadrando-se, nessa condição, na definição de contribuinte do ITR. Portanto, faz jus à imunidade, desde que satisfeitas as condições previstas na Constituição.

3 – A pequena gleba rural de usufrutuário goza de imunidade?

Sim. O usufrutuário é considerado possuidor a qualquer título (tem a posse a título de usufruto), enquadrando-se, nessa condição, na definição de contribuinte do ITR. Portanto, faz jus à imunidade, desde que satisfeitas as condições previstas na Constituição.

4 – A pequena gleba rural explorada por contrato de arrendamento, comodato ou parceria goza de imunidade do ITR?

Não. A pequena gleba rural, quando explorada por contrato de arrendamento, comodato ou parceria, perde a imunidade do ITR, sujeitando-se à apuração do imposto.

5 – Quais são os requisitos para que o imóvel de um assentado seja imune do ITR?

O imóvel de um assentado é imune do ITR quando, cumulativamente:

I – a titulação definitiva do imóvel rural for feita individualmente, ou seja, cada assentado tenha um título de domínio ou de concessão de direito real de uso;

II – o imóvel do assentado for enquadrado como uma pequena gleba rural;

III – a exploração do imóvel for realizada pelo assentado;

IV – o assentado não possua qualquer outro imóvel, rural ou urbano; e

V – não houver arrendamento, comodato ou parceria.(Instrução Normativa Incra nº 99, de 2019, art. 4º)

A Receita Federal do Brasil promove a conscientização da importância socioeconômica dos tributos para a sociedade como um todo

LEIA TAMBÉM: ASSUNTO – ITR (1)

“Receita Sem Dúvida” esclarece os serviços e atividades da Receita Federal

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/canais_atendimento/chat

Fonte: Receita Federal

Leia Também

foto-turismo-premio-30-04-25

Poços será finalista do Prêmio AMM 2025 com projeto de concessão dos atrativos turísticos

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas está entre os 12 municípios finalistas do Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal 2025, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM). A cidade concorre com o projeto de Concessão de…
Foto: Divulgação

Vendas da Páscoa foram positivas para mais de 70% dos comerciantes

Belo Horizonte, MG - Pesquisa Monitor de Vendas Páscoa 2025, realizada pelo Núcleo Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa, mostra que 76,4% dos estabelecimentos do estado tiveram resultados iguais ou melhores, neste ano, em comparação com a Páscoa do…
Foto: Divulgação

Sebrae Minas leva cultura e tradição gastronômica à Flipoços

Poços de Caldas, MG - O Sebrae Minas é um dos grandes destaques da Flipoços 2025, que acontece de 26 de abril a 4 de maio, em Poços de Caldas. Com ações voltadas para o fortalecimento do turismo e da…
Foto: Divulgação

Prefeitura abre seleção para novos expositores da FEARPO

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas abriu, nesta terça-feira (22), o processo seletivo para preencher 30 vagas na Feira de Artesanato (FEARPO), que ocorre na Praça Dom Pedro II, a famosa Praça dos Macacos. O…
Foto: Divulgação

Prêmio Poços Gastronômica é lançado

Poços de Caldas, MG - O ano de 2025 marca o lançamento do 1º Prêmio Poços Gastronômica, iniciativa inédita que tem como objetivo valorizar e reconhecer a gastronomia de Poços de Caldas, destacando os melhores estabelecimentos e profissionais do setor,…
Foto: Divulgação

Você quer ter maior faturamento na Páscoa?

Poços de Caldas, MG - Quase 4 mil pequenos negócios em Minas Gerais especializados na fabricação ou comércio de chocolates vivem a expectativa de aumentar seu faturamento na Páscoa em 2025, de acordo com dados da Receita Federal. Durante esse…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!