corpo_26

Festival Corpo, Arte e Saberes emociona os participantes e promove acolhimento e reflexão

Data da Publicação:

26/10/2024

Poços de Caldas, MG – Na tarde do último dia 28 de setembro, o Galpão das Artes em Poços de Caldas foi palco de um evento que uniu arte e introspecção em uma experiência inesquecível.
O Festival Corpo, Arte e Saberes, promovido pela Companhia de Teatro Conscius Dementia, proporcionou momentos de reflexão e acolhimento, especialmente para o público feminino, com destaque para o espetáculo “Carta ao Meu Corpo”, debate e uma série de oficinas.
A proposta do festival, patrocinado pela Alcoa por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, foi além de uma apresentação teatral. Ele buscou integrar diferentes linguagens artísticas e promover um espaço de empoderamento e conscientização sobre a relação das mulheres com seus corpos. Rafaela Jacon Dutra, atriz e produtora do Festival, ressaltou que o evento, realizado no mês em que se comemora o Dia Nacional de Combate à Gordofobia, visava estimular a discussão sobre padrões corporais e a luta pela igualdade de direitos.
O espetáculo “Carta ao Meu Corpo”, que desde 2019 emociona plateias, abriu o Festival com uma narrativa que convidava o público a refletir sobre a gordofobia e o autocuidado. Nele, Rafaela interpreta uma mulher em processo de reconciliação com o próprio corpo, acompanhada pelas atrizes Danielle Marques e Gabriela Severini, que dão voz às pressões internas e externas vividas pela protagonista. O estágio da peça, com a plateia celebrando a singularidade de cada corpo, ressoou de forma poderosa, especialmente entre os participantes que depois se dividiram para vivenciar as oficinas.
Roberta Mattoso, psicóloga, comprovou a experiência impactante que o festival trouxe para ela: “Poder fazer parte foi uma experiência de acolhimento. Em uma tarde intimista, pude me olhar e ser mais carinhosa comigo e com o meu corpo. Dividi coisas que só eu senti segurança ali e reencontrei lados meus muitas vezes negligenciados. Foi descobrimento e acolhimento”, declarou
As oficinas, ministradas por artistas Danielle Vilas Bôas (Escrita), Leidy Nara (Dança), Tamiris Alves (Fotografia) e Dalmoni Lydijusse (Artes Plásticas), proporcionaram um ambiente onde cada participante pôde se expressar de forma única. Para Ana Laura Dutra, outra participante, a oficina de escrita foi particularmente transformadora: “Escrever sobre o corpo em sua forma física me fez olhar para mim mesma com carinho. Foi um momento de acolhimento, de expor nossos pensamentos e inseguranças, e de perceber que, juntas, somos mais fortes”, afirma.
O festival encerrou com um bate-papo conduzido pela psicóloga Vivian Rodrigues Quiuqui, promovendo a troca de experiência. A conexão entre as várias atividades do Festival fez dele uma experiência enriquecedora e, segundo Gabriela Severini, “interligada e única”, onde as mulheres puderam se ver, ouvir e acolher umas às outras em um ambiente de profunda partilha.
O Espetáculo “Carta ao Meu Corpo” que deu vida ao Festival Corpo, Arte e Saberes vai acontecer em São Paulo pela primeira vez, no dia 17 de novembro, às 16h, na Praça Roosevelt dentro da programação do Festival Satyrianas. O evento não paga cachê, então a Conscius Dementia está fazendo uma Campanha de doação para custear as despesas de viagem. Contribua pelo pix conscius.venda@gmail.com. Para saber mais informações acesse @ciaconsciusdementia

Leia Também

foto-artesanato

Incubadora Social oferece opções de presentes artesanais no Flipoços 2025

Poços de Caldas,MG - A Incubadora Social de Poços de Caldas está participando do 20º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços 2025. Os produtos artesanais da Incubadora são uma ótima opção de presente para os visitantes que…
foto-teatro-30-04-25

Espetáculo Melhor Idade lota teatro, emociona e diverte público

Poços de Caldas,MG - A solidão na velhice é o mote do espetáculo “A Melhor Idade”, do Coletivo Fanfarra, que emocionou diferentes públicos no último final de semana, no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, e emocionou o…
foto-flipocos-30-04-25

Flipoços apresenta programação intensa ao longo de toda a semana

Poos de Caldas, MG - A 20ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas – Flipoços – teve início no último sábado (26) e segue até 04 de maio, apresentando alguns dos mais relevantes nomes da literatura, do…
Foto: Divulgação

Oficina de HQ encerra programação da Semana Estadual de Incentivo à Literatura em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Dentro da programação da V Semana Estadual de Incentivo à Literatura (SEIL), a Biblioteca Municipal Centenário sediou, no último sábado (26), uma oficina de histórias em quadrinhos (HQs), com o professor Iuri Biagioni e realização…
Foto: Divulgação

Projeto vai contar a história de escola de Poços de Caldas em filme documentário

Poços de Caldas, MG - O Ministério Público de Minas Gerais, por meio do CAOEDUC, e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais vão realizar a partir do dia 5 de maio, na Escola Estadual Doutor João Eugênio…
Foto: Divulgação

Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais participa da programação do Flipoços 2025

Poços de Caldas, MG - O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Poços de Caldas, Leônidas Oliveira, lançou seu livro Arte, Cultura e Fé no Flipoços 2025, em evento no último domingo (27), dentro da programação extra do…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!