dofu_13

Câmara aprova, em primeira discussão, emenda à Lei Orgânica Orçamento Impositivo

Data da Publicação:

31/10/2024

Poços de Caldas, MG – Em sessão realizada nesta terça-feira, 29, a Câmara Municipal de Poços de Caldas aprovou em primeira discussão a Emenda à Lei Orgânica Municipal N.º 1/2024, que estabelece o orçamento impositivo no município. Agora o projeto seguirá para a segunda discussão e se aprovado, a administração municipal passará a ter a obrigatoriedade de executar programações orçamentárias previamente aprovadas para determinadas áreas e investimentos, visando à transparência e eficiência na gestão dos recursos públicos.
A emenda segue o modelo das Emendas Constitucionais 86/2015 e 100/2019, que instituíram o orçamento impositivo em âmbito nacional. Esse formato garante que a administração municipal assegure a efetiva entrega de bens e serviços à população, limitando cancelamentos de verbas aprovadas, salvo em casos de impedimentos técnicos justificados. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) será ampliada para incluir previsões fiscais para o exercício corrente e os próximos dois anos, com metas para investimentos prioritários.
Outro destaque da emenda é a inclusão de parágrafos no Art. 117 que estabelecem o limite de 2% da receita corrente líquida do município para emendas individuais dos vereadores. Metade desse valor será obrigatoriamente destinada a ações e serviços de saúde pública. O montante, calculado com base na receita do exercício anterior, é considerado nas metas de gasto com saúde, mas não poderá ser alocado para pagamento de pessoal, garantindo que os recursos cheguem diretamente aos serviços.
A obrigatoriedade de execução financeira requer a criação de cronogramas para a análise de impedimentos técnicos e a implementação de critérios equitativos para distribuir os recursos, com transparência e igualdade. Para o cumprimento dos restos a pagar dessas programações, a emenda autoriza até 0,6% da receita corrente líquida como limite. Com a emenda, a Câmara estima que aproximadamente 2% do orçamento municipal seja distribuído entre os vereadores, permitindo que cada um administre cerca de um milhão e meio de reais para atender demandas locais. A expectativa é de aprovação ao final de todas as discussões do projeto.

Leia Também

foto-joao-pinheiro-30-04-25

Justiça autoriza continuidade das obras de revitalização na Avenida João Pinheiro

Poços de Caldas,MG - A Prefeitura de Poços de Caldas está autorizada a dar continuidade às obras de requalificação urbana na Avenida João Pinheiro e na Avenida Mansur Frayha, após acordo homologado em audiência realizada nesta terça-feira, na 4ª Vara…
foto-paulo-libertas-01-05-25

Prefeito Paulo Ney é o primeiro entrevistado do Jornal da Libertas Edição do Meio-Dia

Poços de Caldas, MG - O prefeito de Poços de Caldas, Paulo Ney, participou nesta quarta-feira (30) da estreia do Jornal do Meio-Dia, da Rádio Libertas, agora transmitido do novo estúdio instalado no prédio do Centro Administrativo. Durante a entrevista,…
foto-camara-apae-30-04-25

Câmara Municipal recebe assistidos da APAE Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Na última sexta-feira, 25, a Câmara Municipal de Poços de Caldas recebeu, como parte do projeto Câmara em Visita, assistidos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Em continuidade à ida dos vereadores…
Foto: CMPC/Divulgação

Tiago Mafra solicita informações à Prefeitura sobre elaboração do novo Plano Diretor

Poços de Caldas, MG - O vereador Tiago Mafra (PT) apresentou o Requerimento n. 1226/2025 na sessão ordinária da última terça-feira, 29. O documento, aprovado pelos parlamentares presentes, solicita esclarecimentos à Prefeitura de Poços de Caldas sobre o andamento do…
Foto: CMPC/Divulgação

Vereadores vão encaminhar à Prefeitura e à empresa Viridis relatório da audiência de Terras Raras

Poços de Caldas, MG - No mês de abril, a Câmara de Poços realizou uma audiência pública com o tema Terrar Raras, a pedido dos vereadores Diney Lenon (PT) e Tiago Mafra (PT). O evento reuniu representantes do Executivo e…
Foto: CMPC/Divulgação

CPI da Funerária inicia trabalhos com definição de presidente, vice e relator

Poços de Caldas, MG - A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instaurada pela Câmara de Poços para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município realizou a primeira reunião, nesta semana. Na oportunidade, foram eleitos Marcos Sansão (PL) –…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!