LEI ORGÂNICA MUNICIPAL: FUNÇÃO E RELEVÂNCIA PARA O CIDADÃO

Data da Publicação:

19/11/2024

Gustavo Roberto Januario
Procurador Federal

Introdução
A Lei Orgânica é o instrumento jurídico que estabelece a estrutura básica e o funcionamento do município: organiza os Poderes; dispõe sobre os direitos e Garantias Fundamentais; regula aspectos administrativos, legislativos e financeiros a nível local.
O art. 1º da Lei Orgânica de Poços de Caldas assenta que o município se organiza e se rege pela Lei Orgânica e por demais leis que adotar. Dispõe, ainda, que o município é dotado de autonomia político-administrativa. Integra o Estado de Minas Gerais e a República Federativa do Brasil.
O art. 9º da Lei Orgânica de Poços de Caldas estabelece que compete ao município prover tudo quanto respeite a seu peculiar interesse, ou seja, cabe ao município prover o interesse local.
O interesse local se refere a tudo aquilo que afeta diretamente a vida da comunidade e que pode ser melhor resolvido pelo próprio município. Vejamos algumas categorias:
a) Organização dos serviços públicos: transporte público, coleta de lixo, iluminação pública, abastecimento de água;
b) Uso e ocupação do solo: regras para construção, zoneamento urbano, preservação de áreas verdes;
c) Políticas de saúde, educação e assistência social: postos de saúde, escolas municipais, programas de apoio a famílias carentes;
d) Cultura e lazer: bibliotecas, museus, teatros, parques, eventos culturais;
e) Desenvolvimento econômico local: incentivos a empresas, feiras, mercados;
Além de regular a vida municipal, a Lei Orgânica é uma ferramenta de empoderamento para os cidadãos. Veja como o conhecimento da Lei Orgânica pode empoderar o cidadão:
Conhecendo os direitos e deveres: A Lei Orgânica delineai o que se pode esperar da cidade e quais são as responsabilidades do cidadão. O conhecimento confere segurança para exigir os direitos, como saúde, educação e segurança, e ajuda a cumprir os deveres, como pagar impostos e preservar o meio ambiente.
Participando da vida política da cidade: Sabendo como funciona a administração municipal, pode-se acompanhar o trabalho dos vereadores, do prefeito e dos secretários, participando de audiências públicas, debates e consultas populares.
Fiscalizando o poder público: O conhecimento da Lei Orgânica possibilita cobrar ações do governo e denunciar irregularidades, como obras malfeitas, desvio de verbas ou falta de transparência.
Lutando por melhorias na comunidade: Conhecendo as disposições sobre uso do solo, orçamento público e políticas sociais, pode-se organizar com os vizinhos para reivindicar melhorias nos bairros. A título de exemplo, passa-se a exigir transporte público de qualidade; escola melhores; Postos de Saúde adequados e em pleno funcionamento, dentro outros.

Conclusão
A Lei Orgânica Municipal estrutura o funcionamento e a organização do município. Sua relevância transcende as questões técnicas e administrativas, impactando diretamente a vida dos cidadãos ao prover uma base sólida para a garantia de direitos e cumprimento de deveres.
Conhecer e entender a Lei Orgânica é, portanto, um aspecto crucial para o empoderamento do cidadão. O conhecimento da lei fortalece a participação popular, permitindo uma fiscalização eficiente do poder público e fomentando ações comunitárias em busca de melhorias locais. Ao saber como a cidade deve funcionar, o cidadão se torna um agente ativo, capaz de exigir seus direitos e contribuir para o desenvolvimento e bem-estar de sua comunidade.

 

Leia Também

MEMÓRIA – A seleção de 1958 em Poços de Caldas

Hugo PONTES Pesquisa e texto           Esse texto é uma homenagem a todos aqueles que participaram  da grandiosa primeira Copa do Mundo conquistada pelo Brasil, e a consequente revelação de jogadores que ainda hoje estão na…

O preço da conformidade e as lições de Procusto

Gustavo Roberto Januario Procurador Federal 1. Considerações acerca da conformidade Conformidade é um termo que se refere ao ato de ajustar comportamentos, crenças e atitudes para corresponder às normas e expectativas de um grupo social ou da própria sociedade. Em…

Golpe do Amor

Veruska Matavelli Prata Maziero Psicóloga- CRP 04/79749 Instagram: @psiveruskamaziero   O “golpe do amor”, também conhecido como estelionato sentimental, é um esquema no qual golpistas manipulam emocionalmente suas vítimas para obter vantagens financeiras ou outros benefícios. Mulheres que caem nesse…

Santos Dumont em Poços de Caldas

Do livro “Visitantes Ilustres – Poços de Caldas 1886-1986”, de Hugo Pontes*, publicado em 2018   Tudo o que se escrever sobre Alberto Santos Dumont será pouco pelo muito com que ele contribuiu para a humanidade. Dumont nasceu a 30…
foto-veruska-07-04-25

Burnout: quando o corpo pede socorro

Burnout não é apenas cansaço. É um esgotamento profundo que se constrói ao longo do tempo e precisa ser levado a sério. O cansaço extremo tem uma história, e ignorar seus sinais pode ter consequências graves para a saúde mental…

Minas Gerais e sua riqueza mineiral

Hugo PONTES* Minas Gerais compreende as terras, no Brasil, onde – apesar de toda a exploração e buracos já feitos – a riqueza mineral é abundante pois temos aqui todo tipo de minério do ouro ao ferro passando pelas águas…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!