vul_26

Eventos que consolidam produtos da Região Vulcânica movimentaram o final de semana

Data da Publicação:

26/11/2024

Poços de Caldas, MG – Rodada de Negócios, Seminário e feira para comercialização de produtos da Região Vulcânica movimentaram o final de semana em Poços de Caldas. Uma reunião de compradores de todo país, autoridades, produtores e representantes da região, que congrega dois estados, Minas e São Paulo, 12 cidades e diversos segmentos.
Todos unidos em prol da união e fortalecimento dos produtos com origem em um território marcado por um terroir específico, que proporciona características únicas aos mais diversos itens produzidos , como café, queijos, azeites e outros.
Para o secretário Franco Martins, titular da Sedet, os eventos do final de semana foram de grande destaque, impulsionando os pequenos produtores locais e levando Poços de Caldas para diversos estados brasileiros. “Uma oportunidade única não só para o desenvolvimento econômico destas famílias envolvidas na produção local , mas também para o setor de turismo, já que a região é belíssima em sua natureza e nos produtos únicos desenvolvidos aqui”.
Os eventos envolvendo a Região Vulcânica tiveram início na sexta, 22, com a realização da Rodada de Negócios, organizada pelo Sebrae Minas, envolvendo 32 compradores de diversas partes do país, como Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Notadamente, representantes de supermercados, empórios mercearias, hotéis e restaurantes, que puderam degustar produtos e conhecer os 22 expositores participantes da 2ª Feira de Alimentos e Bebidas da Região Vulcânica, que aconteceu no Mercado do Cristo.
De acordo com Ivan Figueiredo, analista do Sebrae MG, a Rodada de Negócios é uma grande oportunidade de pequenos produtores de cafés, azeites, queijos, bolachas, vinhos e outros, poderem ficar frente a frente com compradores de todos o país. “São encontros de negócios em que se possibilitam o acesso a novos mercados por parte destes pequenos produtores locais”, destaca.
Com a mesma estrutura, nos dias 23 e 24 os expositores participaram da feira, com venda a varejo dos produtos e também degustação, atraindo moradores e turistas. Ainda de acordo com Ivan Figueiredo, a feira é importante para os produtores terem oportunidade de acesso a novos mercados e principalmente para fortalecer a sua marca, tornando seus produtos cada vez mais conhecidos e produzidos numa região produtora de alimentos e bebidas de qualidade, produtos típicos, tornando-os mais um atrativo turístico.
Paralelamente, no sábado e domingo, aconteceu o Cozinha-Show, durante a feira, com uma chef convidada, que elaborou e produziu, ao vivo, pratos desenvolvidos especialmente para o evento. No sábado, um doce com banana, café, cachaça e bolachinhas. No domingo, o prato de destaque foi uma polenta com ragú, deliciando a todos.
Seminário
No sábado pela manhã, no teatro do Palace Casino, aconteceu o Seminário ‘Engajando Lideranças para o Desenvolvimento da Região Vulcânica’ . Aproximadamente 90 lideranças públicas, privadas e institucionais de pelo menos nove segmentos de 12 cidades – oito mineiras e quatro paulistas – estiveram reunidas no encontro. O objetivo do evento é impulsionar e desenvolver ainda mais a região vulcânica que abrange os dois estados.
O evento teve início às 9h, abordando assuntos como ‘Programa Territórios Empreendedores’, desenvolvido pelo Sebrae Nacional; a ‘Análise de Dados do Território: Região Vulcânica – Sebrae-SP e Sebrae-MG’. E, às 10h45, Anderson Cabido, prefeito eleito da cidade de Congonhas (MG) proferiu palestra com o tema ‘Engajamento de Lideranças para o Desenvolvimento Regional’.
“O papel do Sebrae é atuar principalmente como catalisador deste movimento, buscando fortalecer os pequenos negócios e toda cadeia de produção de alimentos, como cafés , azeites, vinhos, cervejas artesanais, doces, queijos, além do turismo e da gastronomia. Fortalecer as pequenas empresas destes segmentos e tornando o ambiente mais propício, mais favorável ao desenvolvimento de forma regional e integrada. E é fundamental contar com o apoio da Sedet, pois no fundo temos objetivos em comum que é promover o desenvolvimento da região, proporcionando maior qualidade de vida para a população e também uma experiência mais interessante, mais atrativa, para as pessoas que nos visitam”, conclui Ivan Figueiredo, analista do Sebrae MG.

Região Vulcânica
O território da região vulcânica, demarcado e protegido, abrange 12 municípios localizados nas montanhas que dividem esses dois importantes estados brasileiros. São eles: Águas da Prata, Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caconde, Caldas, Campestre, Divinolândia, Ibitiúra de Minas, Poços de Caldas e São Sebastião da Grama.

Leia Também

Foto: Divulgação

Sine de Poços oferece 81 vagas de emprego nesta segunda-feira

Poços de Caldas, MG - Quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho precisa ficar atento: o Sine de Poços de Caldas está com 81 vagas abertas em diversos setores nesta segunda-feira (28). Entre as principais ofertas estão: 14 vagas…
Foto: Divulgação

Poços de Caldas apresenta Rota Vulcânica na Minas Travel Market 2025

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da secretaria de Turismo, marcou presença na segunda edição da Minas Travel Market (MTM) 2025, realizada na semana passada no Minascentro, em Belo Horizonte. O evento reuniu…
Foto: Divulgação

Procon e IPEM-MG fiscalizam balanças no mercado municipal

Poços de Caldas, MG - Em uma ação conjunta, o PROCON Municipal e o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (IPEM) realizaram uma operação de fiscalização no Mercado Municipal de Poços de Caldas. O objetivo foi…
Foto: Divulgação

Painel do Sine: 80 vagas de emprego disponíveis em Poços de Caldas

Poços de Caldas,MG - Neste início de semana, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Minas Gerais apresenta mais de 13 mil 360 oportunidades disponíveis. Os dados foram divulgados pelo Painel de Informações do Sine, atualizado pela Secretaria de Estado…
Foto: Divulgação

A filosofia como enfrentamento das questões tecnológicas

Poços de Caldas, MG - No último dia 12 de abril, o professor e filósofo ANTÔNIO FLORENTINO NETO* ministrou novo módulo do Curso de Filosofia realizado em Poços de Caldas, no espaço ARTE ZIRIGUIDUM. A matéria de enfrentamento do curso…
Foto: Divulgação

Dificuldades financeiras e preços altos afetam a Páscoa de 38% dos brasileiros, revela pesquisa da Serasa

Poços de Caldas, MG - O ritual cristão de celebrar o domingo de Páscoa com ovos e chocolates está sendo alterado na casa de 38% dos consumidores, conforme mostra uma pesquisa especial produzida pela Serasa, para avaliar impactos do momento…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!