Pesquisa revela que 58,4% dos empresários mineiros projetam crescimento de vendas. foto: Divulgação

Pesquisa revela que 58,4% dos empresários mineiros projetam crescimento de vendas 

Data da Publicação:

17/01/2025

Belo Horizonte, MG – Pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG, realizada com 421 empresas de todas as regiões do estado, entre os dias 02 e 09 de janeiro, apurou que 55,1% delas alcançaram as expectativas de vendas para o segundo semestre de 2024 e 42,8% não alcançaram.

O desempenho positivo no período faz 58,4% dos empresários do comércio mineiro projetarem um primeiro semestre deste ano ainda melhor que o segundo semestre de 2024. Os motivos para essa expectativa positiva, conforme a pesquisa, estão sustentados em esperança/otimismo, aquecimento do comércio e ações da loja. A pesquisa também mostra expectativa de estabilidade no comércio e de melhora nas vendas durante o ano de 2025 para 43,2% dos empresários ouvidos.

Entre os que não compartilham do otimismo, os motivos citados para o primeiro semestre deste ano ser pior do que o segundo do ano passado estão: preço alto dos produtos, momento político e endividamento do consumidor.

Quando se compara o desempenho do segundo semestre de 2024 com mesmo período de 2023, o volume de vendas aumentou para 34,0% das empresas, sendo que o incremento foi de 20% para 31,5% dela no período.

A expectativa para as datas comemorativas do primeiro semestre desse ano frente ao do ano passado é de melhor resultado na opinião 31,9% dos empresários. Para 17,7% os resultados serão iguais. Entre as datas comemorativas do primeiro semestre que possuem impacto positivo, o Dia das Mães aparece com maior percentual entre as empresas (64,3%). Em seguida aparecem o Carnaval (36,1%) e o Dia dos Namorados (25,6%).

De acordo com Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, Minas Gerais apresenta um cenário empresarial com perspectivas positivas para o 1º semestre em 2025.

“A pesquisa revelou que 58,4% dos empresários estão otimistas quanto à melhoria nas vendas. Esse aumento no otimismo é em parte decorrente da confiança nas estratégias comerciais, que utilizam métodos de comunicação que superam limites físicos e geográficos. Isso permite que os setores de comércio, serviços e turismo impulsionem suas vendas, fidelizem clientes e evidenciem seus diferenciais no mercado, tanto em relação aos produtos quanto ao atendimento”. Gonçalves explica que, apesar dos desafios econômicos e políticos enfrentados pelos empresários, datas comemorativas que despertam emoções na população, como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados e o tradicional Carnaval, juntamente com melhores condições de pagamento, irão impactar positivamente os setores de varejo, comércio, serviços e turismo.

Ainda de acordo com a pesquisa, as modalidades de pagamento que serão mais utilizadas no primeiro semestre do ano são: cartão de crédito parcelado, com 47,3% das indicações, seguido de pix (19,2%) e cartão de crédito, parcela única (14,3%).

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais. Há 86 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

FECOMÉRCIO MG | Divulgação

Leia Também

foto-turismo-premio-30-04-25

Poços será finalista do Prêmio AMM 2025 com projeto de concessão dos atrativos turísticos

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas está entre os 12 municípios finalistas do Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal 2025, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM). A cidade concorre com o projeto de Concessão de…
Foto: Divulgação

Vendas da Páscoa foram positivas para mais de 70% dos comerciantes

Belo Horizonte, MG - Pesquisa Monitor de Vendas Páscoa 2025, realizada pelo Núcleo Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa, mostra que 76,4% dos estabelecimentos do estado tiveram resultados iguais ou melhores, neste ano, em comparação com a Páscoa do…
Foto: Divulgação

Sebrae Minas leva cultura e tradição gastronômica à Flipoços

Poços de Caldas, MG - O Sebrae Minas é um dos grandes destaques da Flipoços 2025, que acontece de 26 de abril a 4 de maio, em Poços de Caldas. Com ações voltadas para o fortalecimento do turismo e da…
Foto: Divulgação

Prefeitura abre seleção para novos expositores da FEARPO

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas abriu, nesta terça-feira (22), o processo seletivo para preencher 30 vagas na Feira de Artesanato (FEARPO), que ocorre na Praça Dom Pedro II, a famosa Praça dos Macacos. O…
Foto: Divulgação

Prêmio Poços Gastronômica é lançado

Poços de Caldas, MG - O ano de 2025 marca o lançamento do 1º Prêmio Poços Gastronômica, iniciativa inédita que tem como objetivo valorizar e reconhecer a gastronomia de Poços de Caldas, destacando os melhores estabelecimentos e profissionais do setor,…
Foto: Divulgação

Você quer ter maior faturamento na Páscoa?

Poços de Caldas, MG - Quase 4 mil pequenos negócios em Minas Gerais especializados na fabricação ou comércio de chocolates vivem a expectativa de aumentar seu faturamento na Páscoa em 2025, de acordo com dados da Receita Federal. Durante esse…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!